O apagão do protesto


Milhares de pessoas em todo o mundo apagaram voluntariamente as luzes entre 20h30 e 21h30 de ontem (horário local) para protestar contra as mudanças climáticas e o aquecimento global. A manifestação, denominada Hora do Planeta (Earth Hour, na versão em inglês) e promovida pela ONG ambientalista WWF, começou em 2007, em Sydney, na Austrália. A repercussão foi tão grande que, no ano seguinte, outras cidades australianas e várias metrópoles espalhadas pelo mundo também quiseram participar. Neste ano, a campanha se espalhou por todo o mundo.
No Brasil, pontos turísticos como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e a Ponte Otávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada), em São Paulo, tiveram a iluminação apagada por uma hora. No total, 76 cidades brasileiras pretendiam participar do evento e mais de 700 empresas e 300 organizações manifestaram apoio.

O Big Ben, em Londres, a Torre Eiffel, em Paris, e o Empire State Building, em Nova York, entre outros, também ficaram sem luzes durante a campanha. A expectativa do WWF era de que 1 bilhão de pessoas em 88 países participassem do Hora do Planeta deste ano.

9 comentários:

Movimento Natureza disse...

Oi, vim te agradecer a adesao ao Projeto Movimento Natureza.

valeu.

Bom saber, pois já ouvi que no Espírito Santos a coisa nao foi assim, uma pena.

Adelino disse...

Chico, aqui no Rio de Janeiro, se não fosse pela coincidência de horários entre o jogo Fluminense x Botafogo e o evento, creio que a participação teria sido quase total. Mesmo assim foi um sucesso. Desnecessário dizer que participamos.
Um grande abraço.

Bia disse...

Eu participei e foi lindo ver a cidade se apagando aos poucos! Esses dias eu vi num site varias curiosidades sobre o aquecimento global, se voce quiser ver: http://www.natgeo.com.br/br/voce-sabia
Valeu!

chica disse...

Muito legal e fiquei emocionada ao assistir. E a sensação de que as pessoas estão empolgadas com a idéia é legal.Daí pra conscientização , o caminho é mais curto! um abraço,chica

Movimento Natureza disse...

Vim esclarecer um pouco sobre o projeto movimento e como ele funciona. Cada pessoa escolhe um dos passos para fazer no projeto.
Nao tem que fazer tudo nao e nem tem no dia 22 de abril escrever um texto enorme e nada copiado da internet.
O texto será produzido por você mesmo de acordo com a experiência que você tiver com a parte do projeto escolhida por você.

Se você plantar uma árvore, entao fotografe e no dia coloque no seu post. Se vc resolveu fazer algo com a sua turma, fotografe e diga o que vc fez.
Se foi na firma onde vc trabalha, mostre o que vc fez em prol da Natureza.

Nada de textos retirados da net.

O Projeto Movimento Natureza é movimento e para isso ele precisa de acao, ele precisa que você coloque a mao na massa.

Nao é blogagem coletiva, trata-se de um projeto a qual estaremos dando continuidade.

Obrigada pelo apoio e qualquer dúvida pode perguntar.

Um abraco Georgia

Laguardia disse...

Neste dia até a minha neta de 9 anos se envolveu, apagando todas as luzes de sua casa e das áreas comuns do prédio onde mora, por uma hora. Felizmente as crianças estão ficando mais conscientes do que os adultos pela necessidade de conservação da natureza.

Marcos Santos disse...

Sabe Chico,
Eu questiono esse tipo de manifestação da WWF. Acho que no fundo esses caras estão ganhando muito mais dinheiro do que a contrapartida ambientalista. É como se devessem uma satisfação aos seus mantenedores e de vez em quando inventassem esse tipo de movimento, muito mais próximo da elite que os financia, do que do grosso da população. Em meu blog, o Gato Escaldado fez uma reflexão sobre esse tipo de comportamento, onde as pessoas passaram a noite com a TV ou o PC ligados, para acompanhar a "apagação" de luzes pelo mundo.

Abraço

Francisco Coelho disse...

Caro amigo Marcos concordo em parte sobre o seu comentario sobre as ONGS,mas as campanhas acabam conscientizando as pessoas de que todos somos responsaveis pela saude do planeta,para exemplificar deixo abaixo um comentario feito na materia do apagao do protesto.


Neste dia até a minha neta de 9 anos se envolveu, apagando todas as luzes de sua casa e das áreas comuns do prédio onde mora, por uma hora. Felizmente as crianças estão ficando mais conscientes do que os adultos pela necessidade de conservação da natureza.


Abraços

Anônimo disse...

Só gente muito 'inocente' pra defender coisas como WWFs da vida.
Sabe ou não que querem só é meter a mão aqui como se donos fossem e explorar como bem entendem?Basta ver quem os finaciam.Uma segunda África a ser explorada.
Nunca acredito em quem tem como lema o faço o que digo e não o que faço.O dever do exemplo tem de vir de casa.Não é bem o que ele fazem.Até hoje nunca recuperaram nem um metro² de suas florestas originais;só dão desculpa furada de que lá,Europa,é terra esgotada ou quase.
Pois que desesgotem antes e dêem exemplos.Não têm MORAL pra dar pitacos aqui.
Só lambe as botas de WWFs e GreenPeace que ganha muito bem pra isso.Basta investigar.Todas,tooodas as ONGs "ambientalistas" são máquinas de fazer dinheiro; via de regra pros seus componentes que moram em cidades,em apartamentos...

Santa tontice,Batman!Acorda,Alice,antes que eles te ponham numa jaula como bicho "exoticus brasiliensis" e transformem o Brasil no parque temático do Admirável Mundo Novo,onde os entediados do mundo tech vão ver como são ou eram os selvagens,nós,e vejam como vivem num mundo tão 'superior' ao nosso.


¬¬eu

Natureza