Devemos cultivar uma responsabilidade universal para o outro e estendê-lo para o planeta que temos para compartilhar. (Dalai Lama)
Novo estudo mostra perigo do desmatamento
A transformação das florestas de uma província da Indonésia em plantações destinadas à produção de pasta de celulose ou de óleo de palma gera uma quantidade de gases causadores do efeito estufa tão grande quanto a de um país como a Holanda, de acordo com um estudo divulgado nesta quarta-feira em Jacarta.
Especialistas do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e da Universidade de Hokkaido realizaram uma pesquisa na província de Riau, no centro da ilha de Sumatra, onde 4,2 milhões de hectares de florestas tropicais, principalmente turíferas, foram destruídos em 25 anos.
Sua conclusão é de que o desmatamento que é responsável pelas emissões anuais de gases causadores do efeito estufa equivalem a 122% das emissões anuais da Holanda, 58% das da Austrália, 39% das da Grã-Bretanha ou 26% das da Alemanha.
Se esta conversão das florestas não for detida, mais estragos serão causados ao meio ambiente pelos gases responsáveis pelo aquecimento global, e os últimos tigres e elefantes selvagens de Sumatra desaparecerão, advertem em um relatório.
"A província de Riau possui as taxas de desmatamento mais elevadas da Indonésia, em grande parte devidas às atividades das gigantes da celulose Asia Pulp and Paper (APP) e Asia Pacific Resources International Holdings Limited (APRIL)", menciona o relatório.
A APP e a APRIL, companhias de Cingapura, são constantemente acusadas pelos ambientalistas de destruir as florestas naturais da Indonésia para produzir papel, ameaçando as espécies em extinção.
As florestas turfeiras, um ecossistema existente principalmente na Indonésia, são verdadeiras bombas climáticas quando são queimadas ou destruídas para se tornarem terras cultiváveis.
Um estudo da ONG Wetlands International e do instituto holandês Delft Hydraulics concluiu que as florestas turfeiras emitem 2 bilhões de toneladas de CO2 por ano, ou seja, 8% das emissões globais.
Ainda segundo a Wetlands, os anos 1997, 1998 e 2002, marcados por vastos incêndios em 1,5 a 2,2 milhões de hectares turfeiras em Sumatra e Bornéu, fizeram com que a Indonésia emitisse até 40% do CO2 mundial.
Qualidade do biodiesel, um combustível derivado de fontes renováveis
Reduzir os níveis de poluição e os custos da utilização de petróleo: foi com essa idéia que surgiu o biodiesel, um combustível derivado de fontes renováveis. Mas como saber se é boa a qualidade do nosso biodiesel?
Um combustível de baixa qualidade, além de danificar o veículo, pode provocar problemas de saúde. Análises mostram grande quantidade de resíduos que podem também prejudicar o motor dos automóveis.
Uma pesquisa feita pela Universidade de Campinas (Unicamp) mostrou que o biodiesel não está passando por todas as etapas de purificação necessárias.
Mistura de álcool com óleo vegetal, o biodiesel surgiu como esperança para reduzir a poluição. Mas o pesquisador Rodrigo Ramos Catarin, especialista da Universidade de Campinas, que coletou amostras em dez distribuidoras nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, denuncia: o biodiesel usado hoje no país não tem qualidade.
O principal motivo é que os produtores não estariam respeitando todas as etapas de purificação necessárias. No Laboratório de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os cientistas comparam o biodiesel mais puro com o de má qualidade, escuro e com resíduos no fundo. Na queima, esse combustível contaminado libera substâncias que podem fazer mal ao organismo.
“Uma das substâncias que pode ser liberada nesses produtos de má qualidade é a acroleína, muito ligada a casos de câncer, por exemplo. É uma substância tóxica”, alerta o pesquisador Rodrigo Ramos Catarin.
Trata-se de uma ameaça também para os motores dos veículos. “De ignição à partidas, pode fundir o motor”, acrescenta Rodrigo Ramos Catarin.
O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biodiesel (Abiodiesel), Nivaldo Trama, admite o problema.
“O pequeno produtor por medida de economia, ou por não ter o laboratório, ele vai no visual do produto. É aí que mora o perigo”, alerta o presidente da Abiodiesel, Nivaldo Trama.
O Brasil é o primeiro país do mundo a fazer uma análise como essa para os biocombustíveis. A tecnologia foi obtida com a ajuda de um equipamento, importado dos Estados Unidos. É um espectrômetro de massa,que tira uma radiografia dos componentes do biodiesel e repassa as informações para o computador.
Esta tecnologia já está sendo transferida para o Inmetro, que se comprometeu a estabelecer regras para certificar o biocombustível brasileiro.
“Até o final de 2008, nós devemos ter já uma gama de matérias de referência, com várias propriedades importantes de interesse na comercialização do biocombustível, já validados e aceitos internacionalmente pelos maiores institutos do mundo”, afirmou o presidente do Inmetro, João Jornada.
Mesmo com a constatação da qualidade inferior, o biodiesel, segundo a Unicamp, ainda é menos poluente que o diesel convencional.
Em nota, a Associação Nacional do Petróleo (ANP) informou que faz avaliações permanentes da qualidade do biodiesel vendido no país. Esse acompanhamento é feito nos produtores autorizados, nas distribuidoras e em postos revendedores.
Até hoje, segundo a ANP, a quantidade de biodiesel fora do padrão encontrada foi inexpressiva. O combustível fora das especificações, segundo a agência, é apreendido.
Leia mais sobre Biodiesel
Humanos e chimpanzés ativam a mesma área cerebral quando se comunicam
A região do cérebro encarregada da comunicação, tanto a falada quanto a de sinais, é a mesma nos humanos e nos chimpanzés, o que reforça a teoria, comprovada geneticamente, de que ambos têm origem em um ancestral comum.
Assim indica o estudo de uma equipe de cientistas publicado hoje na revista digital "Current Biology".
"O comportamento comunicativo do chimpanzé tem muitas características semelhantes à linguagem humana", afirma Jared Taglialatela, do Centro Nacional de Pesquisa de Primatas de Yerkes, em Atlanta (EUA), membro da equipe que realizou o estudo.
A pesquisa "sugere que as bases neurológicas da linguagem humana já estavam presentes no ancestral comum do homem e do chimpanzé", afirmou o investigador.
A equipe de cientistas identificou a Área de Broca, parte da região cerebral conhecida como giro frontal inferior, no hemisfério esquerdo, como um dos sistemas neuronais que são ativados quando o ser humano se prepara para dizer algo e quando fala ou gesticula.
"Antes não sabíamos se outros primatas, e principalmente nosso mais próximo parente vivo, o chimpanzé, possuía uma região cerebral comparável, relacionada à produção de seus próprios sinais de comunicação", afirmou Taglialatela.
Para o estudo, os pesquisadores submeteram três chimpanzés a uma tomografia computadorizada do cérebro enquanto estes gesticulavam e chamavam uma pessoa, pedindo que levasse comida.
Estes chimpanzés mostraram uma ativação da Área de Broca e outras regiões envolvidas na comunicação humana.
Os pesquisadores interpretam o resultado como a prova de que os chimpanzés têm um cérebro preparado para a linguagem, embora admitam que "é possível argumentar que, como os símios nasceram em cativeiro e produziram sinais que não são comuns quando estão em liberdade, a aprendizagem destes induziu a ativação cerebral que vemos.
POLUIÇÃO EM RIO DEIXA 200 MIL PESSOAS SEM ÁGUA NA CHINA
Mais de 200 mil pessoas ficaram sem água corrente em Hubei, região central da China, devido à poluição do rio Hanjiang e de três de seus afluentes.
A agência Nova China informou que o fornecimento foi suspenso após a água do rio ter se tornado vermelho-escura.
Análises indicaram que a água contém uma quantidade de permanganato de potássio e de nitrogênio maiores que a média.
As autoridades locais ainda não conseguiram descobrir a fonte da poluição.
Em um outro episódio parecido, 9 mil pessoas ficaram sem água em Yunnan, sul do país, onde um total de 20 toneladas de peixe acabou morrendo devido a um fertilizante jogado nas águas de um rio local.
A agência Nova China informou que o fornecimento foi suspenso após a água do rio ter se tornado vermelho-escura.
Análises indicaram que a água contém uma quantidade de permanganato de potássio e de nitrogênio maiores que a média.
As autoridades locais ainda não conseguiram descobrir a fonte da poluição.
Em um outro episódio parecido, 9 mil pessoas ficaram sem água em Yunnan, sul do país, onde um total de 20 toneladas de peixe acabou morrendo devido a um fertilizante jogado nas águas de um rio local.
Noruega inaugura "arca de Noé" para preservar sementes
A Noruega inaugurou na terça-feira, sob uma montanha na região ártica, uma instalação destinada a proteger sementes de alimentos, um dos recursos mais preciosos da humanidade, contra possíveis desastres naturais.
Escavada em uma montanha gelada a mil quilômetros do Pólo Norte, essa "arca de Noé" tem câmaras que permaneceriam congeladas por 200 anos mesmo caso o aquecimento global atinja o pior cenário previsto e se houver defeito no sistema artificial de refrigeração, segundo os responsáveis.
O primeiro-ministro Jens Stoltenberg disse que a instalação preserva "os tijolos fundamentais da civilização humana", ameaçados por fatores como o aquecimento global, que põe em risco "a diversidade da vida que sustenta nosso planeta".
A caverna, numa ilha do arquipélago de Svalbard, no extremo norte norueguês, serve de "backup" para sementes armazenadas em bancos genéticos de todo o mundo.
Inicialmente, 100 milhões de sementes de mais de cem países foram enviadas para serem mantidas no local, que custou 10 milhões de dólares e armazena 268 mil amostras diferentes, cada uma de um campo ou fazenda.
Há desde amostras de alimentos importantes da África e Ásia, como arroz, milho, trigo e sorgo, até variedades européias e sul-americanas de berinjela, alface, cevada e batata.
"Teremos uma grande coleção [de sementes] aqui, uma das maiores do mundo, desde o dia da inauguração", disse à Reuters Cary Fowler, diretor do Fundo Global da Diversidade Agrícola, que financia as operações.
Stoltenberg e a ambientalista queniana Wangari Maathai, Prêmio Nobel da Paz de 2004, colocaram a primeira caixa com sementes de arroz na câmara, durante cerimônia de inauguração da qual participou o presidente da Comissão Européia (Poder Executivo da União Européia), José Manuel Durão Barroso.
"As condições aqui embaixo na gruta são perfeitas", disse Fowler dentro do túnel ligeiramente inclinado que leva até as três câmaras, onde podem ser armazenadas até 4,5 milhões de amostras, com um total aproximado de 2 bilhões de sementes.
As sementes ali depositadas continuam sendo propriedade dos depositários, entre os quais há grandes bancos genéticos de países em desenvolvimento.
Durante uma visita ao local na segunda-feira, o ruidoso equipamento de refrigeração tornava ainda mais gelada a primeira câmara a ser aberta. As sementes serão mantidas numa faixa de -18C a -20C.
