
As previsões atuais sobre a elevação do nível dos oceanos em conseqüência do aquecimento global estariam subestimadas, caso se considere o que aconteceu durante o último período interglacial, de acordo com um estudo publicado na revista "Nature Geoscience".
Neste período, há cerca de 120.000 anos, as temperaturas na Groenlândia eram de 3°C e 5°C superiores ao que são hoje, um nível previsto, atualmente, na Terra, em 50 a 100 anos, observam os autores do estudo publicado on-line, acrescentando que o nível dos oceanos subiu de 0,6 a 2,6 m por século (1,6 m em média), sobretudo, em razão de um derretimento das geleiras da Groenlândia.
O estudo internacional foi feito no Mar Vermelho, a partir da análise da evolução da salinidade, ou de corais, conduzido por Eelco Rohlingen, do Centro Nacional de Oceanografia de Southampton (Reino Unido).
"Nossos dados fornecem elementos que destacam a plausibilidade de projeções elevadas, da ordem de 1 m, para a alta do nível das águas até 2100".
O aquecimento da última era interglacial foi causado por uma inclinação diferente da Terra em relação ao sol, enquanto que, hoje, deve-se aos gases que provocam o efeito estufa.
fonte: yahoo
2 comentários:
Acredito, mas assim mesmo a Piacaba estará salva!!!
(;-))
Eduardo
Só me preocupa é seu estudio que com certeza ficara abaixo dágua.
Abç
Postar um comentário