​​​​​​Suécia promove desafio sobre mobilidade no Rio de Janeiro

O desafio ‘Smart Living Challenge’ tem por objetivo incentivar estudantes e jovens a proporem ações de mobilidade para a cidade do Rio de Janeiro.

A Embaixada da Suécia, o Swedish Institute e o Munktell Science Park e o Fundo Verde da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ buscam brasileiros inovadores e que tenham sugestões de como lidar com a mobilidade urbana. O Smart Living Challenge, desafio mundial organizado pelo Swedish Institute e seus parceiros, desembarca novamente no Brasil com o intuito de desenvolver um projeto que será aplicado na Cidade Universitária da UFRJ, visando a sustentabilidade das cidades.

“O alto nível de empreendedorismo entre os jovens aliado às demandas existentes no Brasil e na cidade do Rio de Janeiro na área de mobilidade resultam num ambiente propício para viabilizarmos, novamente, esse desafio no país. O nosso grande intuito é apoiar ações que inovem a forma como as pessoas se relacionam com seu entorno por meio de projetos de baixo custo e alto impacto no dia a dia de todos”, afirma Per-Arne Hjelmborn, Embaixador da Suécia no Brasil.

Smart Living Challenge foi criado com o objetivo de incentivar discussões e desenvolvimento de projetos sob três grandes temas: Transporte (Move), Alimentação (Eat) e Moradia (Live). Em 2015, três países participam desse desafio: o Brasil focará no tema Transporte; a Sérvia desenvolverá o de Moradia; e a Zâmbia o de Alimentação.

A Cidade Universitária da UFRJ, no Rio de Janeiro, é a cidade escolhida para o projeto-piloto ligado ao tema ‘Move’. Com o mote “From ideas to making it happen” (De ideias para a realidade, em tradução livre) o desafio, se bem-sucedido em sua aplicação, pode vir a ser ampliado para o Rio de Janeiro ou para qualquer outro lugar do mundo. Além disso, o projeto será exibido durante a COP21, a ser realizada em Paris, França, no final do ano.

O intuito é reunir estudantes de graduação, professores do ensino superior e jovens profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, que tenham espírito inovador e ideias criativas, para trabalharem a questão da mobilidade sustentável dentro da UFRJ.

Alunos provenientes de outras universidades, bem como jovens profissionais, poderão se inscrever até 31 de maio enviando seu interesse de participação à comissão organizadora do evento. Embora o desafio seja aberto a participantes de todo o Brasil, um importante pré-requisito é a disponibilidade para realizar encontros semanais presenciais no Rio de Janeiro durante o período do projeto, três meses. Também é necessário a fluência na língua inglesa.

Os interessados no desafio devem enviar um e-mail para Leandro.rocha@gov.se, com os seguintes tópicos: breve background acadêmico e profissional, sua motivação para se inscrever no desafio e sugestão de ideia para o projeto de mobilidade para a Cidade Universitária da UFRJ (em aproximadamente 15 linhas) e dados de contato, como telefone e e-mail.

Um júri composto por profissionais como arquitetos, empreendedores, professores e membros da Embaixada da Suécia e do Fundo Verde da UFRJ julgarão as melhores ideias e perfis de aplicantes. Serão seis os escolhidos que, durante três meses, irão desenvolver um projeto em conjunto, sob a tutoria de facilitadores da Hyper Island.

Evento de lançamento e Workshops

O evento de anúncio dos seis escolhidos para realização do projeto ocorrerá em 09 de junho, às 10 horas, no Auditório Parque Tecnológico da UFRJ, e será aberta ao público. A cerimônia trará os vencedores do Smart Living Challente 2014, projeto Bicicletaria Cultural, e a ONG Transporte Ativo, que promoverão uma discussão sobre mobilidade inteligente e sustentável e seus desafios.

Durante 11 semanas serão realizadas dois workshops presenciais e conferências semanais por Skype com a Hyper Island, com a Cykelfrämjandet (The Swedish Cycle Advocacy Association), participantes do documentário ‘Bikes vs. Cars’, empreendedores e especialistas ligados a área de mobilidade, a fim de auxiliar o Smart Living Challenge Team a desenvolverem esse trabalho.

Na primeira semana de setembro acontecerá a cerimônia de encerramento do desafio, haverá premiações, e o projeto será apresentado a comissão organizadora no Brasil (Embaixada da Suécia e Fundo Verde-UFRJ) e enviado para a o Swedish Institute (S.i.), na Suécia, para ser preparado para exposição na COP21, em Paris, dezembro 2015.

