Como aproveitar a agua usada em sua casa sem afetar a sua saúde


Este post faz parte da blogagem coletiva organizada pelo blog

Caliandra do Cerrado




É possível sobreviver com apenas algumas dezenas de litros ao dia, mas os domicílios nos Estados Unidos usam em média 1.500 litros diários de água para efeito de comparação, no Brasil o consumo médio diário por pessoa é de 200 litros.Com a crescente conscientização quanto a essa disparidade, alguns norte-americanos estão começando a pensar em maneiras de reduzir o consumo de água. Em alguns Estados, especialmente no sudeste e oeste do país, os moradores não têm escolha: muitos governos estaduais instituíram proibições ao uso de água para jardinagem, e estão solicitando que os cidadãos tomem medidas para reduzir em pelo menos 20% o seu consumo de água.

Economizar água é um excelente começo. Acionar a lavadora de louça e a lavadora de roupas apenas quando estiverem cheias, por exemplo, pode reduzir o consumo de água de um domicílio em cerca de 4.000 litros mensais. Para algumas pessoas, porém, a simples conservação de água não basta. Uma idéia que elas poderiam considerar seria reciclar a água cinzenta de suas casas.

A água cinzenta ou água cinza é a água que foi utilizada em sua máquina de lavar, pia, banheira ou chuveiro. A chamada água negra é a usado em vasos sanitários ou que contém algum tipo de coliforme fecal. Ela pode ser facilmente tratada e reciclada em casa. Nos países desenvolvidos, o conceito de reutilizar água é antigo e está bem estabelecido, mas em outras nações, em que as pessoas consideram a água como abundante, ela é usada uma vez e jogada fora.

Áreas nas quais existe escassez de água, como o Texas e porções da Austrália, dispõem de grandes usinas de reciclagem de água que tratam a água cinzenta e a devolvem aos domicílios para uso, mas, já que o tratamento da água cinzenta é relativamente fácil, está se tornando comum que pessoas decidam recolhê-la e reciclá-la em casa. Todo um segmento econômico alternativo, nascido do movimento ecológico, se desenvolveu em torno da água cinzenta. As pessoas interessadas em reaproveitar a água usada em suas casas podem adquirir sistemas de reciclagem e contratar profissionais para instalá-los. Essa súbita alta no interesse pela água cinzenta se adiantou um pouco à atitude dos governos estaduais, muitos dos quais continuam a estudar métodos de reutilização. Em alguns Estados norte-americanos, é ilegal recolher água para reutilização, e em outros é necessário obter licenças e atender algumas restrições primeiro.

Para que exatamente se pode usar a água cinzenta?
Usar a água cinzenta é certamente boa idéia, mas existem problemas. Embora a água cinzenta seja muito menos prejudicial às pessoas do que os líquidos já usados em vasos sanitários, conhecidos como água negra, ela ainda assim é considerada esgoto, tecnicamente. A água da lavagem de louças contém partículas de alimentos, que podem apodrecer. A água cinzenta da lavadora de roupas pode conter alvejante, um produto químico perigoso. E água do banho pode conter matéria fecal e pele morta que o corpo libera quando é lavado. O volume desses detritos é pequeno o bastante para evitar que a água cinzenta precise do tipo de tratamento recebido pela água negra, mas ela ainda assim não deveria ser bebida. As plantas, no entanto, adoram água de banho.

As plantas de um jardim não precisam necessariamente de água fresca, e mais, alguns dos aditivos contidos na água cinzenta podem beneficiá-las. Agentes de limpezas encontrados em detergentes de lavanderia, coisas como fósforo e nitrogênio, são usadas em muitos fertilizantes para plantas vendidos nas lojas. Mas algumas plantas gostam mais de água cinzenta do que outras. Já que a água cinzenta é rica em alcalinos, não é adequada para regar plantas que adoram ácidos, como azaléias e rododendros.

Tome cuidado ao regar plantas com água cinzenta sem saber primeiro o que ela pode conter. Além do nitrogênio e do fosfato, os detergentes de lavanderia também contêm sais de sódio. Esses sais podem se acumular, com o tempo, e se tornar tóxicos para as plantas, essencialmente envenenando o solo. Para evitar esse risco, não use produtos que contenham agentes amaciantes, os quais em geral contêm níveis elevados de sais. Também se pode reduzir o nível de acúmulo de sais no solo alternando as aplicações de água cinzenta e fresca, na hora de regar as plantas.

Também devido à matéria fecal persistente que muitas vezes faz parte da água do banho, os defensores da água cinzenta aconselham usá-la para irrigar apenas plantas ornamentais e gramados. Não se deve usá-la para plantas comestíveis como, por exemplo, pés de tomate. E de maneira alguma a água cinzenta deve ser usada para irrigar plantações de raízes comestíveis como cenouras ou batatas. As raízes absorvem todos os elementos nocivos da água cinzenta.



COMO ECONOMIZAR AGUA EM CONDOMINIO CLICK AQUI


9 comentários:

Anônimo disse...

Chico,

muito oportuna a postagem!
Parabéns por estar participando dessa trabalhosa iniciativa da Sonia e agora da Elma!

Forte abraço

Elma Carneiro disse...

Chocoelho
Muito importante seu post. Instrutivo e nota-se o seu cuidado em relação ao uso da água.
As sujestões e dicas para tanto, são bem esclarecedoras também.
Obrigada pela sua participação. Sonia e eu agradecemos por sua tão e sempre valiosa presença no Ecological Day.
Uma ótima semana para você.
Beijos

jugioli disse...

Parabéns pelo importante e vital tema de hoje.

JU

sonia a. mascaro disse...

Ótimo post, Chico! Não conhecia essa nomenclatura de água cinzenta e negra. Muito úteis e importantes estas informações. Vou fazer um resumo e cópias para deixar na portaria do Condomínio onde moro. Vejo diariamente por aqui muito desperdício em relação ao uso da água.

Muito obrigada por sua participação, em meu nome e em nome da Elma.
Abraços.

Anônimo disse...

Chico, vou voltar com mais tempo para ler tão interessante matéria sobre o uso da água. Normalmente eu salvo para leitura posterior.
Meus parabéns mais uma vez.
Abraço

Anônimo disse...

Chico, realmente nos bairros "ecológicos" que estão aparecendo aqui na Europa é prevista a reutilização da água cinzenta, principalmente para a descarga do banheiro. Para outras utilizações eles colocam um filtro nas casas antes do reaproveitamento. Com exceção do uso alimentar ela pode ser reaproveitada sem problemas.
Excelente postagem para o Ecological Day!
Um abraço.

FranciscoBarreto disse...

Interessante este post. Muito interessante mesmo. Quem sabe algo para fazer na nossa escola no próximo ano lectivo...

Unknown disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Daienne.

Anônimo disse...

Olá,
Tenho uma Pousada e estou aproveitando a agua da lavanderia para regar os jardins.
Reduzindo o custo e colaborando com o meio ambiente.

Natureza