Lagoa Rodrigo de Freitas no bom caminho


Depois de 2001 a CEDAE iniciou uma obra para a recuperação da lagoa,foi construido um anel coletor em volta da dela de onde o esgoto é recolhido e desviado para o emissario de Ipanema.
Após essa obra os frequentadores do local quase 120.000 pessoas,ja começaram a sentir a melhora no cheiro forte que exalava e na cõr d'agua mais limpida.

Mas nem tudo são flores,durante esses anos foi sendo sedimentado no leito da lagoa metais pesados e dejetos e materia organica em decomposição que quando vem a tona produzem ainda um mal cheiro e o consumo de oxigenio causando a mortalidade maciça de peixes.

Para a recuperação completa, os poderes públicos apostam em uma parceria com a EBX, o grupo do empresário Eike Batista. Adepto das corridas em seu entorno, dono de um restaurante no bairro e com uma vista ímpar da Lagoa Rodrigo de Freitas de sua casa, no alto do Jardim Botânico, Eike enfatiza que o gesto é altruísta. "O Rio me acolheu, tenho empreendimentos aqui. Quero contribuir com a cidade", diz ele, que é mineiro de Governador Valadares. O projeto Lagoa Limpa pôs à disposição da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) um catamarã para auxiliar na coleta de resíduos e algas da água – já aumentou a quantidade recolhida de 40 para 65 toneladas por mês. É uma pequena faceta de um projeto ambicioso, que tem três pontos fundamentais: a criação de um centro de controle operacional automatizado para fiscalizar a rede de esgoto, próximo à elevatória do Leblon; a dragagem, a partir do fim do mês, de 95 000 metros cúbicos de resíduos; e a modernização do canal do Jardim de Alah para promover uma troca mais eficaz entre o mar e a Lagoa. O orçamento é de 30 milhões de reais e a conclusão está prevista para setembro de 2010.

Isso prova que o homem ainda podera fazer muito pelo meio ambiente,só depende da vontade politica e de verbas para que isso aconteça

4 comentários:

Deusa disse...

Costumo caminhar ao redor da Lagoa e realmente é um lugar de uma energia incrível.

Quem tiver curiosidade va visitar o site

http://www.youtube.com/watch?v=7_aqhgiAQnQ

A mortandade de peixes a muito tempo não tenho visto. Uma renovação do mangue que circunda a Lagoa ja existe , protegendo a fauna e a flora do local.

Com essa nova parceria então vai ficar muito mais bonita .Adorei a novidade !!
beijos

Amiga do Cafa disse...

Obrigada pela sua visita !

BLOGZOOM disse...

Ainda bem que ele tem esta conscientização por onde mora e do que usufrui x poder ajudar. Em contra-partida e uma vergonha o estado da Baía de Guanabara.

Bjs

Anônimo disse...

Como disse o Zuenir Ventura, no jornal O Globo - O Eike Batista merece o prêmio Tom Jobim pois este sempre quis voltar a pescar na lagoa.

Mas ele é um excelente investidor e já já compra o Rio inteiro. Ele tem o Pink Fleet que realiza passeios pela baía de guanabara e comprou o Hotem Gloria, Tem o MDD.X na área de saúde...ichi! Tanta coisa que esse homem e sua empresa tem de patrimônio no Rio, que eu, no lugar dele, também investiria na melhora da qualidade de vida.

Boa semana! Beijus

Natureza