Devemos cultivar uma responsabilidade universal para o outro e estendê-lo para o planeta que temos para compartilhar. (Dalai Lama)
Parque Estadual de Vila Velha - Paraná
O Parque Estadual de Vila Velha possui verdadeiras raridades naturais, como formações rochosas únicas no país. »»»
O parque está localizado próximo ao município de Ponta Grossa, a apenas 80 km de Curitiba.
Como chegar
Partindo de Curitiba, através da BR-277, pegue a Rodovia do Café (BR-376) em direção a Ponta Grossa.
O Parque Estadual de Vila Velha fica a apenas 80 km de Curitiba.
O que fazer
O Parque Estadual de Vila Velha possui curiosas atrações naturais que certamente surpreenderão o visitante.
O local também possui infra-estrutura turística com churrasqueiras e lanchonetes, sendo uma ótima opção de local para o curitibano desfrutar seu sábado ou domingo.
Pontos turísticos
As maiores atrações do parque são os blocos de arenito, formações rochosas que compõem o que os nativos chamavam de "cidade de pedra". Essas curiosas rochas são o resultado de um processo que começou a ocorrer no período carbonífero, a mais ou menos 300 milhões de anos atrás, quando imensos blocos de pedra foram deslocados até o lugar e esculpidos ao longo dos tempos pela ação da água e do vento.
A mais famosa dessas rochas areníticas é a imensa Taça, mas também há outras curiosas pedras que parecem esculpidas, como a Esfinge, o Urso, o Índio e o Camelo.
Outras formações naturais peculiares que são muito visitadas no local são as quatro Furnas. Elas são poços naturais muito profundos e com água dentro, localizados no meio do nada. A mais visitada delas, que possui até um elevador que leva o visitante para o nível de sua água, possui 80 metros de diâmetro por 107 metros de profundidade, dos quais 53 estão cheios d'água.
Essas curiosas formações ocorreram pela estrutura do arenito, que permite que a água entre pelas suas fissuras e vá erodindo o solo até formar os poços. Há inclusive peixes vivendo nessas Furnas.
A Lagoa Dourada, outro ponto turístico do parque, está localizada a 3 km das Furnas, com as quais está ligada subterraneamente. Suas águas parecem possuir cor dourada durante o entardecer, graças ao reflexo do seu solo, repleto de pedra mica.
fonte : Aventurese
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Limão e Cravo. Esta dica é ótima para quem fará as refeições ao ar livre,churrasqueira...Cravos espetados em limão afastam as moscas e ...
-
Hoje você pode ajudar a natureza e ainda se tornar um emprendedor no ramo da reciclagem,saiba como acesse a Cempre la tem cartilhas e apoio ...
6 comentários:
Que maravilha de lugar esse!Lindo!abração,chica
Injustiça!
Este blog foi fechado pelo wordpress a mando da poderosa Petrobrás, visitem os restos mortais
http://petrobrasdadosefatos.wordpress.com/
Hoje foi ele amanhã seremos nós!
Lindas fotos, amigo. Bom trabalho. Já ouviu falar do Guartelá? bjs
Olá! Esse Parque é mesmo maravilhoso e eu já tive o prazer de desfrutar dessas paisagens quando estive lá há uns anos atrás.
É muito maravilhoso mesmoooo!
'Achei'este blog através do Top Blog. Parabéns, amigo! Vou voltar mais vezes!!!
Me ajudou muito naum encontrava as informações em blog/site nem um obg!!!
Postar um comentário