Humanos e chimpanzés ativam a mesma área cerebral quando se comunicam





A região do cérebro encarregada da comunicação, tanto a falada quanto a de sinais, é a mesma nos humanos e nos chimpanzés, o que reforça a teoria, comprovada geneticamente, de que ambos têm origem em um ancestral comum.

Assim indica o estudo de uma equipe de cientistas publicado hoje na revista digital "Current Biology".


"O comportamento comunicativo do chimpanzé tem muitas características semelhantes à linguagem humana", afirma Jared Taglialatela, do Centro Nacional de Pesquisa de Primatas de Yerkes, em Atlanta (EUA), membro da equipe que realizou o estudo.


A pesquisa "sugere que as bases neurológicas da linguagem humana já estavam presentes no ancestral comum do homem e do chimpanzé", afirmou o investigador.


A equipe de cientistas identificou a Área de Broca, parte da região cerebral conhecida como giro frontal inferior, no hemisfério esquerdo, como um dos sistemas neuronais que são ativados quando o ser humano se prepara para dizer algo e quando fala ou gesticula.


"Antes não sabíamos se outros primatas, e principalmente nosso mais próximo parente vivo, o chimpanzé, possuía uma região cerebral comparável, relacionada à produção de seus próprios sinais de comunicação", afirmou Taglialatela.


Para o estudo, os pesquisadores submeteram três chimpanzés a uma tomografia computadorizada do cérebro enquanto estes gesticulavam e chamavam uma pessoa, pedindo que levasse comida.


Estes chimpanzés mostraram uma ativação da Área de Broca e outras regiões envolvidas na comunicação humana.


Os pesquisadores interpretam o resultado como a prova de que os chimpanzés têm um cérebro preparado para a linguagem, embora admitam que "é possível argumentar que, como os símios nasceram em cativeiro e produziram sinais que não são comuns quando estão em liberdade, a aprendizagem destes induziu a ativação cerebral que vemos.

Nenhum comentário:

Natureza