Blogagem coletiva coisas do Brasil

Apesar de ser paulistano é estar morando apenas 5 anos nesse belissimo estado que é o Paraná,escolhi elê para divulgar um pouco da suas riquesas e culturas.

O Paraná ocupa quinto lugar em importância econômica entre todos os Estados brasileiros.

As primeiras movimentações de colonizadores no Estado do Paraná tiveram início no século XVI, quando diversas expedições estrangeiras percorreram a região à procura de madeira de lei. No século XVII, portugueses e paulistas começaram a ocupar a região, a partir da descoberta de ouro e a procura de índios para o trabalho escravo. A mineração, no entanto, foi legada a segundo plano pelos colonizadores, que se dirigiram em maior número às terras de Minas Gerais. Até o século XVIII, existiam apenas duas vilas na região: Curitiba e Paranaguá. Esse processo retardou a ocupação definitiva da área, que pertenceu à Província de São Paulo até meados do século XIX, com sua economia baseada na pecuária. Logo após conquistada sua autonomia, em 1853, teve início um programa oficial de imigração européia para a região, principalmente de poloneses, alemães e italianos.

O Estado,possui inumeros centros
culturais,bibliotecas,museus,teatros,uma culinaria bem regional é um folclore muito rico.

Agricultura

As diferentes características físicas e climáticas do Estado propiciam a existência de atividades agrícolas diversificadas e seu grau de desenvolvimento econômico permite a utilização de avançadas técnicas agrícolas, que se traduzem nos mais altos índices de produtividade do País. Esta característica eleva os índices médios de produtividade nas principais lavouras do Estado (soja, milho, feijão, algodão, café e trigo), em decorrência do desenvolvimento de modernos sistemas de produção, como é o caso da soja e do trigo, que são cultivados em sistema de rotatividade, gerando duas safras anuais na mesma área. Destaca-se ainda no Estado do Paraná, a produção de batatas, de cana-de-açúcar, de mandioca e de arroz. Nos últimos anos, programas de desenvolvimento da fruticultura vêm sendo implantados em diversas regiões do Estado. Na região norte do Paraná, a implantação de pomares cítricos vem permitindo a produção industrial de suco de laranja, enquanto a produção de maçã alcança, em várias regiões, uma safra média de 30 mil toneladas por ano. O plantio de frutas de clima tropical na região litorânea vem gerando bons resultados, com índices de produção e qualidade competitivos em larga escala.

Pecuária
O Estado possui um dos maiores rebanhos pecuários do País, com 8.606.629 de cabeças de bovinos, sendo expressivas também as criações de suínos (3.780.172) e galináceos (85.713.370). A produção paranaense de leite representa cerca de 10 % da produção nacional.

Indústria
O parque industrial do Estado reúne cerca de 24 mil estabelecimentos, que têm registrado desempenho sempre superior à média nacional do setor. A produção industrial é diversificada, destacando-se as indústrias automobilísticas, de papel e celulose, química, madeireira, alimentícia, de fertilizantes, eletroeletrônica, metalmecânica, de cimento, têxtil e de cerâmica, além da agroindústria.

Os lugares que estive a passeio que mais me agradaram, passeio de trem pela
serra do mar ,praia de Caioba , Teatro de arame , Foz de Iguaçu , bem acho que agora você ja pode ter uma ideia da importancia deste Estado no contexto das Coisas do Brasil.

