Austrália começa a vigiar por mar e ar baleeiros do Japão na Antártida

A Austrália começará esta semana a vigiar por mar e ar os baleeiros japoneses na Antártida, anunciou hoje o ministro de Exteriores, Stephen Smith.

A embarcação Oceanic Viking, do Departamento de Alfândegas, zarpará nos próximos dias do porto de Perth, no sul do país, para uma missão de 20 dias nas gélidas águas e depois se unirá a ele um Airbus A-319 usado pela missão científica da Austrália no continente gelado, disse Smith, segundo a rádio estatal.


A nave gravará com um equipamento de vídeo e fotografia a atividade dos baleeiros japoneses e informará pontualmente ao Governo australiano todas as incidências e o número de baleias capturadas e suas espécies.


A Comissão Baleeira Internacional pediu a Tóquio que detenha a caça de baleias, feita pelo Japão sob o argumento de estudos científicos.


Este organismo ratificou a moratória vigente desde 1986, que proíbe a caça de baleias com fins comerciais, apesar das pressões japonesas para que se levante o veto para as capturas em pequena escala.


A Noruega é o único país do mundo que permite a caça comercial de cetáceos, mas Japão e Islândia caçam mais de duas mil baleias por ano com fins "científicos", o que, segundo os grupos ambientalistas e o Governo australiano, entre outros, é uma forma encoberta de caça para fins comerciais.

Nenhum comentário:

Natureza