Nessas condições, segundo os realizadores, a cevada consegue sobreviver durante 2.000 anos, o trigo sobrevive por 1.700, e o sorgo poderia atravessar quase 20 milênios.
«Wikipedia» sobre a natureza já está online
As primeiras 30 mil páginas da Encyclopedia Of Life (EOL), semelhante à Wikipedia mas sobre a natureza, foram disponibilizadas na Internet, o primeiro passo para o projecto que tem como objectivo catalogar os 1,8 milhões de espécies de seres vivos do planeta.
A iniciativa é gerida pelo Instituto Smithsonian, em Washington, em colaboração com dezenas de centros de investigação e científicos de todo o mundo, apesar de tal, como a Wikipedia, ser aberta ao público em geral, que poderá adicionar informações aos artigos.
Quando estiver completa, o que se prevê para 2017, a enciclopédia virtual será «uma referência» sobre as espécies animais de todo o mundo, assim como «todas aquelas ainda por descobrir», de acordo com os responsáveis do projecto.
A EOL oferece todo o tipo de dados, desde o habitar natural, à genética ou biologia molecular, assim como outras fontes e referências na literatura sobre a espécie, podendo ser usada «como ferramenta de ensinamento e aprendizagem, ajudando a comunidade a entender melhor o planeta onde habita».
A iniciativa é gerida pelo Instituto Smithsonian, em Washington, em colaboração com dezenas de centros de investigação e científicos de todo o mundo, apesar de tal, como a Wikipedia, ser aberta ao público em geral, que poderá adicionar informações aos artigos.
Quando estiver completa, o que se prevê para 2017, a enciclopédia virtual será «uma referência» sobre as espécies animais de todo o mundo, assim como «todas aquelas ainda por descobrir», de acordo com os responsáveis do projecto.
A EOL oferece todo o tipo de dados, desde o habitar natural, à genética ou biologia molecular, assim como outras fontes e referências na literatura sobre a espécie, podendo ser usada «como ferramenta de ensinamento e aprendizagem, ajudando a comunidade a entender melhor o planeta onde habita».
Muito interessante essa materia publicada no globo online
Pesquisa mostra equilíbrio animal e vegetal imprevisível na natureza
Catharina Epprecht - O Globo Online
Catharina Epprecht - O Globo Online
Reciclagem de garrafas PET rende lucro às empresas e ao meio-ambiente
Cem anos. Este é o tempo médio que uma garrafa plástica PET leva para se decompor na natureza. Jogá-las nas ruas, portanto, traz grandes prejuízos ao meio ambiente. Essas mesmas garrafas plásticas, que para algumas pessoas não passam de lixo, servem para fazer camisas e resina, apenas para citar alguns exemplos industriais.
Com duas garrafas PET é possível fazer uma camisa. O produto final, mesmo observando-se atentamente, praticamente não apresenta diferenças em relação ao feito da maneira tradicional. “Não sabia que esta camisa era feita a partir de garrafas”, disse a secretária Elaine Pereira, levando uma camisa ‘reciclada’ às mãos.
As garrafas são a principal fonte de renda para os catadores da Cooperativa Pró-Recife, que recolhe o lixo nas ruas da cidade para depois reciclar. O plástico é o mais rentável dos materiais que vão para o lixo e os catadores capricham na hora de recolherem. Por mês, a cooperativa consegue 15 toneladas de garrafas PET.(no Brasil ja são recolhidas 61% de Pet)
As garrafas encontradas nos lixos são separadas por cor e depois prensadas. Do galpão da cooperativa, elas são vendidas para uma empresa de reciclagem de Jaboatão dos Guararapes, a maior de Pernambuco, para serem transformadas em matérias-prima variadas.
“Existem dois processos de transformação das garrafas PET: ou fazemos flocos, ou fazemos granulados. Ambos têm múltiplas utilizações para a indústria”, explica Maria Botelho, representante da empresa de reciclagem.
Uma empresa do Recife usa, há quatro anos, os granulados para produzir resina, material utilizado em tintas à base de solventes, como esmaltes e vernizes. A idéia faz parte do programa de responsabilidade ambiental da fábrica.
“A qualidade não fica comprometida em nada. Esta resina não é diferente da tradicional”, explicou o gerente da empresa, Manoel Coelho, reforçando a importância de reciclar, tanto para a indústria, como para a natureza.
Lixo eletrônico: aonde descartar
Lixo eletrônico: um perigo para a saúde e o meio ambiente
Coleta de lixo eletrônico pode ser alternativa para reduzir o perigo que esses resíduos tóxicos geram para a sociedade
A vida útil cada vez mais curta de aparelhos como celulares, computadores, pilhas, baterias, eletrodomésticos e eletroeletrônicos tem gerado toneladas de lixo eletrônico por ano em todo o mundo. Isso cria um problema para a sociedade na hora de descartar esse material sem prejudicar o meio ambiente. Afinal, nesse lixo encontramos substâncias tóxicas como chumbo, cádmio, arsênio, mercúrio, entre outras. Pensando nisso, a organização do Inovacomm Latin America - o maior evento de Telecomunicações e Tecnologia da Informação da América Latina, que acontece de 23 a 25 de abril, resolveu fazer uma coleta de lixo eletrônico durante o evento.
De acordo com Marcya Machado, presidente do Inovacomm, este é a única feira de tecnologia que realiza uma arrecadação desse tipo de resíduo visando a reciclagem de componentes e o bem-estar do meio ambiente. “Estamos fazendo parcerias, inclusive com o Instituto Paulo Kobayashi e a Prefeitura do Município de São Paulo, para separar e encaminhar o material recolhido para reciclagem. A nossa expectativa é de arrecadar cerca de três toneladas desse lixo eletrônico no Inovacomm e também de sermos um exemplo a ser seguido por outros eventos no Brasil”, diz ela.
Legislação
É importante ressaltar que está tramitando no Congresso Brasileiro um projeto de Lei Nacional de Resíduos Sólidos (PL020391), que visa garantir a responsabilidade dos fabricantes pela coleta, tratamento, transporte e destino dos resíduos eletrônicos. Se aprovado esse projeto de Lei será uma maneira de evitar que o lixo eletrônico seja despejado nos aterros sanitários contaminando o solo e a água com os seus componentes tóxicos.
Substâncias e danos
Só para ter uma idéia do perigo dos componentes do lixo eletrônico podemos dar alguns exemplos: o chumbo, que é encontrado no computador, nos celulares e em aparelhos de televisão, pode causar danos nos sistemas nervoso e sanguíneo. Já o mercúrio, usado nos computadores, monitores e televisores de tela plana, pode causar danos no fígado e no cérebro. Na fabricação do celular as indústrias utilizam o arsênico que causa doenças de pele, pode causar câncer de pulmão, além de danificar o sistema nervoso.
A presidente do Inovacomm convoca todos os visitantes e congressistas do INOVACOMM LATIN AMERICA – INTERNATIONAL SEMINAR & trade show a levarem seu lixo eletrônico ao evento para ser reciclado. “Verifiquem em suas gavetas e armários que eu tenho certeza que encontrarão baterias, celulares, peças de computadores, entre outros materiais que estão fora de uso e só ocupando lugar. Leve isso para o InovaCOMM, que além de desocupar um espaço na sua casa você também estará ajudando a preservar o meio-ambiente”, finaliza Marcya.
Serviço:
InovaCOMM Latin America
Data: 23 a 25 de abril de 2008
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, São Paulo, SP
Home Page: www.inovacomm.com.br
Baterias postos de recolhimento : click no link
Leia mais sobre click aqui
Coleta de lixo eletrônico pode ser alternativa para reduzir o perigo que esses resíduos tóxicos geram para a sociedade
A vida útil cada vez mais curta de aparelhos como celulares, computadores, pilhas, baterias, eletrodomésticos e eletroeletrônicos tem gerado toneladas de lixo eletrônico por ano em todo o mundo. Isso cria um problema para a sociedade na hora de descartar esse material sem prejudicar o meio ambiente. Afinal, nesse lixo encontramos substâncias tóxicas como chumbo, cádmio, arsênio, mercúrio, entre outras. Pensando nisso, a organização do Inovacomm Latin America - o maior evento de Telecomunicações e Tecnologia da Informação da América Latina, que acontece de 23 a 25 de abril, resolveu fazer uma coleta de lixo eletrônico durante o evento.
De acordo com Marcya Machado, presidente do Inovacomm, este é a única feira de tecnologia que realiza uma arrecadação desse tipo de resíduo visando a reciclagem de componentes e o bem-estar do meio ambiente. “Estamos fazendo parcerias, inclusive com o Instituto Paulo Kobayashi e a Prefeitura do Município de São Paulo, para separar e encaminhar o material recolhido para reciclagem. A nossa expectativa é de arrecadar cerca de três toneladas desse lixo eletrônico no Inovacomm e também de sermos um exemplo a ser seguido por outros eventos no Brasil”, diz ela.
Legislação
É importante ressaltar que está tramitando no Congresso Brasileiro um projeto de Lei Nacional de Resíduos Sólidos (PL020391), que visa garantir a responsabilidade dos fabricantes pela coleta, tratamento, transporte e destino dos resíduos eletrônicos. Se aprovado esse projeto de Lei será uma maneira de evitar que o lixo eletrônico seja despejado nos aterros sanitários contaminando o solo e a água com os seus componentes tóxicos.
Substâncias e danos
Só para ter uma idéia do perigo dos componentes do lixo eletrônico podemos dar alguns exemplos: o chumbo, que é encontrado no computador, nos celulares e em aparelhos de televisão, pode causar danos nos sistemas nervoso e sanguíneo. Já o mercúrio, usado nos computadores, monitores e televisores de tela plana, pode causar danos no fígado e no cérebro. Na fabricação do celular as indústrias utilizam o arsênico que causa doenças de pele, pode causar câncer de pulmão, além de danificar o sistema nervoso.
A presidente do Inovacomm convoca todos os visitantes e congressistas do INOVACOMM LATIN AMERICA – INTERNATIONAL SEMINAR & trade show a levarem seu lixo eletrônico ao evento para ser reciclado. “Verifiquem em suas gavetas e armários que eu tenho certeza que encontrarão baterias, celulares, peças de computadores, entre outros materiais que estão fora de uso e só ocupando lugar. Leve isso para o InovaCOMM, que além de desocupar um espaço na sua casa você também estará ajudando a preservar o meio-ambiente”, finaliza Marcya.
Serviço:
InovaCOMM Latin America
Data: 23 a 25 de abril de 2008
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, São Paulo, SP
Home Page: www.inovacomm.com.br
Baterias postos de recolhimento : click no link
Leia mais sobre click aqui
Poluição no Tietê vem diminuindo
Dezesseis anos de obras e R$ 3 bilhões depois, o mesmo Rio Tietê que ainda agoniza aos olhos dos paulistanos começa a dar sinais de vida a pouco mais de 100 quilômetros da capital. O mais importante manancial do Estado, castigado todos os dias com mais de 690 toneladas de esgoto na Região Metropolitana, ressurge com espécies de peixes que tinham desaparecido havia três décadas em cidades na região de Sorocaba, onde o nível de oxigênio dobrou entre os anos de 1992 e 2008.
