Ano novo previsão de um dos mais quentes!


O ano de 2009 estará entre os cinco mais quentes dos que se tem registro histórico, segundo predisseram hoje cientistas do Met Office (o escritório meteorológico do Reino Unido) e da Universidade de Anglia Oriental, em Norwich.

O prognóstico diz que a temperatura média no planeta em 2009 se situará em 14,44 graus centígrados, 0,44 graus acima da média oficial registrada desde a década de 60.


Com essa média, o ano que vem se transformará no mais quente desde 2005 e confirmará, segundo os meteorologistas, o lento, mas constante aumento das temperaturas no planeta.


Os registros sobre os quais se estabelece a temperatura média começaram em 1850 e mostram que dez dos anos mais quentes no último século e meio correspondem ao período 1997-2008.


O ano considerado mais quente até agora foi 1998, quando a temperatura média alcançou os 14,52 graus por causa do "El Niño", fenômeno meteorológico cíclico que aquece as águas do oceano Pacífico e aumenta a temperatura da terra.


Os cientistas também constataram que a temperatura do planeta aumentou entre 2000 e 2008 em 0,2 graus em relação à década dos anos 90, segundo destacou o professor Phil Jones, diretor da unidade de pesquisa climática da Universidade de Anglia Oriental em comunicado divulgado hoje pelo Met Office.


Os pesquisadores afirmaram que em 2009 a temperatura não subirá além desses 0,44 graus em relação à média graças à influência "refrescante" do fenômeno "La Niña", que em contraposição ao "El Niño" contribuirá para moderar a alta das temperaturas.


No entanto, após 2009, os cientistas esperam que os níveis atuais de temperatura máxima sejam superados.

8 comentários:

Anônimo disse...

O verão em SP esta desmentindo essa afirmação. Casaco e frio!
Mas tudo pode mudar!

Sonia Regly disse...

O verão aqui do Rio taMBÉM ESTÁ FRIO E CHOVENDO DIRETO.

Adri disse...

Chico meu querido,

Vim desejar a você que fez parte do desabafo em 2008 um 2009 cheio de coisas boas!!!
Feliz 2009

Bju ;)

Anônimo disse...

Chico, ratifico o que disse a Sonia ali em cima: AQUI NO RIO DE JANEIRO (CAPITAL), HOJE, 6 DE JANEIRO, 20h15mim, ESTÁ UM FRIO DANADO... Durma-se com um barulho desses...
Grande abraço.

Cadinho RoCo disse...

Esta elevação da temperatura serve de enorme açerta para ação pontual, sobretudo das autoridades mundiais, para que possamos reverter processo de degradação que estamos nele.
Cadinho RoCo

Eliana Gerânio Honório. disse...

Queridão

imensas saudades.

Adri disse...

Acredito que vai ser quente e com muita chuva.

FranciscoBarreto disse...

Aqui na Madeira (Portugal) está a ser um dos ais frios e molhados dos últimos 15 anos...

Natureza