BLOGUES QUE PARTICIPARAM DESSA CAMPANHA


. Saia Justa, de Georgia Aegerter2. Pensiere e Parole, da Meiroca3. Luz de Luma, da Luma4. Desabafo, da Adri5. Abrindo Janelas, de Saramar
6. L'absurdité de la vie, do Wagner 7. By Oscar Luiz, do Oscar Luiz
8. Flainando na web , do Oscar Luiz9. Gente sem saúde, do Oscar Luiz
10. Aniz com canela, de Suelly Marquez 11. Cantinho da borboleta azul, de Sonia Horn12. Velhos rascunhos, de Márcia13. Passagens e momentos, do Pedro 14. Colar de Contas, de Paloma15. Todo seu: História & Cotidiano, do Sérgio16. Rubensblogger, do Rubens Gama17. Fugas e Devaneios, da Jamille18. Jesus Diogo19. Na casa da vovó, de Rosane Wolff20. TK- Freire, meu jardim, de Tereza Freire21. Abraço de Deus, de Neemias Rodrigues22. Blog do Ronald, do Ronald 23. Meu mundo e nada mais, da Evellyn24. Juliu's Pub, do Julio Moraes25. Hippos, da Lucy Lacei26. Leve & Solto, da Mara27. Aline Silva Dexheimer, de Aline Silva28. Quem arrisca não petisca, da Suzana29. Dy na Hoalanda, de Naldy Veldhuis30. Rosa 147, da Rosamaria31. Verde que te quero verde, de Chico Coelho32. Esculacho & Simpatia, do Marcos Pontes33. O meu jeito de ser, de Ana Pontes
34. Edson Marques35. Prisma, de Célia Rodrigues36. Jeito Danny de ser, de Danny37. Blog do Aju, do Alisson38. Assuntos etc, de Janaína de Almeida39. Lys no labirinto do seu universo desconexo, da Lys40. Luelena, de Lucia Helena41. Intimidade, de Tamara Lopes42. Todo seu: História & Cotidiano, de Sérgio Ferreira43. Infaces, de Alec44. Um caminho..., de Rose Flores45. Maçã envenenada, de Carla46. Imperfeito, de Luiz Motta47. Loba 48. O olho, um jornal patriota e brincalhão, de Jota Effe Esse49. Oficina de gerência, de Hebert Drummond50. Fazendo a diferença, da Baby51. Janelas do Zeca, do Zeca52. Donna Chic53. Ponto K, de Karine Leão54. Neusinha Blog, de Neusa55. Tânia Defensora , de Tânia56. Chronicles & Tales, do Cidão57. Quodores, de Fernando Amaral
58. Meu blog, de Marlene M. 59. Encanto, de Elisabete Cunha
60. Consciência e vida, de Jeanne61. Copacabana Café, de Fátima Queiroz
62. Florescer, de Jacinta Dantas 63. Cecília Helena Poesias em PPS, de Cecília Helena64. A Lua e Eu, de Ane 65. Ramos forest environment , de Luiz Ramos 66. Letras de morango, de Madalena Barranco
67. Blue Moon, da Tina68. A melhor novela de todos os tempos do último verão, de Nando Damázio69. Vida Blog, do Ronaldo70. Palavras Intimistas, de Susana Martins71. Polecos, pequenas opiniões , de Dannyell Simões72. D-Mentes, do GR e da Mylle Li73. Norte, de Du74. Energia Eficiente, de Flávio Vieira75. Olhos Pretos, de Auréola Branca76. Re-novidade, do Everton Vidal77. My blog, do Guga78. Blog do Lapate79. Liga MC80. Coisas do Sanduba, de Sérgio Nascimento81. Blog do The Best, de The Best82. Fios diversos, de Célia de Lima83. Adriane Schroeder84. Renatinha no blogger, de Renata Emy85. Fester Blog, do Fester86. Tudo para todos sobre o nada, de Luiz Menezes87. Borboletando, de Thais88. Rascunhos, retratos e contemplações... , de Antônio Xavier89. Strange Little Girl, de Lorena90. Mundo Afora, da Dedéia91. Palavra de Nanael, de Nanael Bobaim92. Chega mais, de Dácio Jaegger93. Educando por aí, da Maria Fernanda94. Humor I Mente Vadia, de Jack95. Les Rêveurs, de Leandro96. Pretensos colóquios, de Dora Vilela97. Menina Voadora, da Alessandra98. Coisas do Mato Grosso, do Oscar Luiz99. Jardim de Letras, da Crys100. Espaço Mensaleiro, de Eliana Alves




13 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

O Sul brasileiro é mesmo conhecido pela pecuária.

Eu conehco poucas cidades no Sul. Uma das coisas que gostei muito foram os campos verdes contrastando com as cidades e seus altos edifícios.
Outra coisa que diferencia bem para o sul brasileiro é o clima. O inverno por ai é bem frio mesmo.

Abracos

Francisco Coelho disse...

O frio ja começou este ano e parece que vem pra valer.


Abç

Adri disse...

Muito legal essa blogagem que nos da a oportunidade de conhecer um pouquinho mais de cada região e de cada blogueiro ;)

Luma Rosa disse...

Chico, morro de vontade de fazer essa viagem de trem pela serra do mar. Tem perigo? (rs*) Boa blogagem! Beijus

Andréa Motta - Conversa de Português disse...

Obrigada, Chico, por participar da blogagem e nos trazer notícias de sua bela Curitiba.

Anônimo disse...

Olá Francisco Coelho, tudo bem rapaz.
Vim cá agradecer por sua visita e conhecer um pouco do "Verde que te quero verde", aliás, o título é show de bola e notei ser um blogue muito bem elaborado.
Olha só, o Paraná é mesmo fantástico e está em um região privilegiada, que é o sul. Conheço um pouco daí, pois passei meses rodando várias cidades do Paraná à trabalho, fazendo visitas comerciais, especialmente no norte do Estado, como Pato Branco, Ivaiporã, Londrina, Maringá e mais de 30 cidades. Gostei muito de Francisco Beltrão e claro, de Curitiba. Lembro bem da Rua 24 Horas, que tem uma cobertura em vidro. Tenho várias fotos de lá.
O clima dai é fantástico, ao menos eu que gosto do frio. Um dia quero ir a passeio e voltar na Ilha do Mel, que é um paraíso. Abraço e sucesso.

Nando Damázio disse...

Ah, meu Paraná !!
Me orgulho de ser desta terra, mesmo estando longe dela ..
Excelente post ..
O meu é sobre .. Curitiba !!
Abraço, té + !!

Ramosforest.Environment disse...

O Paraná é de grande potencial econômico, turístico e humano.

Osc@r Luiz disse...

Chico, meu amigo,

Tive o privilégio de conhecer parte do Paraná há cerca de cinco meses.
Fui de carro e isso me oportunizou ver paisagens inesquecíveis.
Parabéns a voce e a essa terra abençoada!
Um grande abraço!

Anônimo disse...

Adoraria conhecer o Paraná,o clima é bem diferente daqui.Aliás nosso país é lindo de ponta a ponta!
Beijão!

Anônimo disse...

Ha dois anos tenho feito conexao Sao Paulo X Parana. Em 2007 fiquei 2 meses em Curitiba e ainda em 2008conheci varias cidadezinhas do Parana. Um lugar encantador!!!

Ah, lindo demais ver esse tantao de gente na blogagem....

Bjo!

Unknown disse...

Pois é meu caro Chico, vim do interior de São Paulo também e já me sinto um paranaense... Que lugar bom para se morar, apesar do frio...

Abraços

Eliana Gerânio Honório. disse...

Parabéns!
GOSTEI DE TUDO!
Se puder, faça uma visitinha ao Espaço Mensaleiro.
Um grande abraço!

Natureza