O recuo da mancha de poluição do Tietê totaliza 120 quilômetros, segundo técnicos da Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp). O número é inferior à meta de 160 km estipulada para o fim de 2007 no início do Projeto Tietê, em 1992, mas ambientalistas comemoram a queda da poluição orgânica e de metais como chumbo e zinco. Foi essa redução que possibilitou a volta da vida ao rio em municípios como Porto Feliz, Cabreúva e Anhembi. Antes, o recuo da mancha anunciado pela Sabesp era contestado como “fato não comprovado cientificamente” por organizações não-governamentais e especialistas.
Nas análises de amostras coletadas no início do ano no bairro Parque das Monções, em Porto Feliz, a 110 km da capital, a entidade SOS Mata Atlântica constatou que o nível de oxigênio dobrou em relação ao início dos anos 90 - passou de 4 miligramas por litro para 8 mg. A ONG faz coleta em 81 pontos ao longo dos 1.160 km do Tietê, da nascente em Salesópolis, Grande São Paulo, até Ilha Solteira, no extremo oeste paulista, onde ele deságua no Rio Paraná.
“Podemos citar duas frentes para o reflexo positivo que permitiu o início da volta de ecossistemas em trechos do Tietê, como o rebaixamento da calha na capital e o combate à poluição industrial. Hoje temos 200 indústrias poluidoras do rio; em 1992, eram 1.160”, diz Maria Lúcia Ribeiro, coordenadora do SOS Mata Atlântica.
Para o geólogo Ronaldo Malheiros Figueira, do Centro Universitário Santana, o principal mérito do Projeto Tietê é o recuo da mancha de poluição, mas falta uma política articulada entre as mais de 300 prefeituras de cidades margeadas pelo rio. “Não temos, por exemplo, um combate aos pontos de erosão nas cabeceiras da bacia.”
África do Sul voltará a permitir sacrifício de elefantes
O governo sul-africano anunciou nesta segunda-feira que permitirá o sacrifício de elefantes no país a partir de 1º de maio. Segundo o ministro do Ambiente e Turismo da África do Sul, Marthinus Van Schalkwyk, o sacrifício é necessário para controlar a população de elefantes no país.
Esta será a primeira vez que o governo permitirá a matança dos animais desde que o sacrifício foi proibido, em 1995. Há estimativas de que o número de elefantes aumentou de 8 mil para 20 mil animais desde o fim dos sacrifícios.
No comunicado, o ministro afirmou ainda que a prática será permitida apenas em último caso e que o governo adotará outras técnicas para o controle da população de elefantes, como o uso de contraceptivos e o transporte de animais para áreas menos habitadas.
De acordo com Van Schalkwyk, o sacrifício será adotado apenas depois de várias considerações "com todas as opiniões consultadas", afirmou.
Reações
A população que reside em regiões próximas de onde vivem os elefantes reclamam que os animais são perigosos, comem as frutas e competem com os humanos para beber água.
No comunicado desta segunda-feira (25), o governo sul-africano afirmou que está ciente de que a decisão vai causar "emoções fortes" e despertar a oposição de ativistas de direitos dos animais.
Apesar disso, o ministro afirmou que "o equilíbrio da biodiversidade e as pessoas que vivem próximas dos elefantes" também precisam ser considerados.
A ONG de direitos dos animais Animal Rights Africa afirmou que os elefantes têm habilidades cognitivas bem desenvolvidas e são alertas sobre o espaço.
"Quanto mais parecidos conosco precisam ser os elefantes para que matá-los seja considerado assassinato?", questionou a ONG em um comunicado divulgado antes do anúncio do governo.
Poluição em SP: rio Pinheiros pode voltar a ter peixe em 2011
Margeadas por prédios modernos e de alto padrão, cortando uma das regiões mais nobres da cidade, as águas negras e malcheirosas do Rio Pinheiros, que passam pelas zonas oeste e sul da capital, devem estar prontas para a volta dos peixes em 2011. Essa é a estimativa otimista dos técnicos da Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente de São Paulo e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), que prometem até o fim do ano bloquear cerca de 60% de todo esgoto que vem sendo despejado no rio.Com os 26 quilômetros de interceptores de esgoto construídos ao longo das margens dos Rios Pinheiros e Tietê nos últimos quatro anos, 2 metros cúbicos dos 8 m³ de dejetos despejados por segundo no Pinheiros passaram a receber tratamento. Este ano, 10 quilômetros de interceptores serão construídos e devem bloquear mais 3 m³ de esgoto por segundo. "A despoluição do Pinheiros é fundamental por questões ecológicas, urbanísticas e econômicas", afirma a secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena.Para que a vida volte às águas do Pinheiros, no entanto, a secretaria ainda precisa construir um sistema de flotação capaz de acelerar a limpeza do rio. A idéia é fazer três estações de flotação - na altura do Cebolão, na Usina de Traição e na Usina Pedreira - com capacidade para limpar um volume de água superior a 40 m³ por segundo. O método exige que o curso do Pinheiros seja invertido, o que significa que o rio passará a desaguar na Represa Billings, em vez de seguir rumo ao Tietê. Com isso, existe a preocupação de que o principal reservatório de água da capital fique ainda mais poluído.
Grupo internacional de cientistas diz que planeta vai esfriar
A partir de estudos sobre o papel dos raios cósmicos nos fenômenos atmosféricos e nas variações climáticas, um grupo internacional de cientistas passou a defender a tese de que o mundo passará, nos próximos anos, por um processo de resfriamento global, contradizendo frontalmente as conclusões do Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês).
Um dos defensores da tese, o físico Yuri Stozhkov, do Instituto de Física Lebedev, em Moscou, Rússia, espera que suas idéias sejam combatidas intensamente nos próximos anos. Mas, ao mesmo tempo, afirma que elas não são motivo para deixar de lado o esforço pela diminuição das emissões de carbono.
Há dez anos, o cientista está envolvido com o programa Cosmics Leaving Outdoor Droplets (Cloud), do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern). “As conclusões finais do programa sairão apenas em 2010, mas os dados colhidos até agora indicam que, no futuro próximo, podemos esperar por um processo de resfriamento da nossa atmosfera, em vez do aquecimento global”, disse Stozhkov. “Isso não quer dizer que os raios cósmicos determinam sozinhos o ambiente na Terra. Eles são apenas um ingrediente importante do clima. Também não quer dizer que podemos esquecer a mitigação das emissões de carbono”, disse o pesquisador, que também pertence à Academia Russa de Ciências.
Com o objetivo de estudar a influência de cargas elétricas na formação de gotículas d’água na atmosfera, o programa Cloud procura reproduzir o processo em laboratório. Para isso, os cientistas irradiam partículas aceleradas em câmaras de nuvens de vários tamanhos. “Por muitos anos tenho estudado a influência da atividade solar nos fluxos de raios cósmicos. Há cerca de dez anos descobrimos que esses fluxos estão conectados a vários fenômenos elétricos, como a formação de nuvens baixas. Eles influenciam também os padrões de cobertura global das nuvens”, explicou.
Segundo ele, quando a radiação penetra na atmosfera terrestre, ela acelera a formação de aerossóis, ou grupos de moléculas, que se aglutinam e compõem a base da formação de gotículas nas nuvens. “Uma nuvem com um número maior de gotículas reflete a luz solar incidente de forma mais eficiente e se torna mais estável, produzindo um efeito de resfriamento. Uma variação de uma pequena porcentagem nesse processo afeta de forma significativa o clima global”, disse.
A questão do aquecimento global, segundo o físico, passará ainda por muita discussão.
APAGÃO dia 29 de FEVEREIRO- DIVULGUEM
Caros amigos:
Esta é uma acção fraterna/amorosa para com a nossa Terra -
a nossa Casa Mundial! Enviem-lhe nesses 5 minutos os melhores votos em pensamento.... e cantem, rezem, meditem, ou fiquem simplesmente em silêncio em sinal de RESPEITO! Sobretudo, peçam PERDÃO pelas atrocidades, a que tem vindo a ser sujeito o nosso Planeta....a vibração nesses 5 minutos será então ENORME!
APAGÃO NO MUNDO! No dia 29 de Fevereiro de 2008 das 19:55 às 20:00 horaspropõe-se apagar todas as luzes e se possível todos os aparelhos eléctricos, para o nosso Planeta poder 'Respirar' melhor! Se a resposta for massiva, a poupança energética pode ser brutal. Só 5 minutos, para ver o que acontece. Sim, estaremos 5 minutos às escuras, podemos acender uma vela e simplesmente ficar a olhar para ela, estaremos a respirar em comunhão consciente, com o Planeta.
Lembrem-se que a união faz a força e a Internet pode ter muito poder e podemos mesmo, fazer algo em grande. Passem a notícia. Se tiverem amigos noutros países, enviem-lhes este mail e peçam-lhes que façam outras traduções, adaptando o horário ao nosso aqui.
DARKNESS IN THE WORLD!
On February 29, 2008 from 19:55 to 20:00 hoursProposes to delete all lights and if possible all electricalappliances, to our planet can 'breathe' better. If the answer is massive, energy saving can be brutal.Only 5 minutes, and see what happens.Yes, we are 5 minutes in the dark, we light a candle and simplybe looking at it, we breathe whith our planet.Remember that the union is strength and the Internet can be very power and caneven do something big.Moves the news, and if you have friends to live in other countries send tothem and asks to do the translation and adjust the hours.
Esta é uma acção fraterna/amorosa para com a nossa Terra -
a nossa Casa Mundial! Enviem-lhe nesses 5 minutos os melhores votos em pensamento.... e cantem, rezem, meditem, ou fiquem simplesmente em silêncio em sinal de RESPEITO! Sobretudo, peçam PERDÃO pelas atrocidades, a que tem vindo a ser sujeito o nosso Planeta....a vibração nesses 5 minutos será então ENORME!
APAGÃO NO MUNDO! No dia 29 de Fevereiro de 2008 das 19:55 às 20:00 horaspropõe-se apagar todas as luzes e se possível todos os aparelhos eléctricos, para o nosso Planeta poder 'Respirar' melhor! Se a resposta for massiva, a poupança energética pode ser brutal. Só 5 minutos, para ver o que acontece. Sim, estaremos 5 minutos às escuras, podemos acender uma vela e simplesmente ficar a olhar para ela, estaremos a respirar em comunhão consciente, com o Planeta.
Lembrem-se que a união faz a força e a Internet pode ter muito poder e podemos mesmo, fazer algo em grande. Passem a notícia. Se tiverem amigos noutros países, enviem-lhes este mail e peçam-lhes que façam outras traduções, adaptando o horário ao nosso aqui.
DARKNESS IN THE WORLD!
On February 29, 2008 from 19:55 to 20:00 hoursProposes to delete all lights and if possible all electricalappliances, to our planet can 'breathe' better. If the answer is massive, energy saving can be brutal.Only 5 minutes, and see what happens.Yes, we are 5 minutes in the dark, we light a candle and simplybe looking at it, we breathe whith our planet.Remember that the union is strength and the Internet can be very power and caneven do something big.Moves the news, and if you have friends to live in other countries send tothem and asks to do the translation and adjust the hours.
