Seguidores

11 de fev de 2008

Maioria dos japoneses aprova a pesca e o consumo de baleias


Sessenta e cinco por cento dos japoneses apóiam a pesca de baleias com objetivos "científicos", e 56% se declaram dispostos a comê-las, apesar das críticas à campanha de caça lançada pelo Japão na Antártica, segundo uma pesquisa publicada nesta sexta-feira pelo jornal Asahi.
Segundo a pesquisa, quase dois terços de japoneses (65%) aprovam que seu país prossiga com suas operações baleeiras "científicas" e 21% são contra.
O carácter "científico" da pesca é o argumento das autoridades japonesas para justificar a prática da pesca, que burla a moratória internacional imposta à pesca comercial desde 1986.
Além disso, 56% dos japoneses interrogados se disseram dispostos a comer carne de baleia, contra 26%.
Em sua maioria, os homens de idade são os que mais aprovam a pesca do mamífero e seu consumo, enquanto que as mulheres mais jovens são as que mais se opõem a isso.
A pesquisa foi realizada antes da difusão, por parte do governo australiano, de imagens onde se vê como uma baleia e seu filhote são mortos por pescadores japoneses no Antártico, onde a frota japonesa lançou há algumas semanas uma campanha para matar mil cetáceos antes de abril.
Postar um comentário