Mais de um bilhão de seres humanos sem acesso à água

A ONU celebra, nesta quinta-feira, o Dia Mundial da Água, cuja escassez afeta mais de um bilhão de seres humanos, situação que ficará ainda pior no futuro sob a dupla pressão do aquecimento global e do aumento exponencial da demanda pela crescente população mundial.

Neste ano a data - adiantada desta vez em dois dias por causa do final de semana de Páscoa - permite medir a ausência de progressos: hoje, um terço da humanidade (2,4 bilhões) continua a viver sem acesso a uma água de qualidade nem a simples vasos sanitários e a cada dia, 25.000 pessoas morrem em função disso, sobretudo crianças.


Diante deste panorama, a 7ª Meta de Desenvolvimento para o Milênio, adotada em 2002 na reunião de cúpula de Johannesburgo, que, entre outras coisas, estipula a redução pela metade, até 2015 e em relação a 1990, do número de humanos sem acesso à água potável, é praticamente impossível de ser atingida. Seria necessário que, a cada ano até o final do prazo estabelecido, mais 100 milhões de pessoas tivessem água em condições de consumo, ou 274.000 por dia.


Para que a água seja igualmente distribuída pelo planeta, e para que uma água de qualidade seja acessível a todos, é preciso pagar o preço.


"Globalmente, ela é abundante em lugares onde não há ninguém", afirma Pierre Chevallier, especialista em Recursos de água do Instituto (francês) de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD): a região amazônica do Peru ou do Equador, pouco povoada, é rica em fontes de água, enquanto que toda a costa do Pacífico, pulmão econômico que abriga grandes cidades está seca, até o Chile.


"A situação vai piorar com o aquecimento global, que acelerará os fenômenos de evaporação e do derretimento das geleiras e reduzirá ainda mais a quantidade de água disponível", explica Chevallier. "Com a pressão demográfica: não apenas a população mundial aumenta, mas também as exigências desta população com a melhoria de suas condições de vida nas grandes países emergentes".


Hoje a água reservada ao uso doméstico - consumo humano e à higiene dos lares - serve apenas para 10% do consumo planetário (contra 20% para a indústria, principalmente para a produção de energia e 70 % para a agricultura em média). Mas consideráveis disparidades são registradas em regiões como a Ásia, onde a agricultura pode absorver mais de 85% das reservas.


"O consumo de água varia sobretudo de acordo com critérios econômicos e culturais e países que produzem pouco como os do Golfo podem estar também entre os grandes consumidores", ressalta o pesquisador.


Em média, um cidadão norte-americano consome 500 litros de água/dia e um europeu 200 a 300 litros, quando um africano da região saariana dispõe de 10 a 20 litros de água/dia para uso doméstico. E estes desequilíbrios, quantitativos e qualitativos, vão se exacerbar.


Alguns hábitos alimentares, adotados devido a melhoria da qualidade de vida, envolvem particularmente altos índices de consumo: 15.500 litros de água são necessários para produzir um quilo de carne de boi industrializado, lembra a Organização Mundial da Saúde (OMS).


De acordo com o Programa da ONU para Meio Ambiente (PNUE), com uma população de 1,5 a 1,8 bilhão até 2050, a Índia terá necessidade 30% de água a mais do que dispõe hoje, enquanto que sua agricultura, sobretudo a rizicultura, já absorve cerca de 90% dos recursos disponíveis.


"O problema é que estocar ou transportar a água necessita de investimentos colossais", ressalta Pierre Chevallier. "Isso não é tecnicamente impossível, mas os países que têm mais necessidade geralmente não possuem os meios".

Reaproveitar a agua leia mais:chuva

Planeta sem Agua

12 comentários:

Adri disse...

Tmb fiz um post sobre o dia mundial da agua, nao sei se ainda da tempo, de revertermos tudo isso, mas qualquer maneira de conscientização é valida. Que voce tenha um bom feriado e Feliz Páscoa ;)

Francisco Coelho disse...