Biodiesel não reduz poluição
A pesquisadora Magaly Fonseca Medrano, do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB), afirma que, na área ambiental, a mistura obrigatória de 2% de biocombustível no diesel comum até 2013 não representa redução significativa das emissões de gases perigosos para a atmosfera.
A adição obrigatória está em vigor no país desde o dia 1º de janeiro. De acordo com a pesquisadora, só ocorreria diferenciação nas emissões de gases que contribuem para o efeito estufa se fosse adicionado 50% de biodiesel no diesel que é vendido atualmente.
Além das emissões de gases, a pesquisa analisou o uso da soja como matéria-prima do biodiesel. Para a pesquisadora, a soja é a oleaginosa mais vantajosa para a produção de biocombustível. Isso porque é o grão mais produzido no país e conta com a mais estruturada cadeia de transporte e processamento. Mas, segundo ela, a soja não apresenta apenas vantagens. A produção de óleo a partir do grão é baixa, apenas 20% de sua massa.
O diretor executivo da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio), Sérgio Beltrão, concorda que a produtividade de óleo com a soja como matéria-prima não é tão eficaz se quanto a de outras oleaginosas como o dendê e a mamona. Beltrão explica que o programa de biodiesel não tinha outra alternativa para começar a produção se não fosse a soja, mas ele acredita que essa tendência irá mudar com o passar do tempo.
“O processo de diversificação para outras culturas que produzem biodiesel se dará com o aumento em pesquisas e da área plantada em outras culturas, para que em médio prazo, dentro de três a cinco anos, exista uma oferta de outros óleos para diversificar a produção de biodiesel.”
Ainda no estudo, a pesquisadora da UnB alerta que a utilização da soja para produzir biodiesel vai aumentar a demanda pelo grão, o que poderá aumentar a pressão sobre a floresta amazônica.
Leia mais sobre:Biodiesel
Um Recarregador Solar Inspirado na Natureza
O Ravi é um conceito de um recarregador solar para pequenos gadgets, com um design que se parece muito com uma flor, onde os painéis solares são as pétalas. Como uma flor, o Ravi absorve a energia do sol durante o dia, alimentando a bateria interna. Quando a bateria estiver recarregada, a pétala emite um leve brilho. A noite você recolhe as baterias e usa para recarregar seus gadgets.
A idéia é que ele funciona por atacado, em verdadeiros jardins solares, com o propósito de reduzir as emissões através de energia renovável.
O Ravi foi projetado pelo estudante Australiano Leigh Ryan, e o nome quer dizer o ?Benevolente Deus Sol?. O protótipo funcional foi criado em 8 meses de muita pesquisa e progresso. ]
Leia mais sobre energia solar
Saiba mais sobre o projeto no Australian Design Award.
A terceira maior poluição no mundo é a sonora
Menos questionada, mas não menos importante por suas implicações sobre a saúde e o bem-estar, a sonora é hoje a terceira maior poluição no mundo. Nas grandes cidades, os mais diversos ruídos estão incorporados ao dia-a-dia das pessoas, dentro e fora de casa. Como resultado disso, aumentam os casos de comprometimento da audição.
Os ruídos da rua, principalmente os causados pelo trânsito, incomodam muito, mas dentro de casa o problema também existe, onde o som alto, muitas vezes, é prática corriqueira. Segundo a fonoaudióloga Isabela Gomes, do Centro Auditivo Telex, quem só assiste televisão ou ouve rádio em volume alto corre riscos de ter algum grau de surdez. "As lesões podem ocorrer após exposição rápida ou prolongada ao ruído. Isso vai depender da predisposição de cada um, do tipo e intensidade do som. O ideal é procurar se manter afastado das fontes de ruído."
Em certas regiões de cidades grandes, onde o nível máximo permitido é de 55 decibéis durante o dia e de 50 decibéis à noite, medições mostram índices muito acima, chegando aos 90 decibéis, já no limite do conforto (ver tabela ao lado). Nessa intensidade, após quatro horas diárias de exposição, uma pessoa terá sua capacidade auditiva afetada. "Para quem mora em lugares barulhentos, próximos a estações de trem, metrô ou aeroportos, o ideal é usar materiais isolantes como revestimento de paredes e vidros especiais nas janelas. Já para quem trabalha em locais barulhentos, como fábricas, é preciso usar equipamento de proteção", orienta a fonoaudióloga.
Quando a questão é ouvir música em volume altíssimo, muitos pais ficam de cabelo em pé. "Tudo depende do tempo de exposição. Ouvir MP3 em volume alto, que até quem está ao lado ouve, durante muitas horas por dia, com certeza vai afetar a audição desse jovem", alerta o especialista. Segundo ele, até 85 decibéis é permitida uma exposição de 8 horas diárias, sem prejuízo. Com o ruído atingindo 90 decibéis, o tempo de exposição cai pela metade, 4 horas. Com 95 decibéis, esse tempo diminui para 2 horas e acima de 110 decibéis, apenas 15 minutos. A partir de 130 decibéis, a pessoa exposta já sente dor.
Os especialistas concordam que a descoberta precoce da perda de audição é o ideal, mas só é possível a partir de exames como a audiometria, que podem ser feitos anualmente. Já para quem trabalha em locais barulhentos, a periodicidade do exame pode ser menor, de seis em seis meses. Existem tratamentos medicamentosos e até mesmo cirúrgicos que podem amenizar o problema.
Temporão confirma aumento dos casos de dengue no RJ
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou hoje no Rio que, ao contrário da maioria das outras regiões do País, o Estado registrou aumento no número de casos de dengue em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado. Temporão reconheceu que o esforço concentrado da campanha contra a doença nos meses anteriores aos Jogos Pan-Americanos foram anulados por problemas burocráticos e deficiências nas estratégias adotadas no Rio. Deu como exemplo a distribuição de apenas mil tampas de caixa d'água na capital fluminense, o que classificou de "uma gota no oceano".
Números divulgados pelo município do Rio indicam a notificação de 5.217 casos em janeiro deste ano, cinco vezes mais do que o registrado em janeiro de 2007. O ministro identificou na baixa cobertura do Programa Saúde da Família no Rio uma das causas da proliferação do mosquito Aedes aegypti. O ministro também citou o uso comum de lajes sem cobertura em comunidades carentes e a falta de saneamento básico como obstáculos ao combate ao vetor da doença. Temporão também cobrou envolvimento da sociedade.
Sobre o surto de febre amarela no País, Temporão disse que a situação está "absolutamente tranqüila e sob controle", apesar dos 35 casos confirmados e 15 óbitos. O ministro disse esperar que os números da doença sejam menores em 2008 do que o registrado no surto de 2000, quando 40 pessoas morreram de febre amarela no País. O ministro também cobrou envolvimento da sociedade no combate à doença, e se queixou de hotéis de ecoturismo em áreas de risco que não avisam seus clientes da necessidade da vacinação.
Números divulgados pelo município do Rio indicam a notificação de 5.217 casos em janeiro deste ano, cinco vezes mais do que o registrado em janeiro de 2007. O ministro identificou na baixa cobertura do Programa Saúde da Família no Rio uma das causas da proliferação do mosquito Aedes aegypti. O ministro também citou o uso comum de lajes sem cobertura em comunidades carentes e a falta de saneamento básico como obstáculos ao combate ao vetor da doença. Temporão também cobrou envolvimento da sociedade.
Sobre o surto de febre amarela no País, Temporão disse que a situação está "absolutamente tranqüila e sob controle", apesar dos 35 casos confirmados e 15 óbitos. O ministro disse esperar que os números da doença sejam menores em 2008 do que o registrado no surto de 2000, quando 40 pessoas morreram de febre amarela no País. O ministro também cobrou envolvimento da sociedade no combate à doença, e se queixou de hotéis de ecoturismo em áreas de risco que não avisam seus clientes da necessidade da vacinação.
Encontrado seis novas espécies na África
Uma expedição a uma floresta remota perto do lago Tanganica na República Democrática do Congo descobriu seis novas espécies de animais.
Os pesquisadores da Wildlife Conservation Society (WCS), organização que liderou a expedição, descobriram uma nova espécie de morcego, uma de roedor, duas de musaranho e duas de sapo.
A expedição foi realizada entre janeiro e março de 2007 em uma região perto do lago Tanganica, uma área fora do alcance dos pesquisadores desde 1960, devido à instabilidade política.
"Se conseguimos encontrar seis novas espécies em um período tão curto, podemos imaginar o que mais está lá", disse o pesquisador da WCS Andrew Plumptre.
Plantas
Os ambientalistas acreditam que podem ter encontrado várias novas espécies de plantas na região próxima à Floresta de Misotshi-Kabogo.
Os botânicos que participaram da expedição não conseguiram identificar cerca de 10% das amostras de novas plantas que coletaram. As amostras agora serão examinadas por especialistas para confirmar se representam novas espécies.
A equipe acrescentou que a área é extremamente rica em biodiversidade, apesar dos anos de conflito que afetaram a região.
A pesquisa descobriu que muitas espécies de pássaros, répteis e anfíbios estavam vivendo na floresta. Também revelou mamíferos maiores incluindo chimpanzés, búfalos, elefantes, leopardos e várias espécies de macacos na região, apesar de estarem em números menores do que o esperado, possivelmente devido à caça clandestina.
Os pesquisadores acreditam que a floresta possui uma vida animal rica devido à sua localização isolada, com poucos habitantes.
A WCS afirmou que agora existe uma necessidade real de proteção na área.
"A pesquisa descobriu que a região de Misotshi-Kabogo é biologicamente importante para ser conservada na forma de uma área de proteção", disse James Deutsch, diretor do Programa para África da WCS.
"Já que poucas pessoas vivem lá, seria relativamente fácil criar um parque e, ao mesmo tempo, manter o sustento das pessoas que moram na região", acrescentou.
Australianos planejam eliminar + 10.000 cavalos selvagens a tiros
Povo de atitudes estranhas os australianos é querem salvar as baleias!!!
Mais de 4 mil cavalos selvagens foram mortos nos últimos anos no Estado de Queensland, na Austrália, e autoridades locais planejam eliminar mais 10 mil nos próximos três anos.
Os governos de Queensland e do Estado de Nova Gales do Sul afirmam que os cavalos selvagens estão acabando com animais nativos e mais frágeis dos parques nacionais e, por isso, representam um risco à fauna e à flora do país.
Em Queensland, os planos prevêem que os cavalos sejam mortos por tiros disparados de helicópteros.
"Os cavalos causam erosão, estragam o meio ambiente e destroem riachos e outros cursos d'água, além de danificar locais sagrados dos aborígenes e competir por comida com a vida selvagem nativa", disse o secretário de Sustentabilidade de Queensland, Andrew McNamara.
De acordo com as autoridades, 300 mil cavalos selvagens na Austrália é um número muito grande e difícil de controlar. "A forma mais eficiente é usando helicópteros", disse Andrew Cox, do grupo de conservação de parques nacionais de Nova Gales do Sul.
Iniciativa polêmica
De acordo com Cox, essa é a forma mais humana de retirar os animais do Parque Nacional Kosciuszko, na Snowy Mountains, em NGS, uma das regiões que apresenta número elevado de cavalos.
