Incentivo a reciclagem, material reciclado tera isenção do IPI


O governo vai anunciar ainda este mês a retirada do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) sobre os produtos reciclados. A informação foi divulgada hoje (15) pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. O objetivo é estimular a cadeia produtiva dos reciclados, que já teriam pago impostos anteriormente, na sua forma original de produção.

“A retirada do imposto sobre os produtos reciclados é uma coisa que há muito tempo eu converso com o ministro [da Fazenda, Guido] Mantega, o que é fundamental, pois sem mecanismos econômicos de crédito, juros e impostos, estamos no idealismo. O meio ambiente e o clima vão avançar quando entrarem na economia real. O que significa formação de preço, política diferenciada de crédito e política tributária”, disse Minc.

O ministro adiantou que o anúncio deve ser feito no dia 29 de outubro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo. Minc afirmou ainda que já há entendimentos com a Fazenda para a retirada de impostos sobre produtos de geração eólica e também a respeito da redução tributária sobre o carro elétrico, que paga mais IPI do que um veículo convencional.

Outra medida em estudo pelo governo é o incentivo a cooperativas de catadores por meio do pagamento de serviços ambientais urbanos. “É um mecanismo econômico que inclui mais gente na proteção. Se a sociedade acha que uma coisa é importante, tem que valorar do ponto de vista monetário. No caso dos catadores, é estabelecer um preço mínimo de sustentação para os produtos reciclados, de maneira a impedir que eles fiquem na miséria, como na crise que derrubou o preço dos produtos”, explicou Minc.

Segundo ele, o estudo está sendo finalizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e deve ser anunciado em novembro pelo presidente Lula.

Fonte : Agencia Brasil

6 comentários:

UniPlanet disse...

O blog O Único Planeta que Temos atribuiu a este blog o selo:
"Não faço parte do problema, faço parte da solução", passe lá no blog para o ir buscar!
Abraços, Mab

http://oplanetaquetemos.blogspot.com/2009/10/selo-faco-parte-da-solucao.html

sonia a. mascaro disse...

Ótima iniciativa!

É pena que onde moro não há coleta de lixo seletiva. Mas consigo separar alguns ítens e levo-os quando vou para Avaré (cidade próxima 50 km).

Victor S. Gomez disse...

Ótima medida, só espero que funcione. Abraços

Li Ferreira Nhan disse...

BlogGincana me trouxe até aqui.
Ainda bem!!!
Sinceridade; é isso.
Teu blog é Sincero!
Parabéns e obrigada
li

carmen disse...

Parabéns pelo blog.
Cheguei aqui pelos amigos portugueses; vês como são nossos caminhos.
Abraços baianos

Natureza e Paz disse...

Bom Dia! Francisco
Gostaria de compartilhar este momento de amizade e consideração, repassando os selos que recebi para você, como forma de expressar os meus sinceros agradecimentos por sua presença virtual em todos os dias da minha vida, desejando muita Paz, Saúde e Felicidade.
Quando dispor de algum tempinho, passe por lá para buscar os seus selos.
Abs.
Carlos Nascimento

Natureza