Informações:




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Sistema de Captação de Água da Chuva

Video de divulgação do Sistema de Captação de Água da Chuva, desenvolvido pelo Ecocentro IPEC em PIrenopolis, Goias, Brasil. O sistema de Captação de Água da Chuva foi finalista do prêmio Tecnologia Social promovido pela Fundação Banco do Brasil em 2005.


Praia de vidro

DESTRUIÇÃO DO PLANETA 

A praia da areia de vidro se formou depois que o lixo despejado por anos, foi batido e misturado na areia pelas ondas, transformando-o numa espécie de areia de vidro




Suécia e Brasil promovem parceria com estudantes e trabalhadores

A Semana de Inovação Brasil-Suécia é oportunidade para fortalecer o intercâmbio entre os países na área acadêmica e empregatícia


São Paulo, 12 de novembro de 2014 – A Embaixada da Suécia, em parceria com a Agência Sueca de Análise de Políticas de Crescimento e o CISB – Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, está promovendo a Semana de Inovação Brasil-Suécia entre os dias 10 e 14 de novembro em Brasília, São Paulo e São José dos Campos.

Essa é a terceira vez que a Embaixada da Suécia organiza este evento, com o intuito de estimular novas parcerias. Aa atividades da Semana incluem ainda um roadshow de nove prestigiadas universidades públicas suecas em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, entre 11 e 20 de novembro, para apresentar o programa Swedish Excellence – Study in Sweden aos jovens estudantes brasileiros.

As universidades participantes são: Chalmers Tekniska Högskola, Högskolan i HalmstadKungliga Tekniska Högskolan,Linné UniversitetetLinköpings UniversitetLunds UniversitetMälardalens HögskolaUppsala UniversitetUmeå Universitet.

Outro evento de destaque é o Sweden Brazil Career Fair em São Paulo, que ocorrerá no dia 13 de novembro. O encontro é organizado pela Câmara de Comércio Sueco-Brasileira (SWEDCHAM) que também colocará empresas, universidades suecas e estudantes em contato para promover a troca de informações e potenciais vagas de empregos no país. Além dos representantes das universidades suecas, estarão presentes as empresas Ericsson, Tetra Pak, Scania, Volvo, Haldex, SCA, Elekta, Gunnebo, Roxtec, Education First, iZettle e Stockholm School of Economics e a Embaixada da Suécia.

A agenda completa com a programação está disponível abaixo. Para mais informações, acessehttp://www.cisb.org.br/emkt/swedish/20141028_swedishexcellence.html


Suecia e Brasil discutem iniciativas de Inovacao



A Semana de Inovação Brasil-Suécia é uma oportunidade para estreitar e fortalecer a parceria estratégica entre os países, além de promover a cooperação acadêmica e industrial em inovação, tecnologia e pesquisa.
A Embaixada da Suécia, em parceria com a Agência Sueca de Análise de Políticas de Crescimento e o CISB – Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, irá promover a Semana de Inovação Brasil-Suécia entre os dias 10 e 14 de novembro em Brasília, São Paulo e São José dos Campos.
Recentemente, o Governo brasileiro assinou o contrato para compra de 36 caças do modelo SAAB Gripen. De acordo com o Senhor Per-Arne Hjelmborn, embaixador da Suécia no Brasil, esse projeto de cooperação industrial significa um novo patamar na relação bilateral, ainda mais extensa e próxima, criando novas oportunidades de negócios e colaborações científicas entre os países.
Em função disso, a Embaixada da Suécia irá abrir o evento com o seminário "Parceria de inovação Brasil-Suécia: oportunidades para uma maior colaboração no futuro”, especialmente para discutir o que implica esse projeto na relação entre os países. O objetivo é iniciar um diálogo contínuo com as empresas brasileiras que são parceiras para explorar essa oportunidade.
Essa é a terceira vez que a Embaixada da Suécia organiza a Semana de Inovação Brasil-Suécia. O diferencial dessa edição é que parceiros como a VINNOVA – Agência de Inovação da Suécia e a ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial irão desenvolver atividades abordando esse mesmo tema. O 4° Encontro Anual do CISB também será uma das principais atrações do evento, onde os vencedores da competição “Desafio Inovador Suécia-Brasil 2015” serão premiados.
No seminário de abertura em Brasília, participarão representantes das empresas SAAB, Volvo e Ericsson, entre outras. Já no dia 14 de novembro, a SWEDCHAM sediará o seminário de encerramento “Da inovação ao impacto no mercado: ferramentas digitais e soluções criativas”, em São Paulo. Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo na era digital, o seminário irá reunir empreendedores e start-ups, além de promover o encontro entre empresas suecas e brasileiras. As empresas que já estão confirmadas são: Hyper Island, Berghs School of Communication, Box 1824, iZettle, entre outras.
A Semana de Inovação Brasil-Suécia também contará, entre os dias 11 e 20 de novembro, com representantes de nove prestigiadas universidades públicas suecas, as quais realizarão um roadshow em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte apresentando o “Swedish Excellence – Study in Sweden”.
Outro evento de destaque é o Sweden Brazil Career Fair em São Paulo, que ocorrerá no dia 13 de novembro. O encontro é organizado pela SWEDCHAM que também colocará empresas, universidades suecas e estudantes brasileiros em contato para promover a troca de informações e potenciais vagas de empregos.
Com satisfacao e agradecido que recebi o convite para participar do seminario 
Da inovacao ao impacto no mercado - ferramentas digitais e solucoes criativas


