O que é Sustentabilidade

Muita gente houve falar sobre sustentabilidade mas nem todos sabem o seu real significado.

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e actividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:

ecologicamente correcto;
economicamente viável;
socialmente justo; e
culturalmente aceito.

Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas". Isso é muito parecido com a filosofia dos nativos dos Estados Unidos, que diziam que os seus líderes deviam sempre considerar os efeitos das suas ações nos seus dependentes após sete gerações futuras.

O termo original foi "desenvolvimento sustentável," um termo adaptado pela Agenda 21, programa das Nações Unidas. Algumas pessoas hoje, referem-se ao termo "desenvolvimento sustentável" como um termo amplo pois implica em desenvolvimento continuado, e insistem que ele deve ser reservado somente para as atividades de desenvolvimento. "Sustentabilidade", então, é hoje em dia usado como um termo amplo para todas as atividades humanas.

fonte:Wikipédia

6 comentários:

Silvares disse...

Tenha cuidado com o seu outro Blogue... aquela boa da semana pode rebentar a veia de alguma personagem menos avisada para as curvas que o corpo humano pode ter...

sonia a. mascaro disse...

Muito oportuno você explicar o que é sustentabilidade. Hoje em dia só se fala nisso e muita gente não tem idéia do que seja. Ótimo post!
Bjs.

Francisco Coelho disse...

Caro Silvares

è melhor arrebentar a veia dele do que nos intimidar com essse tipo de chantagem!

Abç

Francisco Coelho disse...

Sonia

Obrigado pela visita e comentario.

Bjs

Julianna disse...

Hoje os aspectos políticos também são levados em conta. O que era um tripé virou quatro pontas e agora cinco. Daqui a pouco não vou mais saber falar isso. Hehehehehe. Parabéns pelo blog. Conteúdo muito bom!

Angélica Tulhol disse...

Olá,Chico,quase ninguém fala, mas o termo sustentabilidade foi utilizado pela primeira vez pelo visionário Lester Brown, fundador do Worldwide Institute em 1981, de acordo com livro de Fritjof Capra.Foi ele quem disse:
"Uma sociedade sustentável é aquela que satisfaz suas necessidades sem diminuir as perspectivas das gerações futuras." No entanto, todos
se referem a 1987,talvez porque seja divulgado pela ONU.
Saudações,
Angélica

Natureza