Accor lança o “Plant for the Planet” no Brasil

A Accor Hospitality, segmento hoteleiro do Grupo Accor e líder em número de hotéis na América Latina, lança o projeto “Plant for the Planet” no Brasil. O “Plant for the Planet” é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o meio ambiente por meio de uma campanha em prol do plantio de um bilhão de árvores no mundo.

Uma empresa preocupada em combater o aquecimento climático, restaurar os ecossistemas e contribuir com as comunidades aonde atua, engajou-se no projeto para financiar o plantio de três milhões de árvores em sete regiões florestais no mundo: Austrália, Estados Unidos, Indonésia, România, Senegal, Tailândia e finalmente, o Brasil.
O projeto é particularmente inovador porque, além de financiar o plantio das árvores, o objetivo principal é conscientizar os hóspedes da rede sobre a importância do reflorestamento. Em cada um dos hotéis Accor, o “Plant for the Planet” vai motivar os hóspedes a reutilizarem suas toalhas de banho por mais de uma noite. “Com o valor gerado pela economia na lavagem das toalhas, a Accor investe 50% no plantio das árvores. Com o slogan “Aqui, suas toalhas plantam árvores”, comunicações nos banheiros dos apartamentos indicam que a cada cinco toalhas reutilizadas, uma nova árvore é plantada”, explica Antonietta Varlese, gerente de comunicação corporativa da Accor Hospitality América Latina.
Para a seleção dos sete projetos de reflorestamento mundial, entre eles o do Brasil, a Accor contou com a colaboração da Kinomé, uma sociedade de revalorização de florestas no mundo, e que irá auditar o projeto como um todo pelos próximos quatro anos. A Kinomé analisou mais de 150 associações parceiras do Programa das Nações Unidas para o meio ambiente. Para o Brasil, a Nordesta foi selecionada para conduzir o “Plant for the Planet”, com o objetivo de rearborizar 30 km ao longo das margens do rio São Francisco, além de desenvolver a apicultura Meliponini e formar a população local para uma gestão sustentável da madeira.
O plantio pela Nordesta já foi iniciado com o apoio da comunidade local e voluntários, que estão ao nosso lado nesta iniciativa de preservar as nascentes do Rio São Francisco. Até o final de 2009, estão previstos recursos para financiar o plantio de cerca de 90.000 mudas.
O “Plant for the Planet” também faz parte do programa mundial da Accor conhecido como Earth Guest. Lançado em 2006, o Earth Guest tem oito diretrizes principais voltadas à Sociedade e ao Meio Ambiente. Os projetos com enfoque na sociedade são denominados EGO e envolvem a proteção às crianças, o desenvolvimento social, a alimentação e a saúde. Os projetos voltados ao meio ambiente recebem a denominação ECO e abordam conservação de energia, água, reciclagem de lixo e biodiversidade.
A equipe Nordesta Brasil acompanhado muitos voluntários plantaram 3.100 mudas de 22 espécies nativas no Parque da Serra da Canastra, perto da Limeira albergue.
As primeiras árvores plantadas no Brasil ja começaram na fazenda do projeto para o Planeta do Grupo Accor. O financiamento veio de 3 hotéis do Brasil - Novotel São José dos Campos, no Rio Sofitel ea Mercure São Paulo Paulista - introduziram um novo programa para o reuso de toalhas por parte dos clientes, desde Abril de 2008. Metade das economias geradas tenham sido pagos ao Nordesta ONG para financiar o plantio. Em 2009, um grupo de mais de 100 novos hotéis brasileiros vão aderir ao projeto

Nenhum comentário:

Natureza