"Há cerca de 1,7 mil cavalos aqui no momento", afirma. "Se não forem removidos, somarão 70 mil em dez anos."
O Estado de Nova Gales do Sul proibiu o uso de helicópteros para o sacrifício, mas a polêmica iniciativa segue nos planos do governo em Queensland.
"Estamos lutando para essa barbárie parar", disse Jan Carter, coordenadora do grupo australiano Save The Brumbies (Salve os Cavalos Selvagens, em tradução literal), à BBC Brasil em Sydney.
"O governo não queria que o fato se tornasse público, mas temos que mostrar o que está acontecendo aqui", acrescenta Carter.
Cox diz que muitas alternativas já foram testadas, como quando tentaram transferir os animais de local com armadilhas, ou os doando. Mas nenhuma se apresentou eficiente.
"Não há gente suficiente para adotá-los", acrescenta. "E perdemos muito tempo e recursos tentando capturá-los."
Preocupação
O centro-norte do país é a região com o maior número de cavalos selvagens do território australiano - cerca de 100 mil.
A Austrália possui a maior quantidade de cavalos silvestres do mundo, e nenhuma raça é nativa.
"Essa quantidade cresce em torno de 20% ao ano", afirma Cox. "Temos que ser realísticos sobre isso, eles estão destruindo o nosso meio ambiente."
A luta governamental para controlar animais não-nativos vem de longa data. Não apenas cavalos selvagens preocupam a vida animal na Austrália.
Outras espécies levadas para o país no início da colonização, como gatos, coelhos e porcos, também arriscam a fauna e a flora australiana, de acordo com autoridades locais.
Incidência de raios cresce e mata 22 pessoas em 2008
Nos primeiros 50 dias do ano, 22 pessoas morreram em virtude de raios no País, segundo apurou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número já supera o balanço do primeiro trimestre de 2007, quando foram registradas 18 mortes - o ano fechou com 46 casos. No Estado de São Paulo, houve aumento de 32% nas descargas elétricas. O Inpe atribui o aumento ao fenômeno climático La Niña.
Só no mês passado foram detectadas 108.675 descargas atmosféricas no Estado, ante 81.920 em janeiro de 2007. "Acreditamos que, até o fim do verão, a incidência de raios no Sudeste tenha aumento de 50%", disse Osmar Pinto Junior, pesquisador do Inpe e considerado a maior autoridade em raios do País.
O pesquisador explicou o papel do La Niña nesse processo. "O resfriamento das águas do Oceano Pacífico altera a circulação dos ventos globalmente e favorece a formação de tempestades no Sudeste." Desde o começo do ano, caíram cerca de 207 mil raios no Sudeste, ante 152 mil no mesmo período de 2007 (alta de 36%). "Outro fator é a própria previsão do tempo, que indica temperaturas pouco acima da média histórica, aliadas a precipitações."
Das 22 mortes deste ano, 11 ocorreram no Estado. De acordo com Pinto, o número é semelhante ao de 2001, quando também houve influência do La Niña. "Naquele ano foram 73 mortes registradas."
O Brasil já é campeão mundial na incidência de raios, com cerca de 50 milhões de descargas elétricas por ano. Zaire e Estados Unidos são o segundo e terceiro colocados. O País lidera o ranking apesar de o Inpe fazer o levantamento apenas em nove Estados - Regiões Sudeste e Sul, mais Mato Grosso do Sul e Goiás. A zona leste de São Paulo, cidades do ABC e as regiões de Campinas e do Vale do Paraíba são as campeãs em incidência de raios no Estado.
Meio ambiente sofre ameaças variadas e crescentes
Aumento do número de furacões, derretimento acelerado das geleiras, redução da biodiversidade e acidificação dos oceanos são algumas das variadas e crescentes ameaças ao meio ambiente, advertiu a ONU em um relatório divulgado hoje em Mônaco.
"As mudanças climáticas se produzem mais rápido e com maior força que o previsto", afirmou Marion Cheatle, uma cientista do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que redigiu o informe.
Ministros, especialistas, cientistas e personalidades econômicas, estão reunidos em Mônaco até sexta-feira, como parte de uma sessão extraordinária do PNUMA, dedicada ao financiamento do "desafio climático".
Em meio a um quadro sombrio, técnicos da ONU mencionam alguns "sinais alentadores" como o aumento dos investimentos orientados para o desenvolvimento sustentável.
"Centenas de milhares de milhões de dólares foram investidos em tecnologias energéticas limpas e renováveis, e trilhões de dólares estão à espera de serem aplicados", disse Achim Steiner, diretor executivo do PNUMA.
"As mudanças climáticas se produzem mais rápido e com maior força que o previsto", afirmou Marion Cheatle, uma cientista do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que redigiu o informe.
Ministros, especialistas, cientistas e personalidades econômicas, estão reunidos em Mônaco até sexta-feira, como parte de uma sessão extraordinária do PNUMA, dedicada ao financiamento do "desafio climático".
Em meio a um quadro sombrio, técnicos da ONU mencionam alguns "sinais alentadores" como o aumento dos investimentos orientados para o desenvolvimento sustentável.
"Centenas de milhares de milhões de dólares foram investidos em tecnologias energéticas limpas e renováveis, e trilhões de dólares estão à espera de serem aplicados", disse Achim Steiner, diretor executivo do PNUMA.
Reunião da ONU discute aquecimento global em Mônaco
Para tentar provar que investir em um meio ambiente sustentável pode ser um grande negócio, a Organização das Nações Unidas (ONU) reúne entre hoje e sexta-feira, em Mônaco, ministros de Estado, cientistas, ambientalistas e empresários de mais de cem países. A conferência Mobilizando Finanças contra o Aquecimento Global, a maior já patrocinada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnue) desde a Conferência do Clima, em Bali, em dezembro, vai tentar traçar o custo financeiro daquela que vem sendo chamada ?low carbon society?.
A idéia da sociedade de ?economia verde? ganhou impulso desde a realização do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), no ano passado. De acordo com a comunidade científica, os governos precisarão gastar entre 0,2% e 3% do PIB mundial para estabilizar as emissões de gases causadores do aquecimento global até 2030 - algo entre US$ 44,6 bilhões e US$ 89,2 bilhões por ano, segundo números do Banco Mundial.
O raciocínio da conferência é demonstrar que reduzir emissões de gás carbônico, controlar o uso de poluentes químicos e investir em energias renováveis é, mais do que uma proposta ambientalista, uma oportunidade de negócios. ?Bilhões de dólares estão sendo investidos em fontes renováveis de energia e centenas de instituições com orçamento de trilhões de dólares estão endossando investimentos que refletem as preocupações governamentais e sociais?, diz Achim Steiner, subsecretário-geral da ONU. O Brasil será representado pelo secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco.
A idéia da sociedade de ?economia verde? ganhou impulso desde a realização do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), no ano passado. De acordo com a comunidade científica, os governos precisarão gastar entre 0,2% e 3% do PIB mundial para estabilizar as emissões de gases causadores do aquecimento global até 2030 - algo entre US$ 44,6 bilhões e US$ 89,2 bilhões por ano, segundo números do Banco Mundial.
O raciocínio da conferência é demonstrar que reduzir emissões de gás carbônico, controlar o uso de poluentes químicos e investir em energias renováveis é, mais do que uma proposta ambientalista, uma oportunidade de negócios. ?Bilhões de dólares estão sendo investidos em fontes renováveis de energia e centenas de instituições com orçamento de trilhões de dólares estão endossando investimentos que refletem as preocupações governamentais e sociais?, diz Achim Steiner, subsecretário-geral da ONU. O Brasil será representado pelo secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco.
Projeto preserva quelônios do rio Oiapoque no Amapá
tracaja
MACAPÁ - Um projeto que nasceu da parceria entre o IBAMA e uma ONG está repovoando o rio Oiapoque, no Amapá, com quelônios da espécie Pedoquimenes Unifilis, conhecido como tracajá. Os ovos são recolhidos no alto do rio e trazidos para uma incubadora onde ficam até a fase de eclosão.Na incubadora os ovos são novamente enterrados e tem um acompanhamento diário de um técnico do IBAMA. Após 50 dias quando começa a eclosão, os tracajás são levados para um tanque onde ficam por quatro meses até serem devolvidos a natureza.Além de preservar a natureza, um outro objetivo do projeto, que conta com apoio do Banco do Brasil, é levar as informações às escolas. Na natureza, a cada mil ovos, apenas um chaga a idade adulta. A espécie é ameaçada por predadores naturais e pela a ação do homem.
Governo vai recadastrar terras na Amazônia
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) divulga hoje a instrução normativa com as regras para o recadastramento das terras nos 36 municípios da Amazônia Legal campeões de desmatamento, que será um pente-fino na titularidade de pequenas e grandes propriedades. Quem não entregar todos os documentos exigidos terá automaticamente suspenso o Certificado de Cadastramento de Imóveis Rurais (CCIR). O edital de convocação dos proprietários deve ser publicado no Diário Oficial do próximo dia 3, e o prazo de recadastramento deve ir até 2 de abril.
O governo vai reiterar a obrigação de os proprietários declararem a nacionalidade porque o Incra detectou movimentos suspeitos de estrangeiros, pessoas físicas, que estariam comprando grandes fazendas com a ajuda de laranjas. O governo admite não "ter controle nenhum" sobre a nacionalidade dos detentores de terras. O lado mais visível desse movimento são as vendas de terras associadas aos projetos de produção de biocombustível, que atraem fundos de investimentos. Os pequenos proprietários vão receber ajuda do governo no processo de recadastramento.
Para um cadastramento preciso, o governo também decidiu que a planta e memorial descritivo do terreno deverão ser elaboradas com as coordenadas obtidas por receptores de sinais de GPS, acompanhadas da precisão obtida e da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Outro item da instrução normativa alerta os proprietários para o fato de que a entrega da documentação não livra o dono da terra da investigação do governo.
O governo vai reiterar a obrigação de os proprietários declararem a nacionalidade porque o Incra detectou movimentos suspeitos de estrangeiros, pessoas físicas, que estariam comprando grandes fazendas com a ajuda de laranjas. O governo admite não "ter controle nenhum" sobre a nacionalidade dos detentores de terras. O lado mais visível desse movimento são as vendas de terras associadas aos projetos de produção de biocombustível, que atraem fundos de investimentos. Os pequenos proprietários vão receber ajuda do governo no processo de recadastramento.
Para um cadastramento preciso, o governo também decidiu que a planta e memorial descritivo do terreno deverão ser elaboradas com as coordenadas obtidas por receptores de sinais de GPS, acompanhadas da precisão obtida e da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Outro item da instrução normativa alerta os proprietários para o fato de que a entrega da documentação não livra o dono da terra da investigação do governo.
Cobra fugiu de táxi e foi apanhada na avenida de Moçambique
Só a valentia de um elemento do SPENA de Setúbal(Portugal) conseguiu com que fosse possível apanhar a cobra que fugiu de um táxi para a rua no bairro do Liceu. O réptil exótico segue agora para o Jardim Zoológico.
