Aumentam o numero de árvores em extinção

O desmatamento, as queimadas e a favelização foram os principais motivos para o aumento de quatro vezes na quantidade de espécies de árvores ameaçadas de extinção no Brasil nos últimos 16 anos, a maior parte na Mata Atlântica, informou nesta sexta-feira o Ministério do Meio Ambiente.

Ao menos 472 espécies correm o risco de desaparecer dos biomas brasileiros nos próximos anos, sendo 276 delas encontradas principalmente na área que restou da Mata Atlântica, de acordo com a nova lista de espécies da flora nacional ameaçadas. A lista oficial anterior de árvores ameaçadas datava de 1992, com 108 espécies.

Para o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, relacionar todas essas árvores diminuiria a importância de preservar as espécies que já estão comprovadamente em risco, porém a lista ainda vai aumentar com o avanço das pesquisas.
Assim como já é feito sobre a Amazônia, a Mata Atlântica, o Pantanal, o Cerrado, a Caatinga e o Pampa também passarão a ser monitorados via satélite, o que permitirá um cenário mais amplo do desmatamento no país.

"O número verdadeiro das espécies ameaçadas seguramente é maior do que esse (472) e nós, governo e sociedade civil, temos que agir para que nossos filhos e netos não sejam obrigados a conhecer algumas essas espécies somente em jardins botânicos e museus", afirmou Minc a jornalistas durante a divulgação da nova lista, que inclui espécies de uso comercial como o palmito jussara, o jaborandi (medicinal) e o jacarandá (madeira).
"O verde da bandeira está sendo dizimado diariamente pela especulação, pela queimada e pela impunidade ambiental", acrescentou o ministro.

Lista de Àrvores em extinção click aqui

4 comentários:

Eliana Gerânio Honório. disse...

Querido,
um beijão!

Eliana

Anônimo disse...

Chico, as coisas andam feias para o lado dos cerrados. As aves de lá estão sendo extintas numa rapidez assustadora, segundo a seção de Ciência do jornal O GLOBO.
Abraços.

sonia a. mascaro disse...

Quando li o texto pensei logo nas árvores do cerrado, assim como disse o Adelino. Acho linda a paisagem e a vegetação do cerrado.

E o Lobo-Guará está morrendo porque a Lobeira, da qual ele se alimenta para impedir doença renal está acabando... assim, ele também vai morrer ou doente ou atropelado nas estradas.
Abraços.

dacir tavares de oliveira disse...

em quanto nao tiver pena dura para quem faz queimada perder a proprieda,ou 20 anos de cadeia para que poe fogo falta de responsabilidade, os animais as arvores nao tem defezas cadeia nesses assasinos

Natureza