Aumento da poluição sonora nos oceanos coloca em risco animais marinhos

O aumento da poluição sonora nos Oceanos, em parte causada por gases com efeito de estufa que aumentam a acidez da água, põe em risco a sobrevivência de espécies submarinas, alertou quarta-feira a Organização das Nações Unidas (ONU).
O alerta foi deixado na abertura da Convenção Sobre as Espécies Migratórias, que decorre até sexta-feira, na sede da Organização da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma, Itália.

Segundo os especialistas, o aumento da `cacofonia marinha` originada pelo homem representa um grave problema para as espécies submarinas, sobretudo para os mamíferos, como as baleias, que comunicam através de sons.

"O barulho submarino causado pelo homem já provocou uma espécie de `nevoeiro acústico` e uma cacofonia de som em muitas partes dos mares e oceanos do Mundo", alertou o director cientifico da Sociedade para a Preservação dos Golfinhos e Baleias, Mark Simmonds, em comunicado da FAO.

Nesse sentido, o Programa da ONU para Ambiente (PNUMA), exigiu aos Governos e às indústrias que adoptem medidas para reduzir estes efeitos, como a utilização de motores mais silenciosos ou medidas mais restritivas no uso de testes sísmicos para prospecção de petróleo e gás.

Os especialistas da ONU também lembram que os gases com efeito de estufa aumentam os níveis de acidez dos oceanos, o que, por sua vez, aumenta a velocidade de propagação dos sons na água, perturbando a comunicação de vários mamíferos marinhos.

A menos que se reduzam as emissões poluentes, estimam, os níveis de acidez marinha podem chegar, em 2050, a um ponto em que o barulho dos navios chegue a distâncias 70 por cento maiores.

Os cientistas vão propor aos 110 países signatários da Convenção que adoptem uma resolução para reduzir o impacto do barulho nos oceanos sobre as espécies mais vulneráveis.

4 comentários:

Ora pois.... disse...

Olá... aqui estou eu..fazendo um comentario sobre seu blog.
Olha...nunca tinha passado pela minha cabeça que realmente pudesse existir poluiçao sonora debaixo de água. Caraca ..ate aí?
Parabens pelo seu espaço...sempre leio...beijinhos
Mena

Marcos Santos disse...

Essa é de lascar Chico.
Eu não vejo conserto a médio e curto prazo. Não vejo disposição nem seriedade nas pessoas envolvidas nesses problemas, no caso as grandes indústrias e os grandes armadores.
Os japoneses por exemplo, tão solícitos e educados aos olhos mais desatentos, são capazes de fazerem as maiores barbaridades no intuito de burlar leis, que proíbam a caça às baleias.

Anônimo disse...

Chico, quando li "cacofonia" pensei duas vezes. Como? Depois vi a sua explicação. A que ponto chegamos. Fazemos barulhos dentro do oceano, com radares etc que prejudicam os sons emitidos principalmente pelas baleias, pelo menos estes nós sabemos. Talvez prejudiquem outras espécies das quais nem temos conhecimento ainda.
Excelente, como sempre, as suas postagens, Chico.
Ótimo final de semana.

Anônimo disse...

se continuarmos a manter esse sistema de valores baseados no consumo e na busca desenfreada de conforto;então,seria melhor nossa espécie se extinguir para o bem do universo.

Natureza