Uma cobra exótica com um metro e meio de comprimento, que seguia num táxi da cidade, acabaria por fugir para a rua, na avenida de Moçambique, perto do Lidl, no bairro do Liceu, no final da tarde de sexta-feira. A história ainda não está bem explicada mas tudo indica que o taxista transportava um cliente que levava o réptil conhecido por "Cobra-do-Milho", no porta-bagagem, para um determinado lugar mas algo aconteceu entre ambos e o dono abandonou a cobra no local. O facto é que o réptil, considerado raro em Portugal, escapou.
Perante o alerta, foram destacados para o local agentes da PSP, Protecção Civil, Serviços de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR de Setúbal e do Instituto de Conservação da Natureza. Foi apanhado o réptil e transportado para as instalações do SEPNA, na avenida Jaime Cortesão, onde ficou durante o fim-de-semana e seguirá hoje para o Jardim Zoológico de Lisboa conforme decisão do Instituto de Conservação da Natureza.
Segundo conseguimos apurar esta "Cobra-do-Milho" deve valer no mercado 400 euros e caracteriza-se pela sua cor brilhante e com grandes malhas de tons castanhos, mantendo-se quase sempre enrolada, sendo por isso factor de atracção para algumas pessoas.
ORIGEM A "Pantherophis guttatus", anteriormente chamada "Elaphe guttatus", tem como nome comum "cobra-do-milho", devido às suas origens. É originária dos celeiros dos EUA, México e ilhas Caimão, onde caça ratos, não actuando como uma peste, mas sim ajudando os agricultores a controlar as colónias de roedores.
COLABORE COM O MEIO AMBIENTE
Agora já temos aonde descartar pilhas/baterias no (Banco Real) e óleo de cozinha nas (Lojas Extra) A partir de agora as Agências do Banco Real e as lojas do Extra estão com programa de reciclagem. Sabe aquelas pilhas e baterias usadas que não sabemos o que fazer com elas? Pois é, agora está fácil! Basta levá-las a qualquer agência do Banco Real e colocá-las no Papa-pilhas. Este é mais um programa de reciclagem promovido pelas instituições
As pilhas e baterias de celulares, câmeras digitais, controle remoto, relógios, etc, contém materiais que contaminam o solo e os lençóis freáticos deixando-os impróprios para utilização, podendo provocar problemas à saúde,como danos para os rins, fígado e pulmões. São eles:cádmio, mercúrio, níquel, chumbo. Não esqueça: oPapa-Pilhas está disponível em todas as unidades do Banco Real.
Também já temos onde levar o óleo de cozinha usado para reciclar!
As lojas do Extra, que já reciclam outros tipos de resíduos, como papel, vidro, plástico e metal, reciclarão também óleo de cozinha!Você sabia que apenas 1 litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água ou o que uma pessoa consome em 14 anos de vida?E ainda provoca a impermeabilizaçã o dos leitos e terrenos próximos, contribuindo para a ocorrência de enchentes.
Como fazer:
Depois que o óleo usado esfriar, armazene em uma garrafa PET daquelas de 2 litros, se possível transparente.Tampe bem a garrafa e deposite-a no coletor de lixo de cor marrom da loja Extra, indicado para esta finalidade. Todo óleo de cozinha coletado será encaminhado pela cooperativa às empresas recicladoras, que o utilizarão como matéria-prima para a produção de biocombustível.
Se o Extra mais perto de sua casa ainda não tem o coletor apropriado, ligue para o SAC da empresa: 0800-7732732, e peça para que seja providenciado. Independentemente disso, pare imediatamente de jogar óleo pelo esgoto. Armazene em garrafas e jogue no lixo reciclável, e não no esgoto.Não esqueça: o Coletor Marrom está disponível em todas as Lojas do Extra. Se você quer ajudar mais:Divulgue este por e-mail para todas as pessoas que assim como você se preocupa com nosso Planeta.
É assim que ajudamos a construir um mundo melhor..
A Natureza agradece
As pilhas e baterias de celulares, câmeras digitais, controle remoto, relógios, etc, contém materiais que contaminam o solo e os lençóis freáticos deixando-os impróprios para utilização, podendo provocar problemas à saúde,como danos para os rins, fígado e pulmões. São eles:cádmio, mercúrio, níquel, chumbo. Não esqueça: oPapa-Pilhas está disponível em todas as unidades do Banco Real.
Também já temos onde levar o óleo de cozinha usado para reciclar!
As lojas do Extra, que já reciclam outros tipos de resíduos, como papel, vidro, plástico e metal, reciclarão também óleo de cozinha!Você sabia que apenas 1 litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água ou o que uma pessoa consome em 14 anos de vida?E ainda provoca a impermeabilizaçã o dos leitos e terrenos próximos, contribuindo para a ocorrência de enchentes.
Como fazer:
Depois que o óleo usado esfriar, armazene em uma garrafa PET daquelas de 2 litros, se possível transparente.Tampe bem a garrafa e deposite-a no coletor de lixo de cor marrom da loja Extra, indicado para esta finalidade. Todo óleo de cozinha coletado será encaminhado pela cooperativa às empresas recicladoras, que o utilizarão como matéria-prima para a produção de biocombustível.
Se o Extra mais perto de sua casa ainda não tem o coletor apropriado, ligue para o SAC da empresa: 0800-7732732, e peça para que seja providenciado. Independentemente disso, pare imediatamente de jogar óleo pelo esgoto. Armazene em garrafas e jogue no lixo reciclável, e não no esgoto.Não esqueça: o Coletor Marrom está disponível em todas as Lojas do Extra. Se você quer ajudar mais:Divulgue este por e-mail para todas as pessoas que assim como você se preocupa com nosso Planeta.
É assim que ajudamos a construir um mundo melhor..
A Natureza agradece
Vários planetas poderiam abrigar vida
Astrônomos reunidos em Boston, nos Estados Unidos, para encontro da Associação Americana para o Avanço da Ciência que termina nesta segunda-feira divulgaram dados que sugerem que a possibilidade de o Universo conter planetas com condições de vida é maior do que se pensava previamente. As novas evidências indicariam que mais da metade das estrelas semelhantes ao Sol na Via Láctea poderiam conter sistemas planetários similares ao nosso.
Os cientistas apostam que as descobertas dos próximos anos deverão mudar radicalmente a concepção do homem sobre o Universo e a formação dos planetas. “Nossas observações sugerem que entre 20% e 60% das estrelas semelhantes ao Sol apresentam, ao seu redor, evidências de formação de planetas rochosos não muito diferente daquela que nós acreditamos que gerou a Terra”, afirmou Michael Meyer, da Universidade do Arizona, segundo o site da rede BBC.
Pó - Ao lado de outros pesquisadores, Meyer observou grupos de estrelas com massa similar à do Sol. Eles, então, detectaram discos de poeira cósmica ao redor das estrelas em alguns dos grupos mais jovens. Acredita-se que essa camada de pó seja um subproduto do choque de rochas durante a formação de planetas. A sonda Kepler da Nasa, agência espacial americana, a ser lançada em 2009, deverá varrer parte do Cosmo em busca de planetas similares à Terra.
Falando pela agência americana, Alan Stern disse acreditar que, após séculos de observação espacial, o homem só deve ter encontrado a “ponta do iceberg” quando o assunto são outros planetas, mesmo dentro do Sistema Solar. “Nossa velha visão de que o Sistema Solar possui apenas nove planetas será substituída por outra, segundo a qual há centenas ou mesmo milhares de planetas”, disse. Para ele, muitas dessas novas localidades poderão ser geladas, outras rochosas como a Terra e algumas com massa semelhante ao nosso planeta.
A expectativa geral dos cientistas é encontrar um lugar com condições para abrigar – ainda que no futuro distante – uma colônia humana. "Para mim, há duas condições que temos perseguir: um planeta com massa semelhante à do nosso planeta e que mantenha a distância certa de sua estrela”, resume Debra Fischer, da Universidade Estadual de San Francisco.
UE distribui software para calcular emissões poluentes
A União Européia lançou na sexta-feira o primeiro aplicativo que permite calcular, por meio do telefone celular, a quantidade de gases causadores do aquecimento global emitida por uma pessoa em suas atividades diárias.
Chamada mobGAS, a tecnologia é capaz de indicar o nível de emissão pessoal de três gases com efeito estufa - dióxido de carbono, metano e óxido nitroso - a partir de informações sobre o tipo de transporte que o cidadão utilizou, o tempo que passou assistindo televisão ou que tipo de comida cozinhou em determinado dia.
O usuário pode optar por enviar seus resultados diários, mensais ou anuais ao site do aplicativo para que sejam comparados com a média nacional e mundial de emissões individuais.
Com base nesses dados, uma animação mostra a contribuição do cidadão para atingir as metas do Protocolo de Kyoto.
“Os comportamentos individuais, especialmente a forma como nos deslocamos, os aparelhos que utilizamos e os alimentos que ingerimos, podem influenciar as emissões de forma significativa. O estilo de vida e as opções dos consumidores constituem um fator chave e por isso é importante que as pessoas tenham consciência do impacto das suas opções”, defende a Comissão Européia(CE), órgão Executivo da UE.
Engajamento
Com o objetivo de engajar os cidadãos europeus na redução de emissões de gases de efeito estufa, a UE está fornecendo o aplicativo gratuitamente na página de internet http://mobgas.jrc.ec.europa.eu.
O custo associado com o download depende do plano de preços da operadora de celular.
O mobGAS pesa em média 146 Kb e está disponível em 21 idiomas europeus, por enquanto apenas para telefones celular.
“O celular é um aparelho que todos levam consigo na maior parte do tempo, então é possível usar algum momento tranquilo, em uma viagem de ônibus ou enquanto se espera por um compromisso, para fazer o calculo das emissões pessoais”, explica a CE.
O aplicativo foi desenvolvido por cientistas do centro de pesquisas da CE (Joint Research Center) em parceria com a companhia portuguesa MobiComp.
Estudo mostra impacto do homem sobre oceanos
Os mapas foram feitos com base em um estudo que analisou o impacto dos seres humanos em ecossistemas como os recifes de corais, as colônias de algas marinhas, plataformas continentais e os oceanos profundos. O mapa mostra que as áreas mais afetadas pelo impacto humano são o Mar do Norte, Mar da China Oriental e Meridional, Mar do Caribe, a costa leste da América do Norte, os mares Mediterrâneo e Vermelho,o Golfo Pérsico, o Mar de Bering e várias regiões do Pacífico Oeste.
O estudo indica ainda que as áreas menos afetadas são aquelas próximas aos pólos. "Este projeto nos permite começar a ver o cenário do impacto dos humanos nos oceanos", diz Ben Halpern, que liderou o estudo. "Os resultados mostram que, somados, os impactos individuais revelam uma situação muito pior do que imagino que as pessoas esperavam. Certamente foi uma surpresa para mim", afirma.
Brasil
Segundo os cientistas, a influência dos humanos varia de forma significativa de acordo com cada ecossistema. Nas áreas mais afetadas, por exemplo, há grande concentração de recifes de coral, algas marinhas, mangues e montanhas marinhas. Já os ecossistemas menos afetados são áreas de oceanos abertos e onde o fundo do mar é mais liso.
