Gestor ambiental uma profissão em alta

Formação é na área de humanas e profissional atua no gerenciamento ambiental.Há cursos na modalidade de bacharelado e tecnológico.

Gestão ambiental ainda é uma carreira recente, mas a cada dia ganha espaço em instituições públicas e privadas. Segundo professores ouvidos,a profissão surgiu diante da necessidade das empresas e dos órgãos públicos se adaptarem às questões ambientais, especialmente para economizar e evitar danos.

Segundo o professor Jacques Demajorovic, coordenador do curso bacharelado de administração na linha de formação em gestão ambiental do Senac-SP, o gestor ambiental é um profissional que associa três características fundamentais: economia, meio ambiente e fator social.

Não temos um curso de ecologia, não formamos pessoas especialistas em fauna e flora. Queremos formar um gestor para planejar, implantar e monitorar projetos de gestão ambiental e sustentabilidade nas empresas", diz Demajorovic.

O curso de gestão ambiental (bacharelado) tem uma interface muito próxima com a biologia, mas ele forma profissionais para serem dirigentes, que façam a conciliação da atividade humana com o meio ambiente", explica o professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, coordenador do curso de gestão ambiental da Universidade de São Paulo (Esalq/USP).

Graduação pode ser tecnológica ou bacharelado
Há duas modalidades para a formação em gestão ambiental: o curso de bacharelado que tem duração de quatro anos e o superior tecnológico, em dois anos.

De acordo com o professor Silva Filho, a diferença entre as duas modalidades é que o curso tecnológico é mais técnico, direcionado para pessoas que já atuam na área de meio ambiente e que procuram uma formação mais completa; enquanto o bacharelado é voltado para a administração do meio ambiente, sendo mais extenso porque permite aprofundar os conceitos e forma profissionais direcionados para a pesquisa acadêmica e científica.

Nada impede que alguém que não esteja na área de ambiente faça o curso tecnólogo. Mas esse é um curso que busca formar o profissional mais rápido para o mercado de trabalho", diz o coordenador do curso no Senac-SP.

Um tecnólogo em gestão ambiental trabalha em projetos específicos ligados ao meio ambiente. Ele atua no gerenciamento de resíduos sólidos, no planejamento ambiental, na remediação de áreas contaminadas e em sistemas de gestão, por exemplo.

Já o bacharel em gestão ambiental além de poder ocupar essas funções, ainda poderá desenvolver papéis de gerência nas áreas financeira, de marketing e recursos humanos. É um profissional que tem na carga horária do curso mais disciplinas da área administrativa", diz Demajorovic.

Outro ponto importante a esclarecer é que o gestor ambiental exerce função diferente do engenheiro ambiental, que foca o trabalho no desenvolvimento de tecnologias e soluções ambientais. O gestor ambiental lida com o planejamento dos recursos.

Segundo Demajorovic, o gestor ambiental é preparado para trabalhar em empresas privadas, públicas, em ONGs ele implementa projetos que não pensam apenas na relação do custo, mas sim na viabilidade econômica com menor impacto ambiental e social.


2 comentários:

Marcelo disse...

Terminei o curso de Gestão Ambiental na faculdade Barão de Mauá em Ribeirão e recomendo a todos pela seriedade do curso, pelos profissionais que encontrei.(www.pordentrodabarao.blogspot.com ou www.baraodemaua.br) e fico contente em saber que existem pessoas que se importam tanto com o ambiente que nem vcs tb. Parabéns pelo trabalho da associação.

Unknown disse...

Achei muito boa a definição de gestor ambiental e todo o trabalho englobado por essa profissão. Sou gestora ambiental e indigenista! trabalho a questão da sustentabilidade em áreas indígenas. Então gostaria de colocar mais esse ramo que tb pode ser seguido por profissionais em gestão ambiental.. trabalhar o planejamento e implementação de projetos sustentáveis do uso da fauna, flora e diversos recursos disponíveis com as populações indígenas. Objetivando a autonomia e sustentabilidade dos inúmeros territorios indigenas disponiveis em nosso país.
Sayonara Silva

Natureza