QUAL É A RELAÇÃO ENTRE RESERVA INDÍGENA EM RORAIMA? E O NOSSO NIÓBIO.


Não é estranho que quase todos os 15000 índios de Roraima tenham sido deslocados e ajuntados pelas ONGs internacionais justamente sobre as maiores jazidas mundiais de nióbio, urânio e ouro existentes ali? (Raposa-Serra do Sol).

- Não é estranho que os quatro povos indígenas, que historicamente nunca se deram bem ou conviveram, foram juntados quase que na marra, justamente sobre uma área (Surumu) em que existe uma enorme jazida de estanho (cassiterita), metal estratégico para a Inglaterra; e mais estranho ainda, que nessa área está a ONG inglesa Surviving do Príncipe Phillip, o marido da Rainha Elizabeth II? Com fins de Salvar a Floresta?.

- Não é estranho que após esses ajuntamentos, em 2004 o governo Lula foi o único que assinou da América do Sul, o tratado na ONU que aceita que povos indígenas declarem-se nações independentes, desde que tenham apoio internacional? Só o Brasil o assinou.

- Não é estranho que o então Ministro da Justiça Nelson Jobim, numa ação inusitada, anulou de uma só vez todas as ações jurídicas impetradas pelos Roraimenses contra a demarcação da imensa reserva Raposa-Serra do Sol, sem questionar os méritos, para que Lula pudesse decretá-la em 2005?

- Não é estranho que as ONGs estrangeiras dali, tenham enviado índios brasileiros a seus países para cursarem universidades na França, Suíça e Inglaterra, em cursos de Administração Pública, Direito e Relações Internacionais, e apresentá-los regularmente em programas de TV europeus, no qual simplesmente difamam o Estado brasileiro e nosso povo? (EuroVision TV em 23/06/2004; CNN Espanhol em 12/02/2005; Deutsch Welle em 21/03/2006).

-Vejam que fato estranho: O Jornal Folha de São Paulo, no dia 05 de novembro de 2002, noticiou que: Lula passou o final de semana em Araxá, na casa da CBMM do Grupo Moreira Salles e da Multinacional Molycorp, a Companhia que exporta 95% do Nióbio que retira de MG e é a maior exploradora do metal do mundo?. Foi recebido com honras e tratamento VIP.

Por meio de uma ONG, a empresa financiou projetos do Instituto Cidadania, presidido por Lula, inclusive o Fome Zero, que integra o programa de governo do presidente.

- E mais estranho ainda, Marcos Valério declarou na CPI dos Correios: O Banco Rural foi noticiar ao Ministro José Dirceu que iria explorar, que estaria tentando explorar uma mina de nióbio lá no Amazonas e ainda -O grosso do dinheiro vem do Nióbio?.

A CPI comeu bola, e não investigou essa "derrapada" de Marcos Valério na época, e que ficou registrada nos anais da CPI. Segundo relatos de presentes, nesse momento Delúbio passou mal e teria pedido para se retirar até a enfermaria.

Acho que não está tão estranho agora...

- E o cúmulo do estranho: Por solicitação das ONGs estrangeiras em Roraima, Lula não preservou nossa faixa de fronteira soberana, alegando que existiam também índios do outro lado da Venezuela.
Só que é fato confirmado pelo Ministério das Minas e Energia, que as jazidas de Nióbio continuam de forma contínua sob a mesma fronteira, e sob o mesmo território vizinho da Venezuela. Hugo Chavez também está adorando!

Alguém ainda acha algo estranho?

materia correlata aqui

Leia mais em visãopanoramica aqui

fonte : recebido por E Mail repassando

fonte da materia:Usina das Letras
Declaracões sobre a reserva de Orlando Villas Boas aqui

9 comentários:

Julio Moraes disse...

Acho que nada disto '...é estranho'. rs

abs

Francisco Coelho disse...

OI
Julio tambem achei meio estranhpo,mas nesse nosso Brasil aonde tem fumaça com certeza tem um grande incendio.

Abç

Eliana Gerânio Honório. disse...

Francisco, um grande abraço.

Tenha uma ótima semana.
Voltarei domingo.

Eliana Alves

Eliana Gerânio Honório. disse...

Querido, veja se gosta da apresentação de seu trabalho
lá no Espaço Mensaleiro?

Francisco Coelho disse...

Eliana

Ta otimo só faltou o link http://ajudandonatureza.blogspot.com/2008/05/ndio-tucano-diz-que-ambiente-ser.html,o link fala que o indio preservara o meio ambiente mesmo com mineraçõa.

Bjssss

Anônimo disse...

Ol�... gostei mto do seu blog... e com certeza voltarei mais vezes...

Agora vou ler os outros posts com calma.

Abra�o

Andréia Lino disse...

q tristeza... a cada dia q passa, + trsite fico com tanta coisa. qtos anos mais iremos sobreviver? e se o tal do obama ganha? tera uma guerra no Brasil para saber quem fica com a floresta? isso muito me assusta e a cada dia, sinto q devo manter minha mente no objetivo de nunca colocar no MUNDO um ser para q sofra com tudo isso

q tristeza meu Deus

Anônimo disse...

Agradeço a citação de meu artigo e reforço o seu empenho em divulgar tais fatos que, nada mais são, do que mais uma forma para meter a mão no que é nosso.

Um abraço.

Francisco Coelho disse...

Arthurius

Quando li o seu artigo,percebi que lutamos para um Brasil melhor parabéns pelo seu blog.E obrigado pela visita.

Abraços

Natureza