Seguidores

20 de fev de 2008

Meio ambiente sofre ameaças variadas e crescentes

Aumento do número de furacões, derretimento acelerado das geleiras, redução da biodiversidade e acidificação dos oceanos são algumas das variadas e crescentes ameaças ao meio ambiente, advertiu a ONU em um relatório divulgado hoje em Mônaco.

"As mudanças climáticas se produzem mais rápido e com maior força que o previsto", afirmou Marion Cheatle, uma cientista do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que redigiu o informe.

Ministros, especialistas, cientistas e personalidades econômicas, estão reunidos em Mônaco até sexta-feira, como parte de uma sessão extraordinária do PNUMA, dedicada ao financiamento do "desafio climático".

Em meio a um quadro sombrio, técnicos da ONU mencionam alguns "sinais alentadores" como o aumento dos investimentos orientados para o desenvolvimento sustentável.

"Centenas de milhares de milhões de dólares foram investidos em tecnologias energéticas limpas e renováveis, e trilhões de dólares estão à espera de serem aplicados", disse Achim Steiner, diretor executivo do PNUMA.
Postar um comentário