Seguidores

8 de jan de 2008

Conserve a sua praia limpa



O verão oferece um convite para todos que gostam de um bom banho de mar. Quem vai a praia gosta de encontrá-la limpa. No entanto, os banhistas sabem que nem sempre isso acontece. Sempre tem aquele que deixa um palito de picolé, um pacote de biscoito ou um canudinho de plástico jogado na areia. E com o objetivo de conscientizar essas pessoas que insistem em deixar a praia suja, a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória lança no próximo sábado (05) o projeto Ecopontos.

Agentes ambientais da prefeitura vão circular pelas praias da Curva da Jurema, Ilha do Boi e Camburi, distribuindo sacolinhas plásticas para os lixos serem depositados. Além disso, representantes da Gerência de Controle e Monitoramento da secretaria estarão passando informações e tirando dúvidas dos banhistas sobre balneabilidade.

O sub-secretário de Meio Ambiente de Vitória, José Luiz Matosinho, declarou que a população é a grande ajudante da prefeitura nesse trabalho de manter a praia limpa. Segundo ele, ainda falta uma conscientização e uma boa vontade dos banhistas em se esforçar a manter o ambiente limpo, sem lixos.

“A falta de conscientização pela preservação do meio ambiente não fica apenas com os banhistas mas para a comunidade em geral. Fica difícil por mais que a gente trabalhe com os garis fazendo a limpeza, se a população não colaborar fica muito difícil de realizar o trabalho. A nossa meta é conscientizar o banhista de que a praia tem que ser um lugar limpo”, explica Matosinhos.

O enfermeiro Orlando Rodrigues Neto apóia a iniciativa. Ele, que freqüenta semanalmente a Curva da Jurema com os dois filhos, afirma que não tem um dia em que encontra a praia limpa. Orlando falou que sempre leva uma sacolinha para a praia.

“Infelizmente o que eu vejo é que não são os banhistas de fora que sujam as praias. São os de casa mesmo, que moram por aqui e freqüentam. Sempre ensino os meus filhos sobre as conseqüências de poluir o meio ambiente. Por isso, quando vamos na praia sempre levamos uma sacolinha para depositar os lixos”, afirma o enfermeiro.

Bom senso

‘Os garis sempre estão limpando e as lixeiras praticamente ficam do nosso lado, resta apenas o bom senso da população’, essa foi a declaração da professora Shirley Rosa Amorim que se diz revoltada com os lixos que encontra todas as manhã quando chega a praia da Curva da Jurema.

“Eu não trago sacola para a praia. É um absurdo, há várias lixeiras aqui, todas de cor laranja e com saco plástico chamando a atenção de qualquer um. Basta a pessoa sair do lugar dar alguns passos e jogar o lixo no lugar certo”, declara a professora.

O projeto Ecoponto faz parte da campanha Praia Limpa e acontecerá todos os finais de semana de janeiro e julho.

fonte: Gazetaonline
Postar um comentário