Costa Rica se declara santuário para baleias e golfinhos


O governo da Costa Rica emitiu nesta sexta-feira um decreto no qual declara seu mar territorial, no Caribe e no Pacífico, um "santuário para baleias e golfinhos" e estabelece sanções para quem perseguir essas espécies.

Proíbe-se qualquer atividade humana no santuário, que tenda a perseguir, capturar, ferir, matar, trasfegar, ou comercializar essas espécies nas águas jurisdicionais da Costa Rica, salvo o estabelecido nos Convênios Internacionais devidamente ratificados", especifica o decreto sancionado pelo presidente Oscar Arias e pelo ministro do Meio Ambiente, Roberto Dobles.


A lei busca dar proteção às populações de cetáceos ao longo de seus ciclos de vida, mas especialmente durante a etapa de acasalamento e cria. Promove também a pesquisa científica sobre essas espécies marinhas. Segundo estudos recentes, há hoje, na Costa Rica, cerca de 35% das espécies classificadas em nível mundial.

Um comentário:

FranciscoBarreto disse...

São medidas destas que nos fazem acreditar ser ainda possível recuperar o Mundo. Parabéns à Costa Rica, ao seu Presidente e Ministro do Ambiente, que demonstram assim não serem tão ignorantes quanto os seus homólogos portugueses...

Natureza