Afinal a quem pertence a floresta Amazônica? questiona 'NY Times'



O jornal cita o ex-vice-presidente americano Al Gore, que em 1989 disse que "a Amazônia pertence a todos nós"

Uma reportagem publicada neste domingo (18) no jornal americano The New York Times afirma que a sugestão feita por líderes globais de que a Amazônia não é patrimônio exclusivo de nenhum país está causando preocupação no Brasil.

No texto intitulado "De quem é esta floresta amazônica, afinal?", assinado pelo correspondente do jornal no Rio de Janeiro, Alexei Barrionuevo, o jornal diz que "um coro de líderes internacionais está declarando mais abertamente a Amazônia como parte de um patrimônio muito maior do que apenas das nações que dividem o seu território".

O jornal cita o ex-vice-presidente americano Al Gore, que em 1989 disse que "ao contrário do que os brasileiros acreditam, a Amazônia não é propriedade deles, ela pertence a todos nós".

"Esses comentários não são bem aceitos aqui (no Brasil)", diz o jornal. "Aliás, eles reacenderam velhas atitudes de protecionismo territorial e observação de invasores estrangeiros escondidos."

Acesso restrito

O jornal afirma que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta aprovar uma lei para restringir o acesso à floresta amazônica, impondo um regime de licenças tanto para estrangeiros como para brasileiros.

"Mas muitos especialistas em Amazônia dizem que as restrições propostas entram em conflito com os próprios esforços (do presidente Lula) de dar ao Brasil uma voz maior nas negociações sobre mudanças climáticas globais – um reconhecimento implícito de que a Amazônia é crítica para o mundo como um todo", afirma a reportagem.

O jornal diz que "visto em um contexto global, as restrições refletem um debate maior sobre direitos de soberania contra o patrimônio da humanidade".

"Também existe uma briga sobre quem tem o direito de dar acesso a cientistas internacionais e ambientalistas que querem proteger essas áreas, e para companhias que querem explorá-las."

"É uma briga que deve apenas se tornar mais complicada nos próximos anos, à luz de duas tendências conflituosas: uma demanda crescente por recursos energéticos e uma preocupação crescente com mudanças climáticas e poluição."

4 comentários:

Adri disse...

Se quiserem vão ter que pegar na unha.... e a coisa vai ficar feia...

Francisco Coelho disse...

Ola Drika

Conte comigo!

Bjs

Anônimo disse...

esse ex presidente não estava normal quando expressou essa loucura.
o brasileiro e amoroso bondoso mais se pensar em tomar oque e dele ele mata e lança no lago de fogo.

se queriam um pedacinho deveriam ter visto isso la nus anos 1500
agora por se aumentar a iniquidade o amor de muitos se esfriou:(

Josemar Salto SP disse...

Os países grande só pensam em poder,riquezas,e desafios, e esquecem de cuidar de seu meio ambiente, e ai vem querendo tomar pose do que é do vizinho,agora acabei de crê que os brasileiros aeita tudo numa boa mesmo,queria ver se essa terra fosse dos Estados Unidos da America,ai eu queria ver quem ia colocar a cara contra eles, e falar essa tal terra não era deles.

Natureza