Primeiro avião movido a hidrogênio é testado com êxito pela Boeing


A Boeing testou na pista de Ocãna, sul de Madrid, seu primeiro avião cuja energia é gerada por uma bateria de hidrogênio, que é considerada mais ecológica, já que libera apenas vapor e água. Este protótipo pode dar início a uma geração de “aviões verdes”, segundo a empresa.


A aeronave é acionada por uma bateria híbrida de hidrogênio e gasolina, sendo que esta última substância foi necessária para ajudar na decolagem. A partir daí, o resto do vôo foi feito a partir da energia gerada pela célula de hidrogênio, que em combinação com o oxigênio, acionava um motor elétrico acoplado a hélice principal. O detalhe é que os testes envolveram um avião tripulado com um piloto.
A célula híbrida foi desenvolvida pela empresa britânica Intelligent Energy e garante até 45 minutos de autonomia de vôo ao pequeno avião testado pela Boeing. No entanto, a companhia não acredita que o hidrogênio possa ser usado como fonte principal de energia para suas aeronaves, mas, seria uma boa opção como fonte auxiliar.


Fonte : MSN

2 comentários:

Adri disse...

Nossa, nao sabia disso não, muito interessante, tudo que possa ajudar a polir menos é de grande valia... ;) Bju

Francisco Coelho disse...

Drika

É verdade tudo que venha para diminuir a poluiçõa sera sempre bem vinda.


Bjss

Natureza