Surge uma nova atividade: o garimpo urbano.


A quantidade de lixo eletrônico que é produzido na sociedade moderna já está causando o surgimento de uma nova atividade: o garimpo urbano. Em países cujos eletrônicos são famosos pelo seu preço baixo, como o Japão, pessoas vasculham o lixo para retirar, de produtos eletrônicos, componentes metálicos cujo preço é cada vez mais alto. Outros países, como a Índia, a China e a Nigéria, onde a atividade também é comum, recebem lixo tecnológico de vários locais do mundo, onde é mais barato exportar do que manter o lixo.
A maioria dos componentes visados são pouco conhecidos: o índio, por exemplo, é usado na produção de telas de LCD, e o antimônio e o bismuto são fundamentais em produtos de alta tecnologia. Mas aparelhos como telefones celulares e placas de computadores ainda podem conter, em seus circuitos, até ouro. O metal precioso é tido como um melhor condutor de eletricidade que o cobre, que é usado mais amplamente pela indústria e também alvo de reciclagem.
Enquanto alguns materiais são reciclados ou mesmo reaproveitados para consertos ou confecção de novos aparelhos, o ouro e outros metais preciosos muitas vezes são retirados, derretidos e vendidos a joalheiros, especuladores ou mesmo às fábricas de eletrônicos. Uma tonelada de telefones celulares pode conter 150 gramas de ouro, 100 quilos de cobre e três quilos de prata, entre outros metais.

4 comentários:

Eliana Gerânio Honório. disse...

Francisco, hoje é domingo.
Dia de garimpar os amigos.

Um abraço afetuoso.
Eliana Alves

Francisco Coelho disse...

`Qualquer dia e um prazer receber os amigos!

Abç

Andréia Lino disse...

muito bom saber...eu q tenho lan house as vezes fico com uma dó de jogar as peças no lixo, pq sei q não serão reaproveitada...

infelizmente nem a coleta seletiva funciona por essa parte de cá.
enfim... faço o possivel para gastar menos...

bjoka

brigada pelas visitas...

Anônimo disse...

Vocês só esqueceram de dizer que essa prática pode acarretar várias doênças cacinogênicas, pulmonares e até má formação do feto.AS pessoas desse países já sofrem as cosequencias com os seus sangues e orgânismos contaminados.No ato de queimar esse material para a retirada do minério formam-se partículas tóxicas contaminando o ar e o solo.

Natureza