Mudanças de habito ajudariam a diminuir o aquecimento global

Comer menos carne, limitar as viagens, aceitar o calor no verão e o frio no inverno: mudanças de hábitos também ajudam a combater o aquecimento global, segundo um estudo apresentado nesta segunda-feira em Bruxelas.
Modificar os hábitos será complicado", admitiram os especialistas da consultoria McKinsey neste estudo, apresentado na presença do comissário europeu para o Meio Ambiente, Stavros Dimas.

Contudo, segundo eles, estes pequenos gestos do dia a dia podem permitir evitar rejeitar na atmosfera 3,5 a 5 bilhões de toneladas de gás carbônico daqui a 2030.

O estudo lista 200 ações possíveis para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, entre os quais o CO2, e limitar o aquecimento do planeta a 2 graus Celsius em 2030.

Reduzir o número de viagens de negócios e os deslocamentos privados, trocar o carro pelo trem, aceitar diminuir o ar condicionado ou o aquecedor e limitar o consumo de carne", são algumas opções, segundo os autores do estudo.

Entretanto, a maior parte dos esforços deve se concentrar na eficiência energética nos transportes e na construção, no desenvolvimento de fontes de energia não fósseis, como os biocombustíveis, e no combate ao desmatamento.

O custo do esforço para o mundo deve ser de 200 a 350 bilhões de euros por ano até 2030, e permitirá evitar rejeitar 38 bilhões de toneladas de CO2 na atmosfera" durante este período, segundo o estudo.

A Comissão Europeia vai apresentar quarta-feira propostas e financiamentos" para a cúpula de Copenhague sobre o clima, prevista para dezembro deste ano, lembrou o comissário Dimas.

A Comissão deve recomendar um aumento progressivo dos investimentos com um objetivo: 175 bilhões de euros em 2020, entre os quais 30 bilhões para ajudar os países mais pobres nesse âmbito.

3 comentários:

sonia a. mascaro disse...

Olá Chico, tudo bem?
Como eu não como carne vermelha há 10 anos, acho que tenho feito um pouco pelo planeta e muito por mim!

Aqui vai uma informação sobre o Ecological Day. A nossa querida amiga Elma, do Caliandra do Cerrado vai hospedar o Ecological Day no próximo dia 2 e nos outros também. Seus posts sobre ecologia foram sempre excelentes! Quando eu voltar das minhas "férias", vamos pilotar nós duas juntas.
Aqui o link para o Caliandra do Cerrado
Esperamos por sua participação!
Beijos.

Anônimo disse...

Chico, muito sério o aumento do trânsito aéreo e absurdo como tem gente que usa carro para ir ali na esquina.

A postagem "Vida Marinha" - http://luzdeluma.blogspot.com/2007/08/vida-marinha.html

Beijus

FranciscoBarreto disse...

Pois, teoricamente inverter o cenário está perfeitamente ao nosso alcance, temos é de agir e agir já!
Não percebo como é que numa altura em que se fala tanto em "crise" há tanto desperdício de recursos! Se essa tal "crise" fosse real para todos (sem dúvida que o é para alguns) todos os recursos naturais e energéticos seriam geridos de forma muito mais sustentável! E os culpados somos todos e cada um de nós...

Natureza