Tecnologia verde pode gerar milhões de empregos

As tentativas mundiais de frear o aquecimento global estão surtindo efeito na geração de empregos. A constatação foi apresentada hoje (24) no relatório Empregos Verdes: Trabalho Decente em um Mundo Sustentável e com Baixas Emissões de Carbono, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
De acordo com o estudo, os chamados “empregos verdes” - aqueles relacionados às novas tecnologias ambientais - estão em praticamente todas as áreas que têm se adaptado às reduções da emissão de CO2, como a construção civil, de energias renováveis, na agricultura, na indústria e nos serviços.
Além dos empregos que já vêm sendo gerados, o relatório ressalta que dezenas de milhões de outros postos de trabalho podem surgir com o investimento em tecnologia ambiental.
Na área de energias renováveis, por exemplo, atualmente existem 2,3 milhões de empregos, mas a OIT espera que sejam 20 milhões até 2030. Na agricultura, 12 milhões de novos postos de trabalho podem surgir da produção de biomassa, e espera-se que o mercado global de serviços e produtos ecologicamente corretos suba dos atuais US$ 1,37 bilhão para US$ 2,74 bilhões até 2020.
No Brasil, a área mais promissora é a de reciclagem. Cerca de 500 mil trabalhadores já estão empregados no país reciclando ou reaproveitando materiais.
O relatório demonstra, no entanto, que não há garantias de que esses empregos surjam em “transações justas” e faz um apelo para que aja “diálogo social entre

governos e empresários para se criar trabalho decente, que diminua a pobreza e promova o desenvolvimento econômico e social”.

fonte:AgenciaBrasil

3 comentários:

Anônimo disse...

É um alento, Chico Coelho, pelo menos uma informação promissora.
Um grande abraço. Ótima semana.

Luma Rosa disse...

A indústria de reciclagem cresce no mundo todo por conta também do baixo custo para captação de material. O que eu gostaria mesmo é que o lixo fosse tratado e não enterrado. Daí sim eu diria que estamos caminhando para a renovação da natureza.
Foste citado lá no luz. Encontrei aqui um texto com referência a um da BrasilWiki, em que o 'reporter' se 'inspirou' descaradamente num texto do 'luz' sem colocar a fonte de pesquisa.
Boa semana! Beijus

Anônimo disse...

Chico,

recebeu meu e-mail?

Natureza