Suécia aposta em brasileiros para projetos inovadores de sustentabilidade

A Embaixada da Suécia no Brasil, em parceria com o CISB (Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro) e com as instituições de ensino USP (Universidade de São Paulo) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), está promovendo um concurso nacional, o Quick Challenge, que irá premiar dois vencedores brasileiros com a oportunidade de participar em workshops exclusivos de inovação e sustentabilidade. Os workshops em questão acontecerão nos dias 19 e 21 de maio em São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. Além da participação no evento fechado para convidados, os ganhadores do concurso também serão premiados com passagens e hospedagem nos locais das palestras. As discussões programadas para acontecerem nos eventos têm como foco o desenvolvimento de projetos inovadores de sustentabilidade urbana relacionados às atividades “Transporte” e “Alimentação”. Desses workshops espera-se que as ideias desenvolvidas sejam inscritas em um desafio global de inovação, o Smart Living Challenge, que tem por objetivo reunir sugestões de melhoria em processos cotidianos nas ações de “Transporte”, “Alimentação” e “Moradia”. O Smart Living Challenge selecionará 15 projetos vencedores para que seus idealizadores viajem para a Suécia e se encontrem com investidores que poderão ajudar na implementação real de suas soluções. Para se inscreverem no concurso nacional para a participação nos workshops exclusivos, os interessados devem acessar o seguinte link até o dia 11 de maio: http://studentcompetitions.com/competitions/smart-living-challenge. O resultado desse concurso será divulgado no dia 15 de maio nas redes sociais da Embaixada da Suécia no Brasil e do CISB, além das páginas das universidades, que são: Facebook Swedish Embassy In Brazil Twitter Sweden In Brazil Linked In Embassy of Sweden In Brazil Facebook CISB Linked In CISB Facebook Incubadora de Empresas COPPE/ UFRJ Na próxima semana serão divulgadas mais informações sobre o concurso internacional Smart Living Challenge, para o qual os workshops serão voltados.

Jovens empreendedores brasileiros poderão concorrer a prêmio de 500 mil euros do 8º Desafio Verde Internacional da Loteria de Código Postal

