O primeiro voo noturno com energia solar !



Uma aeronave experimental movida a energia solar aterrissou na manhã de hoje (horário local) na Suíça, após completar um voo histórico de 26 horas. O avião Solar Impulse, pilotado por Andre Borschberg, fez um pouso tranquilo na base aérea de Payerne, no oeste suíço, três horas após o nascer do sol. "É a primeira vez na história que um avião solar voou durante a noite", disse o chefe da equipe, Bertrand Piccard.

A avançada aeronave decolou de Payerne na madrugada de ontem, na primeira tentativa de fazer um voo totalmente baseado em energia solar, mas enfrentando também as horas de escuridão, mantendo o avião no ar durante um dia e uma noite. O voo noturno foi possível graças à energia carregada nas baterias da aeronave, durante as 14 horas de voo diurno. O avião tem 12 mil células solares em suas asas, que são do tamanho das de um Airbus 340.


Piccard revelou hoje que a aeronave superou o período noturno com três horas de energia ainda disponível, uma margem bem maior que a estimada. Ele espera conseguir promover voos transatlânticos entre 2013 e 2014.


O primeiro protótipo, com a forma de uma libélula gigante, tem uma asa de 63 metros. As células solares e quase meia tonelada de baterias fornecem energia para quatro pequenos motores elétricos e garantem ao avião "a potência de uma scooter", como define a equipe envolvida. A aeronave pesa menos que um carro Sedan. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Natureza