Plataforma de Wilkins na Antartida ameaçada


Um enorme bloco de gelo da Antártica, com área quatro vezes superior a da cidade de Paris, começou a derreter sob o efeito do aquecimento global, informou nesta terça-feira o Centro Nacional da Neve e Gelo da Universidade do Colorado.
Segundo imagens de satélites, o derretimento já afeta uma longa faixa sobre a plataforma de Wilkins, e foi acentuado em 28 de fevereiro, com uma queda súbita que formou um iceberg de 25,5 km por 2,4 km.
O movimento provocou o deslocamento de um bloco de 569 km2 da plataforma de Wilkins, que já perdeu 414 km2. A plataforma, cuja superfície é de 12.950 km, está atualmente sustentada por uma faixa de apenas 5,6 km entre duas ilhas, revelou Ted Scambos, responsável científico do Centro Nacional da Neve e Gelo (NSIDC, sigla em inglês).
"Se as geleiras continuarem retrocedendo, esta faixa de gelo poderá se desintegrar e perderemos, provavelmente, a metade da massa glacial na região durante os próximos anos".
Nos últimos cinquenta anos, a parte ocidental da península antártica registrou o maior aumento de temperatura no globo, com alta de 0,5 graus centígrados a cada dez anos.
"Pensamos que a plataforma de Wilkins existe há centenas de anos, mas o ar aquecido e as ondas do oceano estão provocando seu desgaste", disse Ted Scambos.

2 comentários:

FranciscoBarreto disse...

Pois, o cenário antevê-se negro. Ainda hoje ouvi falar de um iceberg com uma extensão quase do tamanho da ilha da Madeira...

Marcos Santos disse...

Não me iludo. Sei que devemos continuar lutando.
Mas a mudança climática é como um trem carregado de minério em alta velocidade e nossos esforços são proporcionais a tentar pará-la colocando chicletes nos trilhos. Enquanto a mudança não chegar ao ponto de inflexão, ela continuará adiante.

Abraços
do Marcos

Natureza