Telhado Verde para Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Alunos do Galois apresentam projeto 

Telhado verde é uma técnica usada em arquitetura cujo objetivo principal é o plantio de árvores e plantas nas coberturas de residências e edifícios. Através da impermeabilização e drenagem da cobertura dos edifícios, cria-se condições para a execução do telhado verde. “Estamos testando a tecnologia de utilizar os espaços mortos da cidade, telhados, para o cultivo de vegetais comestíveis. Alem de produção de vegetais mais saudáveis também teremos benefícios para a temperatura interna do imóvel, que será mais estável e com isso gasta-se menos energia com ar condicionado, por exemplo”, ressalta o professor de Biologia do Grupo Galois, Armando Teixeira, coordenador do projeto entre os alunos do ensino médio.

O professor Armando ressalta ainda outras vantagens como isolamento acústico, pois a vegetação absorve e isola ruídos; proteção estrutural, já que a cobertura vegetal elimina a concentração de calor, evitando a dilatação e protegendo a edificação contra trincas; e ainda a proteção pluvial, porque a laje vegetada contribui de forma muito significativa no escoamento de água da chuva. “O Telhado Verde também age como purificador do ar urbano, pois possibilita a redução da concentração do principal gás causador do efeito estufa, o CO2, na atmosfera, já que a fotossíntese das plantas utiliza esse gás”, acrescenta o professor.

O telhado ecológico já aparece como tendência arquitetônica em um ambiente urbano saturado de concreto, metal e vidro, fazendo um contraponto de cor, vida e renovação em uma área antes inutilizável. É uma nova opção de design para indústrias, residências e fachadas devido à variedade de plantas e folhagens possíveis; o que também acarreta na valorização dos edifícios porque o torna mais eficiente, além de transformar áreas planas em espaços de lazer.

A utilização do Telhado Verde pode se tornar, em breve, uma questão obrigatória no DF. Projeto de Lei 400/2001 (em anexo), de autoria do deputado distrital Wasny do Roure aborda esse tema. Pela proposta, as edificações com mais de três unidades agrupadas verticalmente deverão prever a construção do “telhado verde”, para a aprovação pela administração regional. “O teto verde é uma alternativa viável e sustentável, porque facilita o gerenciamento de grandes cargas de águas pluviais, promove melhoria térmica e de serviços ambientais. Além do mais, proporciona um ambiente muito mais fresco do que outros telhados, mantendo o edifício protegido de temperaturas extremas, especialmente no verão, reduzindo em até 3ºC. Esse tipo de telhado também mantém a umidade relativa do ar constante no entorno da edificação, forma um microclima, purifica a atmosfera e contribui no combate ao efeito estufa”, justifica o parlamentar.

              Quem quiser conhecer o projeto Telhado Verde e outros trabalhos dos alunos do Galois, basta visitar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 17 a 23 de outubro, das 9h às 18h, na Esplanada dos Ministérios em Brasília. Entrada gratuita.  

3 comentários:

Anônimo disse...

I just added this webpage to my rss reader, excellent stuff. Cannot get enough!

Anônimo disse...

I just noticed ajudandonatureza.blogspot.com by surfing online, and found it is so sweet. Keep up the great work!

I have similar idea to this site.I will come back often!
You can also get a tutor to help you. My friend told me he was helped a lot by outstanding [URL=http://www.youtube.com/watch?v=YNNyMvpQ5qs ]private tutors singapore [/URL]. Can you also share me with your comments in here?

Anônimo disse...

This particular article provides mild whereby you can easliy observe the truth of the matter. This really is beautiful fine a and provides in-depth facts. Appreciate you that awesome content

Natureza