Seguidores

26 de mai de 2011

Antas Pintoras


No dia 15 de junho vai rolar um evento bastante inusitado, que pretende atrair a atenção do público para a causa da conservação da anta. Trata-se de uma exposição, com leilão de telas pintadas por antas de cativeiro em zoológicos norte-americanos (29 telas – temos vídeos delas pintando), que acontecerá no Espaço Dom Pedro, Zoológico de São Paulo. A renda será revertida para a Iniciativa Nacional para Conservação da Anta Brasileira do IPÊ. Esta é uma maneira diferente de chamar atenção para a causa da conservação da Anta Brasileira, divulgando informações sobre a espécie, seu estado de conservação e problemáticas conservacionistas, bem como a urgência de sua proteção nos diferentes biomas brasileiros onde ela vive (curiosidade: ao contrário do que se diz, a anta é um animal bastante esperto e importante para a conservação das matas, pois é responsável por dispersar sementes pelas florestas, sendo conhecida por Jardineira da Floresta. Porém, está ameaçada de extinção em alguns biomas, devido à caça ilegal e a atropelamentos)



Adicionalmente à exposição das telas das antas, haverá a participação de diversos artistas que estão neste momento preparando obras de arte que também serão leiloadas (pinturas, esculturas, cartoons, poemas etc.), como Ângela Leite, Carla Caffe, Elise Smorczewski (EUA, www.strangeandendangered.com), Guto Lacaz, Guto Naveira, Luccas Longo e Ronald Rosa, além de repórteres fotográficos que doarão suas fotos.


A pesquisadora das antas, Patrícia Medici, também é um personagem bastante interessante. Vive nas matas, capturando antas (e fugindo de onças rss) e pelo mundo, divulgando a importância de se conservar a espécie. É pesquisadora do IPÊ, dedica-se ao estudo da Anta Brasileira há 15 anos, é doutora em Manejo de Biodiversidade pela Universidade de Kent na Inglaterra, é Presidente do Tapir Specialist Group - grupo afiliado à Comissão de Sobrevivência de Espécies (SSC - Species Survival Commission) da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN - International Union for Conservation of Nature) e composto por 150 profissionais que trabalham em prol da conservação das quatro espécies de antas. Além disso, conquistou vários prêmios internacionais, dentre eles o Harry Messel Award for Conservation Leadership, o Golden Ark Award, o Whitley Award e o DICE Research Prize.

SAIBA MAIS SOBRE A NATUREZA VISITE VERDE QUE TE QUERO VERDE





Postar um comentário