Podemos ou não consumir alimentos vencidos?

Uma pesquisa realizada recentemente na Grã-Betanha, constatou que as pessoas estão assumindo riscos alimentares maiores conforme a situação financeira piora. Mas e aí, até que ponto devemos ou podemos aproveitar os alimentos após a sua data de validade? 

É muito comum as pessoas me fazerem esse tipo de questionamento. E a verdade é que na indústria esse procedimento é completamente proibido, até mesmo quando o alimento não apresenta nenhuma alteração em suas características organolépticas (cor, sabor e odor). Já em nossas residências, muitas vezes, é possível aproveitar este alimento desde que utilizado o bom senso e formas adequadas de armazenamentos e aquecimento. Cheirar o alimento  e verificar alterações de cor nem sempre são formas seguras e NÃO garantem a qualidade ou segurança deste produto. A única forma de garantir que o alimento está seguro é mesmo através de análises microbiológicas de amostras, que devido ao alto custo não são viáveis por se tratar de pequenas quantidades. 
Ler mais sobre click no link http://www.francielelobo.blogspot.com.br/2012/06/e-entao-podemos-ou-nao-consumir.html segurança alimentar

Nenhum comentário:

Natureza