Seguidores

10 de dez de 2007

Rios Voadores



A região Amazônica encontra-se sob pressão de duas forçantes climáticas. Uma delas é decorrente do desmatamento e a outra é proveniente das mudanças climáticas globais.
É importante salientar que essas duas forçantes climáticas afetarão não apenas a região Amazônica, mas poderão comprometer o clima de outras regiões do país até o norte da Argentina.


Salati el al (1979), utilizando técnicas isotópicas demonstrou que cerca de 44 % do fluxo de vapor d’água que penetra na região Amazônica pelos ventos alísios que sopram de leste para oeste saem da bacia Amazônica e vão condicionar o clima de outras regiões, principalmente da América do Sul. A quantidade de vapor transportado depende da posição da “zona de convergência intertropical” que durante o ano varia longitudinalmente ao longo do Equador para o norte e para o sul.

Concluindo, as informações existentes demonstram a importância do equilíbrio do clima da região Amazônica no condicionamento das condições climáticas, especialmente das precipitações, em outras áreas do Brasil e outros países limítrofes.

Leia tudo sobreo assunto:Preserve Amazonia
Postar um comentário