O mapa revela que em grande porção da costa brasileira, o impacto dos humanos é "médio alto", o que indicaria uma influência de 4,95 até 8,47%. No entanto, enquanto algumas áreas na costa sul do Brasil o impacto aparece mais ameno, uma grande faixa da costa sudeste do país revela um impacto alto, maior que 15,52%.
Processo
A pesquisa envolveu quatro etapas. Na primeira, os cientistas desenvolveram técnicas para quantificar e comparar o impacto das atividades humanas em diferentes ecossistemas. Na segunda etapa, a distribuição dos ecossistemas e das influências humanas foi analisada.
Os cientistas então combinaram as duas informações - a distribuição e o impacto - para determinar "os índices do impacto humano" para cada região do mundo. Finalmente, os cientistas usaram estimativas sobre as condições dos ecossistemas marítimos já disponíveis para fundamentar ainda mais os índices levantados pela pesquisa.
Os cientistas afirmam que, apesar dos esforços, o mapa ainda é incompleto, já que os dados sobre algumas atividades humanas ainda é escasso.
Futuro
Apesar do cenário revelado pela pesquisa, os cientistas sugerem que ainda há tempo para tentar preservar os oceanos. "Há certamente espaço para a esperança", diz Carrie Kappel, que participou do estudo. "Com esforços para proteger as porções dos oceanos que ainda continuam puras, temos uma boa chance de preservar estas áreas em boas condições", afirma.
De acordo com o estudo, o mapa poderá servir como referência para o desenvolvimento de políticas de conservação e manutenção, além de oferecer informações sobre o impacto de certas atividades.
"O homem sempre usará os oceanos para recreação, extração de recursos e outras atividades comerciais, como o transporte marítimo. O que precisamos é fazer isso de forma sustentável para que os oceanos continuem saudáveis e continuem a nos oferecer os recursos que precisamos", conclui Halpern.
Aquecimento ameaça encher ecossistema antártico de tubarões e caranguejos
O aquecimento global ameaça encher as calmas águas antárticas de tubarões e caranguejos, com conseqüências potencialmente catastróficas para esse ecossistema marinho único e preservado, advertiram biólogos nesta sexta-feira.
"Há muito poucos predadores na Antártica capazes de romper mariscos e moluscos; o fundo marinho dessa zona está povoado de invertebrados, com seus suaves corpos deslocando-se lentamente, como ocorria no oceano há milhões de anos", explicou Cheryl Wilga, professora de Biologia da Universidade de Rhode Island (leste).
As temperaturas da água na península antártica parmanecem todo o ano muito frias para que tubarões e outros peixes e caranguejos possam sobreviver.
Mas, nos últimos 50 anos, a temperatura aumentou entre um e dois graus Celsius, sob o efeito do aquecimento climático, o que representa quase o dobro do ocorrido no restante do mundo, acrescentou, durante entrevista à imprensa junto com outros biólogos, paralelamente a uma conferência anual da Associação americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), realizada esta semana em Boston (Massachusetts, leste).
Segundo a cientista, "uma vez chegados à zona, a ecologia e a fauna" do fundo marinho se ressentirão.
Para Sven Thatje, do Centro nacional oceanográfico de Southampton na Grã-Bretanha, "esta será uma perda trágica da biodiversidade num dos poucos locais ainda preservados e verdadeiramente em estado selvagem do planeta.
EU SOU CONTRA À PEDOFILIA
É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-las a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
(Artigo 227 da Constituição Federal)
Alguns Blogs que ja aderiram
Amigos da Blogosfera, Lys, Andreia Motta,Tania Defensora, Sahmany, Carlos Fran,Cidao, Rosane, Claudia Pit, Leonardo Rocha Pena, Mário Leal, Ronald, Jorge Araujo, David Santos, Chicoelho, Tito Livio, Meire,Marco Ferreira, Rafael Rap, Taliesin, Ru Correa, Carlos Jr., Maria Augusta, Simone Zelner, Luci Lacey, Vitoria, Evellyn, Cilene Bonfim, Veridiana Serpa, Silvano Vilela, Grace Olsson, Lino Resende, Elisabete Cunha, Dullim, Daniela Pontes, Cha verde com limao, Aninha Pontes, Junior, Aju, Patty, Fabiola, Meiroca, Fabio Max,Rodrigo Villasboas, Diego Pacheco, Nemias, Leticia Coelho, Lucia Freitas, Rui Nelson, Sonia, Flavio, Victor Fontana, Samantha Shiraishi, Bruna, Marcos Pontes, Luciane, Principe Tito, Sergio Ricardo, Teresa Freire, Dª Anja, Roberto Balestra, Dario Velasco, Juca, Sergio, Mirella, Desabafo de mae, Oscar, Flainando na web, Gente sem saude, Pedro Ivo, Cilene Bonfim, Fabiana, Aline Silva Dexheimer, Val Barbieri, Juzinha, Dono do Bar, Rosamaria,Flavia, Odele Souza, Lunna Montez’zinny, Nerio Junior, Paula Goes, Herika, Chuvinha, Georgia Aegerter, Adri-Dri-Drika, Ola, Maria, Ana Cranes, Leonor Cordeiro, O mundo encantado de Cecilia Meireles, Madalena Barranco, Mara Fortuna, Luiza Helena, Monika Mayer, Turmalina, Everson, Edson Marques, Maria Laura, Fernanda, Elvira Carvalho, Chawca, Jens, Ricardo Rayol, Amigona, Janaina de Almeida, Naldy, A Abiose Maringaense, Oliva Verde, Ziggy, Miguel, Rui Nelson, Heloisa, Maria Clarinda, Pegasus, Caleydoscope Eyes, Cristiane Fetter, Paula Barros, Rakel Macedo, Tony, Miosotis Obidos, Lucas Ghellere, Sonia Horn Nascimento, Renata Christina, Claudia, Sclair, Tati Sabino, Landinho, Ana Paula, Aurea, Garfio, Xico Lopes, Anunciacao, Tina, Mutumutum, Karina, Lucia Helena F. Moura, Teresa Freire, Raul Rudoisxis, Willian Mendes, Maria da Conceicao Banza, Meyviu, Laura, Rosa Silvestre, Pata Irada, Vrouw, Parvinha, Sombra do Sol, Kleverson Neves, Jake, Euza Noronha, Arco-iris, Ecclesiae Dei, Taty Ferreira, Julio Moraes, Afonso, o Chato, Regina Celia Simoes, Gighiggi, Tomavana, Cristina, Tanya, Daniel Mafinski Biz, Sophia Mar, Rodrigo Reis, Nadja, Luiza Gaivota, Ingrid, Sergio Issamu, Antonio Madrid, Peciscas, Maria Augusta, Looking4good, Ricardo Cobra Martinez, Teo Victor, Gustavo Chaves, Pena, Sergio Coutinho, Fernando Cury, Baby, Isabel Filipe, Ana Sofia, Andrea Sig Mundi, Sandra Mora, Marcos Santos, Gabriel Ruiz, Carmen Neves, Alanna Blogada, Lulu on the Sky, Gotinha, Denise BC, Joy, Maristela Bairros, Ze Lerias, Fernanda e poemas, GuGa Flaquer,Santoblognossodecadadia ,fernandocury,heloisan, issamu ,sanascimento ronaldds,AleB ,Palavras... ,JulioMoraes ,Xico_Lopes
armarios
Destructoras de Papel
ingles en el extranjero
millennium seguros
posicionamiento en google
restaurante erotico
Estudo: atividade humana e poluição já afetam quase todos os oceanos
Quase todo o oceano já foi danificado de alguma maneira pela ação do homem, e pelo menos 41% de suas águas foram seriamente afetadas, de acordo com estudo publicado nesta quinta-feira.
As áreas costeiras estão contaminadas por resíduos. Ostras e pesca estão desaparecendo. Ilhas flutuantes de lixo e sujeira do tamanho de pequenos estados impedem a circulação da água. Aves e baleias são atingidas por barcos que deixam um rastro de petróleo e dejetos por onde passam.
O maior dano, no entanto, são as mudanças climáticas, afirma o primeiro estudo em escala global sobre o impacto humano nos ecossistemas marinhos, que será publicado na revista "Science".
"Há impactos amplos e intensos", lamenta Kim Selkoe, co-autora do trabalho e pesquisadora da Universidade do Havaí.
Um aumento significativo na temperatura da água foi observado no Atlântico Norte entre 1995 e 2005, e se espera que o aquecimento global faça subir ainda mais as temperaturas em outros lugares.
As altas temperaturas colaboram, por sua vez, para o aumento do nível de plâncton presente na água e modificam a composição de espécies nos níveis mais altos da cadeia alimentar. Além disso, elevam a ocorrência de doenças e mudanças na circulação marítima, explica Selkoe.
Os oceanos estão se tornando cada vez mais ácidos, devido à absorção de dióxido de carbono em excesso, e as plantas estão sendo afetadas pelo aumento da radiação ultravioleta.
"A outra coisa realmente surpreendente para mim é que nossos dados sobre a pesca mostram que 80% dos oceanos do mundo são explorados", afirma a pesquisadora. "Não sobra um só lugar onde os peixes possam se esconder (...). Os barcos pesqueiros estão por toda parte".
Enquanto a pesca de subsistência tem um impacto limitado na ecologia marítima, a pesca comercial representa um alto impacto e joga toneladas de peixes, aves e mamíferos mortos no mar, e isso ameaça de extinção várias espécies de tartarugas, aves, baleias e golfinhos.
O tráfego de barcos é o terceiro maior culpado pela poluição.
"Quando olhamos o mapa do tráfego marítimo, há uma sólida cobertura dos oceanos do mundo", diz Selkoe. "O combustível é derramado, há poluição auditiva que perturba as baleias (...), o que tem um importante efeito nos ecossistemas".
Afastar os percursos das embarcações das áreas sensíveis, como recifes de corais, poderia reduzir significativamente o impacto na vida marítima, sugere o estudo.
As águas mais afetadas no mundo incluem imensas áreas do Mar do Norte, o sul e o leste do Mar da China, o Mar do Caribe, a costa leste da América do Norte, o Mar Mediterrâneo, o Mar Vermelho, o Golfo Pérsico, o Mar de Bering e várias regiões do oeste do Pacífico.
Apenas 3,7% do oceano é considerado área de baixo impacto, e a maior parte disso fica perto dos pólos terrestres, onde o gelo temporário e permanente limita a atividade humana.
"Infelizmente, ao passo que as calotas de gelo polar desaparecem com o aquecimento global e a atividade humana se estende a essas áreas, há um risco maior de degradação rápida desses e de outros ecossistemas", explica Carrie Kappel, co-autora do estudo e pesquisadora do National Center for Ecological Analysis and Synthesis.
