A seca de 2005 na Floresta Amazônica fez aumentar o CO2

A seca de 2005, que fez desaparecer rios inteiros na Amazônia, também matou milhões de árvores de sede, desencadeando uma liberação de bilhões de toneladas de gás carbônico para a atmosfera, segundo um estudo publicado nesta sexta-feira (6) na revista Science. Com isso, a floresta inverteu momentaneamente seu papel: em vez de absorver, passou a emitir dióxido de carbono (CO2), o principal gás envolvido no aquecimento global. Se secas como essa tornarem-se mais frequentes no futuro, a Amazônia poderá se transformar em uma fonte permanente de emissão, alertam os cientistas.

A seca de 2005 foi uma das mais intensas dos últimos cem anos na Amazônia, causada por um aquecimento das águas do Atlântico Norte. O estudo, que envolveu cientistas de 41 instituições em 15 países (incluindo vários brasileiros), é o primeiro a calcular o impacto da estiagem sobre o balanço de carbono da floresta, por meio de medições diretas no campo. Os pesquisadores mediram a variação no crescimento da vegetação e no número de árvores mortas em 55 pontos da Amazônia, comparado à média dos últimos 25 anos.

A pesquisa mostrou que, por causa da seca, mais árvores morreram e aquelas que ficaram vivas cresceram mais devagar. Ainda é possível que a floresta recupere esse carbono "perdido", se houver um acréscimo de biomassa nos próximos anos. Mas isso não altera a mensagem principal do estudo: de que condições de seca podem inverter o papel da floresta no balanço de carbono. Segundo os cientistas, 2005 foi uma amostra de como a Amazônia poderá se comportar num clima mais seco e quente no futuro.

4 comentários:

Anônimo disse...

Interessante! Mas triste!

MCardoso disse...

Mais um motivo para me fazer acreditar que temos que combater o aquecimento global num trabalho conjunto, atingindo várias partes ao mesmo tempo e não trabalhando isoladamente cada problema.

Abraço e parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

é ... eu to preparando uma rtigo.. e ele trabalha com os cenários do IPCC para uma certa região aqui no TO .. e é bem isto mesmo que mostra quanto a temperatura .. um clima mais seco e mais quente no futuro .. (2080 )

triste mesmo :(

abraços

Paisagismo digital disse...

Uma boa idéia
Pinte seu telhado de branco e reduza a temperatura do planeta
Autor: Anita Cid Data: 7/3/2009
Extraido da Revista eletrônica WWW.paisagismodigital.com.br
A ONG Green Building Council Brazil é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo incentivar a construção civil no país a adotar o conceito de “construção verde”. Construção verde é uma série de estratégias de utilização do solo, projeto arquitetônico e construção em si, que reduzem o impacto ambiental. Entre os benefícios deste tipo de construção estão o menor consumo de energia, proteção dos ecossistemas e mais saúde para os ocupantes.

A atual campanha da ONG intitulada “One Degree Less”, ou em português, um grau a menos, tem como base uma atitude simples e que todos podem fazer, basta pintar seus telhados de branco. Isto porque a cor branca reflete de 80 a 90% da luz solar incidente. Com as superfícies externas da casa pintadas de branco, menos calor penetra na casa e a temperatura interna pode variar até 5°C. A título de comparação, telhados pintados de vermelho ou marrom refletem de 20 a 35% e as cores laranja e cinza ficam na média dos 50 e 30% respectivamente. Vale lembrar que a tinta branca deve ser recomendada para áreas externas ou tinta naval.
De acordo com o site da ONG, 10 prédios da Califórnia e da Flórida pintaram seus telhados de branco e foram monitorados. O resultado foi surpreendente, os moradores fizeram uma economia anual entre 20 e 70% com as despesas relacionadas a refrigeramento. Para outras informações entre no site da ONG www.onedegreeless.org.
Pinte já seu telhado de branco e entre na luta contra o aquecimento global!
Cadastre-se gratuitamente em WWW.paisagismodigital.com.br

Natureza