«Wikipedia» sobre a natureza já está online

As primeiras 30 mil páginas da Encyclopedia Of Life (EOL), semelhante à Wikipedia mas sobre a natureza, foram disponibilizadas na Internet, o primeiro passo para o projecto que tem como objectivo catalogar os 1,8 milhões de espécies de seres vivos do planeta.
A iniciativa é gerida pelo Instituto Smithsonian, em Washington, em colaboração com dezenas de centros de investigação e científicos de todo o mundo, apesar de tal, como a Wikipedia, ser aberta ao público em geral, que poderá adicionar informações aos artigos.

Quando estiver completa, o que se prevê para 2017, a enciclopédia virtual será «uma referência» sobre as espécies animais de todo o mundo, assim como «todas aquelas ainda por descobrir», de acordo com os responsáveis do projecto.

A EOL oferece todo o tipo de dados, desde o habitar natural, à genética ou biologia molecular, assim como outras fontes e referências na literatura sobre a espécie, podendo ser usada «como ferramenta de ensinamento e aprendizagem, ajudando a comunidade a entender melhor o planeta onde habita».

2 comentários:

Adri disse...

Muito interessante essa idéia ;)

Francisco Coelho disse...

Sem duvida Adri vai facilitar é muito a pesquisa sobre a natureza.


Bjs

Natureza