Brasil tem mais de 600 espécies de animais ameaçadas de extinção

O Ministério do Meio Ambiente lançou dia 4 um livro com mais de 600 espécies de animais ameaçados de extinção.

A publicação, chamada de Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, foi elaborada em parceria com a Fundação Biodiversitas.

De acordo com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a primeira lista de animais em extinção, feita em 1989, continha 218 espécies ameaçadas, enquanto no livro lançado hoje estão contabilizadas 627 espécies.

A lista anterior, no entanto, não incluía os peixes, que fazem parte da relação atual.

"Temos que correr atrás do prejuízo criando novas unidades de conservação, defendendo o habitat dessas espécies, defendendo sua cadeia alimentar, fazendo mais pesquisa, em suma, combatendo a degradação desenfreada", afirmou o ministro.

Entre os biomas que têm o maior número de espécies ameaçadas estão em primeiro lugar a Mata Atlântica, seguida do errado e da zona costeira e marítima. Para reverter esse quadro o ministro afirmou que é necessário criar corredores de proteção, combatendo o tráfico e fazendo campanhas nas escolas.

Minc quer que cada unidade de conservação ambiental tenha um exemplar do livro vermelho e disse que vai conversar com o ministro da educação, Fernando Haddad, para que a publicação também seja distribuída nas escolas da rede pública

fonte:AgenciaBrasil

3 comentários:

sonia a. mascaro disse...

Nossa! Incrível como o número de espécies ameaçadas aumentou! De 218 para 627! Muito preocupante.

Moro numa região de cerrado e fiz um post sobre o Lobo-Guará, que encontrei na estrada, meio desarvorado, com jeito de perdido... O link está aqui se você quiser dar uma olhada:
Maned Wolf - Lobo-Guará.
Abraços.

PS: Não sei se você teve a oportunidade de ver as colagens que fiz com os meus amigos blogueiros, sua foto também faz parte do painel. Tendo tempo, link aqui: My Third Blog Anniversary.

sonia a. mascaro disse...

Ótima a notícia sobre o Lobo-Guará!
Fico contente de saber que ele não está na lista dos ameaçados!

Anônimo disse...

Chico Coelho e Sonia, estou lendo nos jornais de hoje que na Bahia os incêndios estão dizimando definitivamente muitas espécies de animais em extinção. Lamentável, mas parece ser este mesmo o destino da Humanidade. Depois começa tudo de novo.
Um grande abraço.

Natureza