Previsão de inverno mais seco para este ano

Os institutos de meteorologia estão prevendo um inverno mais seco este ano. A média da umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 20% nos próximos meses.

Quando o índice da umidade do ar fica em até 12%, é considerado estado de alerta. Abaixo disso, surge uma situação de emergência. A situação piora com a poluição dos carros e as queimadas. “Nesta época do ano, como as partículas do ar ficam mais em suspensão, toda a fuligem é inalada, o que gera problemas de saúde“, explica o meteorologista Renato Zorzenon dos Santos.

De acordo com o Otávio Okano, diretor de controle de poluição ambiental da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) na região de Ribeirão Preto, existe uma resolução para regular as queimadas da cana. “Se o índice de umidade relativa do ar ficar abaixo de 30%, a queima será permita somente das 20h às 6h. Já se for inferior a 20%, a queima é suspensa“, disse. A medida vale até o dia 30 de novembro.

A falta de chuva nessa época do ano é um dos principais motivos apontados pelos especialistas para os baixos índices de umidade. Nos meses de junho, julho e agosto, a média é de 20 milímetros, o que significa uma queda de 92,5% em comparação aos outros períodos.

2 comentários:

Sonia Regly disse...

já dei seu endereço para minha filha te linkar.Vou te colocar como fã e nos favoritos do Blogsblos.BJS.

Francisco Coelho disse...

Sonia
Obrigado pelas gentilezas.
Bjs

Natureza