Veja quais são os consumidores que mais respeitam "ranking verde"

Brasileiros e indianos são os consumidores que mais respeitam o meio ambiente, seguidos de chineses e mexicanos, segundo um estudo da National Geographic e da GlobeScan publicado na quarta-feira (7).

O relatório, que analisou o comportamento de 14 mil consumidores em 14 países em relação ao meio ambiente, revela que cidadãos das nações em desenvolvimento têm hábitos mais ecológicos que os que vivem em lugares mais prósperos.

O estudo analisa quatro pontos onde o impacto ambiental é maior: transporte, habitação, alimentação e bens de consumo, dos quais os dois primeiros têm peso maior.

O índice Greendex concedeu aos brasileiros e aos indianos 60 pontos no ranking, enquanto a China recebeu 56,1 pontos e o México 54,3.

Os consumidores norte-americanos registram a pior pontuação e seus vizinhos canadenses se situam em penúltimo lugar.

Entre o G7 --as sete nações mais industrializadas--, os cidadãos de Reino Unido e Alemanha tiveram a maior pontuação, empatados em sétimo lugar. Os franceses, por sua vez, tiveram a pior qualificação entre os países europeus.

Nas últimas posições do ranking geral estão os consumidores espanhóis, com o 10º lugar, à frente de japoneses, franceses, canadenses e americanos.

Casa pequena

O estudo, elaborado este ano pela primeira vez e que será publicado anualmente a partir de agora, revela que os brasileiros recebem a maior pontuação na área de habitação.

Isto se deve ao pequeno tamanho de suas casas, medido pelo número de quartos por membros da família. Considera também o pouco uso de calefação e a disposição de uma ampla penetração de energia renovável.

No que se refere a transporte, os consumidores chineses lideram a classificação devido ao baixo número de automóveis utilizados entre a população.

Também neste caso, os brasileiros se sobressaem ao ocupar o segundo lugar, na frente dos indianos, enquanto o México conquistou o sexto lugar.

Na área de bens, a China lidera o ranking, seguida de Índia, Brasil e México, porque preferem produtos "verdes" e possuem relativamente poucos eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos mais baratos.

Por último, no quesito alimentação se destacam os cidadãos indianos, que têm um nível relativamente baixo de consumo de carne e comem grandes quantidades de frutas e verduras.

Neste caso, os brasileiros se situam no décimo lugar, à frente de Espanha, Estados Unidos, México e Japão.

Mudança climática

O estudo também avalia a postura dos consumidores sobre o meio ambiente em relação à mudança climática, seu impacto em sua vida e em sua saúde, entre outros pontos de vista.

Os brasileiros ocupam o primeiro lugar entre os que afirmam que estão muito preocupados com os problemas ambientais, seguidos dos chineses e dos mexicanos.

Os mexicanos, por sua vez, conquistaram o primeiro posto dos que consideram que é preciso consumir muito menos para melhorar o meio ambiente para gerações futuras.

O estudo pretende inspirar os consumidores a adotarem um estilo de vida mais sustentável com o meio ambiente, afirmou na apresentação Terry García, vice-presidente executivo do Mission Programs da Nacional Geografic Society.

O vice-presidente executivo da GlobeScan, Lloyd Hetherington, afirmou que o índice demonstra que um estilo de vida "verde" é possível.

7 comentários:

Ramosforest.Environment disse...

Muito interessante esses dados. As peculiaridades de cada povo devem ser levadas em consideração sempre.

Ví Leardi disse...

Chico todas as vezes que venho aqui demoro e saio tão enriquecida por tantas novidades e conselhos ...ótimas as postagens naõ saberia dizer qual a melhor....
beijos e bom fim de semana.

Luma Rosa disse...

Chico, viu que agora as escolas da Amazônia terão uma matéria dedicada à sua preservação? Será parte integrante do currículo escolar, ensinando as crianças a crescerem respeitando aquela que lhe dá sustento e sobrevida. Bom fim de semana! Beijus

Luiz disse...

Oi Chico, sou Luiz do Imperfeito. Cheguei aqui por indicação (indireta) a Andréa Motta. Como voce recebeu dela um selinho, que também me foi dado, tomei isso como um convite para conhecer o Verde. Gostei daqui pela variedade dos temas e pela forma como são abordados. Passearei por aqui sempre que tiver tempo. Um abraço

Francisco Coelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francisco Coelho disse...

Ola VI
obr.,volte sempre,bom fds.para vc tb.
bjs

Francisco Coelho disse...

Ola Luiz e sempre uma satisfaçâo receber visitas e comentarios dos amigos blogueiros,obrigado pela visita

Abç

Natureza