Dez ações que você pode fazer para ajudar o meio ambiente


Esta postagem faz parte da blogagem coletiva do Ecological Day
promovido pelo blog
Caliandra do Cerrado

1)Preste atenção na maneira como você faz uso da água. As pequenas coisas podem fazer uma grande diferença. Toda vez que você fechar a torneira enquanto estiver escovando os dentes, estará fazendo algo bom. Tem um vaso sanitário com vazamento? Você pode estar desperdiçando 700 litros de água por dia. Tente beber água de torneira em vez de água engarrafada, assim, você não estará desperdiçando todas aquelas embalagens também. Lave suas roupas em água fria quando puder.

2) Deixe seu carro em casa. Se você conseguir ficar sem carro apenas duas vezes por semana, reduzirá as emissões de gases estufa em uma média de 720 Kg por ano. Aproveite as saídas para realização de pequenas tarefas como ir ao correio, a mercearia e ao sapateiro de uma única vez. Isso fará com que você economize gasolina e tempo. Você também pode aderir ao dia mundial sem carro, para mostrar a importância disso.

3) Vá caminhando ou vá de bicicleta até o trabalho, à escola e a qualquer lugar que puder. Você pode reduzir a emissão de gases estufa enquanto queima algumas calorias, além de melhorar sua saúde. Se você não consegue caminhar nem andar de bicicleta, use veículos de transporte de massa ou faça uma viagem em grupo,de carona sólidaria em um carro particular, para o local de trabalho ou estudo. Cada carro que não estiver nas ruas faz diferença.

4) Recicle. Você pode ajudar a reduzir a poluição simplesmente jogando aquela lata de refrigerante em uma lixeira diferente. Se você estiver tentando escolher entre dois produtos, opte por aquele com menos embalagem. Se um prédio de escritórios com 7.000 trabalhadores, reciclasse todos seus refugos de papel de escritório durante um ano, seria o equivalente a tirar quase 400 carros das ruas.

5) Adubo. Pense no quanto de lixo você faz em um ano. Reduzir a quantidade de dejetos sólidos que você produz em um ano significa ocupar menos espaço em áreas usadas como depósito de lixo, de modo que seu dinheiro gasto em impostos pode ser utilizado em alguma outra área. Além disso, a compostagem é um ótimo fertilizante natural. Compostagem

6) Troque suas lâmpadas. Lâmpadas compactas fluorescentes (CFLs) duram 10 vezes mais do que uma lâmpada padrão e utilizam pelo menos dois terços a menos de energia. Se você estiver fazendo compras de novos utensílios domésticos ou até mesmo aparelhos eletrônicos de uso doméstico, procure produtos que venham com o sêlo de consumo, os quais atenderam às diretrizes do Imetro em relação à eficácia em termos de energia.

7) Torne seu lar mais eficiente em termos de energia e economize dinheiro. Limpe seus filtros do ar condicionado, de modo que seu sistema não tenha de trabalhar em tempo adicional. Obtenha um termostato programável, de modo que você não esteja desperdiçando energia quando não estiver em casa. Quando for dormir, reduza a regulagem do termostato você não sentirá falta daqueles graus extras de calor ou de ar condicionado enquanto estiver dormindo.

8) Faça a manutenção de seu carro. Pneus vazios diminuem a economia de combustível em até 3% e levam a um aumento de poluição e maiores emissões de gases estufa. O fato de não estarem cheios também aumenta o desgaste do pneu, de modo que você economizará dinheiro a longo prazo se fizer a verificação da pressão do pneu. Você também pode optar pelo motor flex e usar o etanol ao invés da gasolina.

9) Dirija de modo mais inteligente. Diminua a velocidade dirigir a cerca de 90 km/h em vez de 110 km/h na rodovia proporciona uma economia de até 6 quilômetros a cada 3,5 litros.. Acelerar e freiar de forma muito abrupta pode, na verdade, reduzir sua economia de combustível; deste modo, pegue leve nos freios e no acelerador.

10) Desligue as luzes quando não estiver na sala e tire da tomada os fios dos utensílios domésticos aqueles que ficam com a luz do LED acesa quando não estiverem sendo utilizados. Leva apenas um segundo para ficar consciente em relação ao meio ambiente

6 comentários:

Anônimo disse...

Legal a sua participação. Afinal, o que esperar de blog ESPECIALIZADO....

Forte abraço

sonia a. mascaro disse...

Muito importantes estas dicas! Uma idéia é imprimir esta lista e colar num painel ou na porta da geladeira. Por falar nisso, verificar se a borracha da porta da geladeira está ok, para economizar energia. (Problema que tive aqui em casa recentemente)
Obrigada pela sua participação no Ecological Day.
Bjs.

cirandeira disse...

Muito boas as sugestões que você apresenta. É sempre bom lembrar...Vê-se que são pontos abordados por quem entende do assunto. Parabéns e grata pela visita no "cirandeira".Volte sempre, independente do "Dia da Ecologia"! Abraço

Elma Carneiro disse...

Chicoelho
Ótimas observações, para que possamos cuidar melhor do meio em que vivemos e respiramos.
Muitas dessas dicas ai eu já faço, mas não consigo economizar energia com a geladeira que tenho. está um pouco velha.

Obrigada pela sua valiosa participação. Sonia e eu agradecemos com um carinhoso abraço.

Cristiane Marino disse...

Nossa!

Seu post é muito importante. Eu coloquei algumas dicas relacionadas também. Acho super importante nos preocuparmos em falar de novo aquilo que ás vezes parece tão batido mas, é necessário estarmos sempre lembrando, vi várias coisas aqui que ainda não faço e fiquei envergonhada, é tempo de mudar!
abraços

BLOGZOOM disse...

Chico, desde criança sempre tive cuidados com respeito a natureza. Talvez por minha mãe ser européia, ou por eu ter morado lá um pouquinho. Não sei. Mas às vezes ainda faço umas bobagenzinhas. Eu tento dar bons exemplos para minha filha. Engraçado que as crianças estão bem conscientes, creio que as escolas tem cooperado bastante.
Bjs.

Natureza