Ola Drika

Se não conseguirmos reverter,pelo menos minimizaremos os efeitos concientezando as pessoas.

Bjusss

Anônimo disse...

Chico, já dia 22???

Forte abraço!
E boa viagem!

http://graceolsson.com/blog disse...

Olha, eu que já visitei a África e mais de duas dezenas de seus países posso afirmar que tem áreas que os 10 litros são para tudo.TUDO.Desde o banho até beber , lavar roupa, etc. E nos campos de refugiados é bem mais complicada.
A Luma me falou dessa blogagem , eu divulguei mas decidi não participar por problemas de saúde.
Mas no meu outro blog eu escrevi sobre a água na África e teve gente que não acreditou. A coisa lá é feia em todos os sentidos.
Feliz Páscoa

Francisco Coelho disse...

Ola Grace

Obrigado pela visita,infelismente as noticias sobre agua no planeta são todas pessimistas,mas temos que continuar alertando as pessoas para pelo menos racionalizarem o consumo dágua.

Feliz Pasoa

Francisco Coelho disse...

Ola Eduardo

Ja estou de saida espero que a estrada não esteja muito cheia,obrg. ate mais.

Abç

Marcos Freitas disse...

Parabens pelo seu blog, incentivar a proteger o meio ambiente é uma excelente iniciativa.

Marcos Santos disse...

Chico

Nas regiões de grandes altitudes, como os países andinos, a coisa está se complicando muito mais rápido.

Se o nível do mar realmente se elevar a níveis de desalojamento de grandes cidades, como o Rio de Janeiro, viveremos num mundo onde quem for para as montanhas, fugindo do mar, viverá a falta de água para beber.

Complicadíssimo!

♥ Denise BC ♥ disse...

Olá, Chico
Estamos com uma problema de dimensões Planetárias, a escassez da água está relacionada diretamente a manutenção da vida, temos que dar alertas 24 horas sobre o tema, parabéns pelo texto e Feliz Páscoa.
bjs,
Denise BC

Emanuel disse...

Um assunto polémico.. Temos de mudar os nosso habitos a pensar nas gerações futuras, e na minha geração também, já que sou novinho..

Venho cá também para dizer que o blog com que faz parceria mudou de visual! Com esta mudança o blog continua, e vai ter ao seu dispôr:
- Notícias, fotos e curiosidades diariamente.
- Fórum "Animal World", sendo o Fórum oficial do blog, em que são vários os temas de discussão, mas como é óbvio o tema principal são os animais - http://animalworld.freeforums.org/
- Rúbrica "Endangered Specie da Semana", que tem como objectivo eleger um espécie animal que esteja em perigo de extinção, em que em 6 nomeados, é elegida por votação (pelos visitantes) no blog.
- Rúbrica "Funny Moment", que promete duas vezes por semana libertar algumas risadas!
- Novo Link Me!
- Elite Afiliados é um dos novos espaços, em que o seu blog pode pertencer a esta elite.. só tem de preencher o seguinte formulário: http://app.formassembly.com/forms/view/13039 e de seguida pôr o nosso link-me num lugar bem visivel no seu blog! Depois comento no seu blog a confirmar.
- ShoutBox, é também um novo espaço, que permite uma conversa entre visitantes e também, porque não, comigo. É uma espécie de Chat que se encontra na barra lateral.
- Todas as semanas, uma nova "Foto da Semana", com uma espécie animal. A foto pode ser vista na barra lateral.
- Também, todas as semanas, um vídeo sobre animais é 'premiado' como "Vídeo da Semana". O vídeo pode ser visualizado na barra lateral.
- Avatares, assinaturas, wallpapers e marcadores

De que está à espera? www.endangeredspeciespt.blogspot.com

Unknown disse...

Muito bom teu post. A água também é um direito humano, infelizmente existem pessoas que tem esse direito violado.

Leonor Cordeiro disse...

Vim conhecer o seu blog e a sua participação na campanha.O assunto merece nosso apoio e divulgação .
Grande abraço !

Natureza