Os problemas ambientais, que são piores do que pensávamos

Animais em extinção : Um em cada quatro mamíferos está ameaçado de extinção. É muita coisa, acontecendo isto, a ecologia na terra irá mudar drasticamente. Vamos pensar no desequilíbrio que isto trará a cadeia alimentar e consequentemente a várias outras espécies. Quando morre o predador a presa tende a multiplicar, se morre a presa o predador tende a também a diminuir. A coisa é muito séria.


Os oceanos : Nos oceanos em todo mundo, existem áreas que estão já desprovidos de toda a vida. São Zonas Mortas caracterizadas pela falta de oxigênio, excesso de nitrogênio de fertilizantes agrícolas, emissões de veículos, esgotos. Desde a década de 60 as zonas mortas duplicaram. E a tendência é continuar aumentando.


Eespécies marítimas : Milhões de pessoas no mundo dependem dos peixes para sua dieta. A cada dia que passa mais e mais pescadores aumentam os tamanhos das redes e aumenta a quantidade de peixes retiradas dos oceanos. Se tudo caminhar da forma que está, antes do ano de 2048 todas as espécies pescadas atualmente estariam extintas. É o colapso.


Florestas tropicais : Isto mexe diretamente com o Brasil, se tudo caminhar da forma que está à metade floresta amazônica estará destruída até o ano de 2030. A perda de 60% das florestas tropicais irá acelerar ainda mais o aquecimento global. Estamos mais ou menos a 15 anos do chamado ponto sem retorno.


Aquecimento da calota polar : O ritmo do derretimento da calota polar está caminhando sem precedência e não mostra nenhum sinal de abrandamento. E ainda não foi calculado o impacto que isto vai ter em todo o planeta.


Gas carbonico (CO2) na atmosfera : Os chamados gases, com efeito estufa, provenientes dos carros, fábricas, fazendas pecuárias, trará alterações dramáticas no clima do planeta se permanecer nos níveis que está hoje. Até o final do século o aumento da temperatura será superior a 7 graus na média. Entretanto muita gente continua negando esta alteração.


Aumento da população : A nossa multiplicação no planeta é o que de pior pode acontecer. Nós nos multiplicamos muito rápido, e a cada novo nascimento os problemas aumentam, nós consumimos todos os recursos naturais, poluímos ar e água, derrubamos espécies, destruímos habitat naturais, estamos destruindo os ecossistemas com nossas alterações. Até o ano de 1800 foi o tempo que demorou a atingirmos 1 bilhão de habitantes. Isto aconteceu desde o inicio do planeta, ou seja, milhões e milhões de anos. E precisamos de apenas 200 anos para chegar a quase 7 bilhões. São 74 milhões de pessoas a cada ano a mais no planeta.

fonte :
earthfirst

3 comentários:

chica disse...

Triste tudo isso,não? O que será que vamos deixar para as futuras gerações?

Clarissa disse...

Olá, Chico. Tudo bem?
Sou a Clarissa e trabalho na Edelman, que é a agência de comunicação do site ComoTudoFunciona. Sempre visitamos blogs de todas as categorias para ter ideia de novos artigos e assuntos. parabéns pelo seu blog. Sobre o seu post, o site tem um canal de Ambiente com diversos artigos citados nele, como extinção e oceanos, dá uma olhada - http://ambiente.hsw.uol.com.br/
Um abraço

mag disse...

Olá! Venho fazendo a minha parte principalmente na área de reciclagem, já até abri uma loja com arte em reciclagem, representando sacolas oxi-biodegradáveis também. Infelizmente não sobrevivi e fechei, mas não entendo porque as sacolas biodegradáveis não estão sendo já comercializadas. Já que vivemos sem saber viver sem sacolas, então, por que não adotá-las de vêz, é só pesquisar na internet o fabricante e comprar, cada um fazendo a sua parte.
No aspecto da mega população, se falarmos em redução no número de nascimento em prol dos que já nasceram, a comunidade religiosa irá ser ferrenha contra. Eu digo que Deus tá vendo tudo isto e com certeza não mais incentiva o "crescer e multiplicar" em forma de nascimento de gente, talvez o de idéias para ajudar o planeta sim. É muito bom ter pessoas como você - o Planeta agradece.

Natureza