Blogagem coletiva dia internacional damulher 08/03
O motivo do dia 8 de março, ser considerado o Dia Internacional da Mulher, é porque foi nesse data, dia 8 de março de 1857, “que operárias de uma indústria têxtil de Nova York se revoltaram contra as péssimas condições de trabalho a que estavam submetidas e resolveram ocupar a fábrica, reivindicando igualdade salarial, melhores condições de trabalho e redução da jornada de 14 p/10 horas. Os patrões fecharam todas as portas e atearam fogo ao prédio ocupado. Resultado: 129 mulheres foram queimadas vivas.”(*)
Desde então se tem essa data como uma conquista, e uma homenagem àquelas que lutaram e morreram tentando conquistar o que era de nosso direito, e como exemplo de luta e ideal que pouco a pouco vem sendo conquistado.
Tudo que conquistamos até hoje, não foi conquistado passivamente, e sim c/muita luta, e principalmente, c/muita luta de um movimento que ainda hoje sofre discriminação e ainda hoje pessoas desconhecem seu verdadeiro significado, que é o MOVIMENTO FEMINISTA.
fonte :informativo “Cidadania”
participe coordenadora da campanha: Meiroca
Desde então se tem essa data como uma conquista, e uma homenagem àquelas que lutaram e morreram tentando conquistar o que era de nosso direito, e como exemplo de luta e ideal que pouco a pouco vem sendo conquistado.
Tudo que conquistamos até hoje, não foi conquistado passivamente, e sim c/muita luta, e principalmente, c/muita luta de um movimento que ainda hoje sofre discriminação e ainda hoje pessoas desconhecem seu verdadeiro significado, que é o MOVIMENTO FEMINISTA.
fonte :informativo “Cidadania”
participe coordenadora da campanha: Meiroca
Contra poluição, comitê pode instruir atletas a usar máscaras em Pequim
O Comitê Olímpico Britânico vai autorizar os seus atletas a competir com máscaras anticontaminação durante os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto. O anúncio foi feito pelo diretoir-geral da entidade, Simon Clegg em entrevista ao jornal The Times ."Nosso trabalho é tentar ganhar medalhas e bater nossos rivais", explicou o dirigente. "Esperamos que as autoridades chinesas se dediquem bastante à resolução do problema para que nossos atletas não sejam obrigados a usar a máscara", ressaltou.O prefeito de Pequim, Guo Jinlong, reconheceu em janeiro que a tarefa de controlar a contaminação ambiental e os problemas de tráfico segue sendo árdua.A preocupação com a contaminação ambiental na China é tamanha que o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Jacques Rogge, avisou em 2007 que algumas provas de resistência, como a maratona, poderiam ser remarcadas ou adiadas para preservar a integridade física dos atletas.Recordista mundial da mais tradicional prova de atletismo da Olimpíada, o etiópe Haile Gebreselassie, ameaçou desistir da prova que está marcada para o dia 24 de agosto, último dia de competições em Pequim.
Pequim fecha 144 postos de gasolina para melhorar meio ambiente
A cidade de Pequim encerrará em maio as atividades de 10% de seus postos de gasolina (144 de um total de 1.442) para introduzir melhorias com o intuito de melhorar o meio ambiente da capital que receberá os Jogos Olímpicos, informou nesta sexta-feira o China Daily.
A maioria dos postos que serão fechados pertence a duas gigantes petroleiras, CNPC e Sinopec, que terão de instalar equipamentos para redução de emissão de gases poluidores, explicou a reportagem.
Como a reparação pode acarretar riscos à segurança, o governo optou por fechar os postos de gasolina que serão submetidos à mudança. A colocação dos novos sistemas custará entre US$ 70 mil e US$ 83 mil, segundo o jornal.
A medida vem acalmar os ânimos da imprensa internacional e de federações esportivas, que temem pela saúde dos atletas durante a maior competição mundial. Para os organizadores dos Jogos, é mais uma medida tomada às vésperas do início da competição para dissuadir a idéia de que a capital chinesa é uma das cidades mais contaminadas do mundo, o que não apenas atinge negativamente o evento, mas distoa dos "Jogos verdes" de Pequim vendida pelo comitê chinês.
MEIO AMBIENTE: Sony e Sagawa querem reduzir emissão de gases
As empresas japonesas Sony e Sagawa se uniram a um grupo de dez grandes multinacionais para reduzir a emissão de gases do efeito estufa de maneira conjunta. As companhias firmaram parceria com a organização WWF para redigir um documento chamado Declaração de Tóquio.
O acordo visa uma redução de gases do efeito estufa para limitar o aumento de temperaturas no mundo a dois graus centígrados. O grupo de empresas multinacionais inclui líderes em seus setores como Nokia, Nike e Hewlett-Packard.
A declaração, assinada esta semana durante a Cúpula dos Salvadores do Clima 2008, organizada pela WWF e a Sony em Tóquio, afirma que a emissão de gases do efeito estufa deveria ser reduzida em 50% para 2050, e que as emissões deveriam começar a ser reduzidas nos próximos dez anos. As empresas que assinaram a declaração reduzirão suas próprias emissões, além de promover um estilo de vida que não exija um alto nível de consumo de carbono.
O acordo visa uma redução de gases do efeito estufa para limitar o aumento de temperaturas no mundo a dois graus centígrados. O grupo de empresas multinacionais inclui líderes em seus setores como Nokia, Nike e Hewlett-Packard.
A declaração, assinada esta semana durante a Cúpula dos Salvadores do Clima 2008, organizada pela WWF e a Sony em Tóquio, afirma que a emissão de gases do efeito estufa deveria ser reduzida em 50% para 2050, e que as emissões deveriam começar a ser reduzidas nos próximos dez anos. As empresas que assinaram a declaração reduzirão suas próprias emissões, além de promover um estilo de vida que não exija um alto nível de consumo de carbono.
IAP multa supermercados em mais de R$ 200 mil
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) multou nesta quinta-feira (14) três grandes redes de supermercados. Cada rede foi autuada em R$ 70 mil por não apresentar à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e ao Ministério Público do Paraná alternativas para a substituição das sacolas plásticas disponibilizadas em suas lojas. Se somadas, as multas totalizam R$ 210 mil. De acordo com o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente do Ministério Público, Saint-Clair Onorato Santos, esta é uma ação inédita no Brasil. Ele acredita que as empresas autuadas precisam ter responsabilidade ambiental. A iniciativa de buscar alternativas para as sacolas plásticas é do programa Desperdício Zero, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente, que tem como objetivo reduzir em 30% o volume de lixo gerado e eliminar os lixões a céu aberto no Estado. ADESÃO – Apesar da resistência de alguns supermercados, outras redes que atuam no Estado já usam sacolas retornáveis, produzidas com diversos materiais – desde o tradicional tecido até o plástico oxibiodegradável.
Emissão de CO2 dos navios é maior do que se pensava
As emissões de dióxido de carbono (CO2) procedentes da frota naval são quase três vezes superiores ao que se pensava até agora, segundo um relatório da ONU vazado ao jornal britânico "The Guardian".
Essas emissões já alcançaram 1,12 bilhão de toneladas anuais, representando 4,5% do total de emissões do gás que mais contribuiu com o efeito estufa.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) tinha calculado que as emissões procedentes desse setor não superavam 400 milhões de toneladas anuais.
Para o novo estudo, no entanto, cientistas de vários países utilizaram dados mais exatos fornecidos pelas indústrias petrolífera e náutica à Organização Marítima Internacional (IMO, em inglês).
Esses especialistas concluíram que as emissões não são apenas superiores às previstas, mas que elas vão aumentar 30% até 2020.
Contudo, as emissões feitas por esses veículos não foram levadas em consideração pelos países europeus na fixação das metas na luta contra a mudança climática.
"A indústria naval conseguiu escapar da publicidade até agora.
Ela ficou de fora das discussões", disse o presidente do IPCC, Rajendra Pachauri.
"Espero (que as emissões navais) sejam incluídas no próximo acordo das Nações Unidas", disse Pachauri, que reconheceu a falha do Painel da ONU ao não considerar a gravidade do problema.
Segundo o "Guardian", os resultados do relatório é constrangedor para muitos Governos, inclusive o britânico, que financiaram a pesquisa.
Esses Governos e a União Européia (UE) minimizaram sistematicamente o impacto da frota naval, dizendo que ela representa menos de 2% das emissões globais de CO2, razão pela qual não a incluíram em suas estimativas oficiais.
A publicação do estudo da ONU aumentará as pressões sobre o setor naval para começar a utilizar combustíveis mais limpos.
A UE também deve incluir a indústria naval em seu mecanismo de troca de emissões de CO2.
Pingüins-reis ameaçados na Antártida
Os pingüins-reis da Antártida correm o "sério risco" de virarem uma espécie em extinção, já que, a cada 0,26°C que a temperatura da superfície marítima sobe, a população adulta deles diminui em 9%. A informação é de um estudo publicado na revista norte-americana "Proceedings" of the National Academy of Sciences" (PNAS).
Pesquisadores do Instituto Multidisciplinar Hubert Curien, ligado ao Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, descobriram que as aves marinhas são "indicadores sensíveis" das mudanças no ecossistema marinho e sofrem de forma ampliada os efeitos da mudança climática.
De acordo com estudo, o aquecimento global poderia obrigar os pingüins-reis a diminuirem suas necessidades nutritivas até um nível inferior da cadeia alimentar, em cujo topo eles se encontram.
O artigo diz que os cientistas estudaram a reprodução e a sobrevivência dos pingüins-reis das Ilhas Crozet, um arquipélago subantártico, por meio de marcações subcutâneas de identificação eletrônica. Segundo o estudo, o aquecimento do planeta afeta negativamente a procriação e a sobrevivência dos pingüins-reis adultos.
O aumento da temperatura dos mares afeta não só a oferta de alimentos perto da colônia de pingüins-reis das Ilhas Crozet como interfere no processo de acasalamento das aves.
Governo não irá anistiar quem desmatou, diz Marina Silva
ACREDITE QUEM QUISER !!!
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse hoje que para os ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura não há possibilidade de anistiar os devastadores nem de reduzir a reserva florestal na Amazônia. Marina Silva afirmou que o governo está empenhado em combater o desmatamento e que a posição do Ministério do Meio Ambiente também será repassada aos líderes na Câmara dos Deputados e no Senado.
Marina Silva descartou a proposta de reduzir a área de reservas florestais das propriedades, hoje em 80%. "Não há possibilidade de o governo federal estar trabalhando na diminuição da reserva, estamos trabalhando para a implementação do decreto, a aplicação das medidas e para fazer com que neste ano também consigamos os mesmos resultados que conseguimos até agora", afirmou a ministra, em entrevista coletiva.
Hoje, o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, afirmou que quem desmatou a sua propriedade antes de 1996 e manteve 50% está em situação legal, mas terá que demonstrar quando o desmatamento ocorreu. "Quem ainda não desmatou só pode desmatar 20%, quem já desmatou antes da medida provisória de 1996 e comprovou que foi antes é obrigado a manter os 50% apenas. Quem fez depois disso tem que recuperar até 80%, a não ser que a propriedade seja incluída em uma zona de uso intensivo", disse.
Agência Brasil.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Limão e Cravo. Esta dica é ótima para quem fará as refeições ao ar livre,churrasqueira...Cravos espetados em limão afastam as moscas e ...
-
Hoje você pode ajudar a natureza e ainda se tornar um emprendedor no ramo da reciclagem,saiba como acesse a Cempre la tem cartilhas e apoio ...