Cuidar da natureza e cuidar da vida!





O homem evolui. Construiu arranha-céus, aviões, vacinas e curas para diversas doenças. O homem usou toda a sua inteligência para transformar o mundo. Mas tem se esquecido de cuidar do seu bem mais precioso: a natureza.

A natureza é o elo entre tudo que existe na Terra. É a natureza que possibilita a ocorrência da vida humana como ela é hoje. Ela é aquilo que realmente precisamos para viver.
Ar puro, água limpa e acessível, solos férteis, equilíbrio climático são alguns dos serviços ecológicos prestados gratuitamente pela natureza. Remédios naturais, fibras e combustíveis são alguns exemplos de produtos fornecidos pelo uso direto da biodiversidade.
Tudo que nos serve vem, direta ou indiretamente, da natureza. Precisamos usar esses recursos da maneira mais racional possível, garantindo a vida para as gerações de hoje e de amanhã. Isto é o que chamamos de desenvolvimento sustentável.
Porém vivemos uma crise de biodiversidade, que coloca em risco nosso futuro.
O mundo não tem conseguido frear a perda da biodiversidade. E hoje registramos mais extinção de espécies do que jamais ocorreu ao longo de toda a evolução do planeta.
Não é preciso toda a inteligência humana para entender onde tanta destruição pode nos levar.
Já sentimos o reflexo disso com a ocorrência cada vez maior de desastres
ambientais, que tiram vidas e colocam em risco o nosso conforto. A destruição das florestas pelo desmatamento e a degradação de outros ecossistemas precisam ser combatidos para garantir a nossa qualidade de vida.

É por isso que o WWF-Brasil defende agora uma meta forte: contribuir para que a sociedade brasileira atinja o desmatamento zero em todos os biomas até 2015.
Temos um objetivo muito ambicioso, que só iremos conquistar com o seu apoio. Por isso o WWF-Brasil está começando um movimento para manter vivo aquilo que nos permite viver: a natureza.
Um das medidas que defendemos é a criação de áreas protegidas para garantir a proteção e o uso sustentável de uma parcela significativa da natureza brasileira. Além de contribuir com a conservação da biodiversidade e a contenção do desmatamento, as áreas protegidas são importantes instrumentos de retenção de carbono, o grande responsável pelo aquecimento global. Por isso, apresentamos uma lista de 10 áreas prioritárias para a criação de novas unidades de conservação na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.
Mas só isso não basta.
A população tem de se unir a essa causa, para juntos realizarmos esse grande feito do qual depende a vida de cada um de nós.
Não estamos pedindo para você vender o carro, não estamos pedindo para você comprar menos ou simplesmente fechar a torneira.
Pedimos que você apoie a nossa causa. Por isso, o WWF-Brasil está começando um movimento para manter vivo aquilo que nos permite viver: a natureza.
O símbolo desse movimento é um selo verde. Sempre que você vir esse selo, será porque uma pessoa, empresa ou organização está apoiando o nosso movimento.
A construção de um mundo melhor começa com você. Conheça a importância da natureza para a sua qualidade de vida. Entenda as causas e lute contra o desmatamento. Estimule o uso racional da biodiversidade.

participe : Queremos convidar você para se juntar à WWF-Brasil em prol desta causa. http://cuidardanatureza.wwf.org.br/


Nenhum comentário:

Natureza