O que fazer com a casca do coco verde !


Ontem fui conhecer o novo Parque do Povo em SP, pois apesar de ser paulistano não estou mais residindo em São Paulo e acabo virando turista na minha propria cidade,ao sair estava aquele calor paulista que a muito deixou de ser prazeiroso,resolvi tomar uma agua de coco para refrescar,ao chegar na banca me deparei com aquele tambor cheio de coco verde descartado,perguntei ao abridor de coco o que ele fazia com aquelas sobras me disse então que ia para o lixo comum,fiquei pensando se não haveria um fim mais nobre para fruto tão refrescante ,ao chegar em casa sentei-me ao meu lap top fui direto a pesquisa do Google e logo descobri que a EMBRAPA ja tinha pensado sobre isso.

Responsável por 70% do volume do lixo em cidades do litoral brasileiro, a casca do coco verde vai passar a ser reaproveitada em Fortaleza, num projeto da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) financiado pelo Banco Mundial, para preservar uma das espécies vegetais ameaçadas de extinção no país, a samambaiaçu.


Fonte de onde se extrai o xaxim, para a fabricação de vasos e ornamentos com flores, a samambaiaçu é uma planta herbácea que se assemelha a uma palmeira, mas que demora entre 50 e 100 anos para atingir um metro. Por causa de sua extração indiscriminada para a utilização na jardinagem e na floricultura, foi incluída pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) na lista das espécies em extinção.

Ao se transformar a casca do coco verde em pó e fibras, após processamento, espera-se que ela possa substituir o xaxim, hoje ainda retirado da mata atlântica. A pesquisa para a reciclagem da casca do coco verde levou cinco anos para ser concluída e foi motivada pelo grande volume de cascas que se acumula nos lixões das cidades litorâneas, sem um destino alternativo.

Segundo a pesquisadora Morsyleide Freitas, da Embrapa, na época do verão, no Rio de Janeiro, por exemplo, as cascas de coco verde representam 80% do lixo. "Outra dificuldade é que cada casca demora de oito a dez anos para se decompor, o que agrava ainda mais a situação." Com o projeto, será construída uma usina para a transformação da casca do coco, que tem de ser triturada até se transformar em pó e fibras. A meta do projeto é que 15 mil toneladas da casca sejam processadas na usina.

Além de substituir a samambaiaçu na jardinagem, a casca também poderá ser utilizada como composto orgânico e substrato agrícola. Em todo o país, o plantio de coco verde ocupa uma área de 57 mil hectares, com uma produção de 6,7 milhões de toneladas de cascas por ano. "A idéia é que, com a experiência de Fortaleza, o projeto possa ser levado a outros lugares, gerando emprego e renda e reduzindo o problema do lixo", disse a pesquisadora.

O projeto conseguiu o apoio financeiro do Banco Mundial numa disputa em que concorreram outros 2.726 projetos de todo o mundo. A reciclagem da casca de coco foi escolhida ao lado de outras 39 idéias. Segundo Freitas, a implantação do projeto deverá ser iniciada em fevereiro.


fonte :
setorreciclagem

4 comentários:

Anônimo disse...

E as fotos do PARQUE?
Viaja e nem avisa?....srsrs
É muita liberdade que te dei....

conduarte disse...

Chico, bom dia!
Desejo a vc uma feliz Páscoa, cheia de amor, Paz, e saúde. Que renasça na sua vida, aquilo tudo de bom, que pode existir dentro de nós, ao lado dos que vc ama.

Depois passo aqui para ler tudo sobre sua postagem da casca do coco, este santo remédio natural que contém em seu liquido grande quantidade de antibiótico.

Enfim, to voando pra rua com meu marido que quer ver GRAN TORINO...
Volto depois, por mim, fircaria o dia inteiro no blog... Mas não resisti e mexi com vc lá no Drops do P.L, na postagem das moças em ensaio fotográfico... Vai ver rsrsrs

Um beijo querido!
Felicidades!
C
O
NoC

Eliana Gerânio Honório. disse...

Beijão!

Andrea disse...

Eu uso como vaso de plantas ou reservo uma misturinha da sobra para se decompor e depois misturo no solo. Meu matagal em casa agradece...

Natureza