As inscrições para o concurso poderão ser feitas online até junho SÃO PAULO, 02 de abril de 2014 – As inscrições para o 8º Desafio Verde Internacional da Loteria de Código Postal (8th International Postcode Lottery Green Challenge) estão abertas para os jovens empreendedores de start-ups que contemplam nos seus planos de negócios a redução de CO2. O desafio está à procura de produtos ou serviços que combinam sustentabilidade, empreendedorismo e criatividade. O vencedor dessa competição internacional será premiado com500.000 euros para desenvolver o seu produto ou serviço e trazê-lo para o mercado. A organização também concederá 200.000 euros a um ou dois vice-campeões. Os participantes podem submeter seus planos de negócios no site www.greenchallenge.info  até 3 de junho. Os jurados apresentarão o vencedor no dia 11 de setembro, em Amsterdã. O Desafio Verde Internacional da Loteria de Código Postal é a maior competição mundial anual para empreendedoressustentáveis que podem instigar a mudança. É uma campanha global desenvolvida pelo Postcode Lottery e suportada porRichard Branson e Bill Clinton para incentivar jovens empreendedores do mundo todo a desenvolver planos de negócios que enderecem os desafios ambientais, na expectativa de mudar para melhor a forma como o mundo faz negócios. Um dos principais objetivos para os jovens empresários é o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou inovações que ajudarão a reduzir gases de efeito estufa e o combate às alterações climáticas. Os jovens empreendedores brasileiros também poderão concorrer com seus planos de negócios ao prêmio de 500.000 euros. O Desafio já recebeu inscrições de brasileiros em edições passadas. Para ter a chance de vencer, os produtos ou serviços devem reduzir as emissões de gases de efeito estufa e estarem aptos a entrar no mercado dentro de dois anos. Seleção Para se inscrever, os empresários devem enviar seus planos de negócios detalhados por meio do site: https://contest.greenchallenge.info/postcode/ms_signup?ret=/signupform/postcode&evtid=127896 Em agosto, serão selecionados de cinco a sete finalistas que irão apresentar seus planos perante o júri internacional, público e imprensa, no dia 11 de setembro, em Amsterdã. Defensores O ex-presidente americano, Bill Clinton, revelou seu orgulho em constatar que o Desafio Verde Internacional da Loteria de Código Postal (Postcode Lottery Green Challenge) se estabeleceu rapidamente como um importante concurso internacional verde. “O concurso incentivou os empreendedores sociais de todo o mundo a transformar ideias em invenções fascinantes e extremamente poderosas que reduzem o CO2. Tenho certeza de que esse evento vai continuar estimulando mentes inteligentes a realizar o seu potencial e ajudar a criar um mundo mais verde e mais saudável para todos nós", declarou Clinton. Sir Richard Branson, fundador do grupo Virgin, foi jurado das edições de 2007 e 2013 do Desafio Verde Internacional da Loteria de Código Postal (Postcode Lottery Green Challenge), e compartilha do mesmo ponto de vista. "As pessoas não vão parar de consumir. Em vez disso, devemos oferecer ao consumidor uma alternativa verde para deter as mudanças climáticas. O Desafio Verde tem como intenção estimular o desenvolvimento dessas alternativas", destacou ele. Vencedores de 2013 No ano passado, a empresária americana Ginger Dosier ganhou o prêmio de 500.000 euros pelo seu revolucionário processo de produção de tijolos. Sua empresa, a BioMason, oferece uma alternativa limpa para os processos atuais de queima que geram emissões maciças de CO2 a nível mundial. Os holandeses Wolbert Allaart e Patrick Heuts receberam 100.000 euros, como vice-campeões. Allaart pela sua nova técnica de geração de energia eólica e Heuts pelo seu sistema inovador de propulsão para barcaça. # # # Sobre a Loteria Holandesa de Código Postal A Novamedia, empresa holandesa criada em 1983, é a fundadora da Loteria Holandesa de Código Postal (Dutch PostCode Lottery), lançada em 1989, para arrecadar fundos para instituições de caridade que trabalham para a sustentabilidade ambiental. A empresa objetiva configurar e operar loterias de caridade em todo o mundo, a fim de arrecadar fundos para instituições de caridadee aumentar a consciência sobre o seu trabalho. Nos 25 anos desde que foram lançadas as loterias de caridade da Novamedia, foram doados mais de 6,1 bilhões de euros para mais de 264 instituições de caridade que trabalham para apoiar as pessoas, o meio ambiente, a cooperação para o desenvolvimento, desporto e saúde, cultura e bem-estar. A Loteria Holandesa de Código Postal, por sua vez, arrecadou mais de 4 bilhões de euros para organizações que trabalham em nome do ser humano e do meio ambiente. Dentre elas, a UNICEF, WWF, a Anistia Internacional, os Médicos Sem Fronteiras, entre outros. Na Loteria de Código Postal se concorre com seu próprio código postal. A cada mês vários códigos postais são sorteados e ganham prêmios. Quanto mais bilhetes de loteria se adquirir, maior é o valor do prêmio. O objetivo principal de uma loteria desse tipo é arrecadar fundos para organizações de caridade. Uma parte substancial das vendas é direcionada para essas instituições. Como padrão, dependendo da legislação do país e do tipo de loteria, um mínimo de 20% do arrecadado é direcionado para instituições de caridade. Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=F7bLNlYOiso#t=27

O video que deve ser visto pelo Mundo inteiro

O VIDEO E UMA GRANDE IDEIA MAS O QUE PRECISARIA MUDAR E A LEI QUE RESPONSABILIZA OS RESTAURANTES SE DOAREM A COMIDA E ALGUEM PASSAR MAL!!!!




Natureza