Conserve a sua praia limpa



O verão oferece um convite para todos que gostam de um bom banho de mar. Quem vai a praia gosta de encontrá-la limpa. No entanto, os banhistas sabem que nem sempre isso acontece. Sempre tem aquele que deixa um palito de picolé, um pacote de biscoito ou um canudinho de plástico jogado na areia. E com o objetivo de conscientizar essas pessoas que insistem em deixar a praia suja, a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória lança no próximo sábado (05) o projeto Ecopontos.

Agentes ambientais da prefeitura vão circular pelas praias da Curva da Jurema, Ilha do Boi e Camburi, distribuindo sacolinhas plásticas para os lixos serem depositados. Além disso, representantes da Gerência de Controle e Monitoramento da secretaria estarão passando informações e tirando dúvidas dos banhistas sobre balneabilidade.

O sub-secretário de Meio Ambiente de Vitória, José Luiz Matosinho, declarou que a população é a grande ajudante da prefeitura nesse trabalho de manter a praia limpa. Segundo ele, ainda falta uma conscientização e uma boa vontade dos banhistas em se esforçar a manter o ambiente limpo, sem lixos.

“A falta de conscientização pela preservação do meio ambiente não fica apenas com os banhistas mas para a comunidade em geral. Fica difícil por mais que a gente trabalhe com os garis fazendo a limpeza, se a população não colaborar fica muito difícil de realizar o trabalho. A nossa meta é conscientizar o banhista de que a praia tem que ser um lugar limpo”, explica Matosinhos.

O enfermeiro Orlando Rodrigues Neto apóia a iniciativa. Ele, que freqüenta semanalmente a Curva da Jurema com os dois filhos, afirma que não tem um dia em que encontra a praia limpa. Orlando falou que sempre leva uma sacolinha para a praia.

“Infelizmente o que eu vejo é que não são os banhistas de fora que sujam as praias. São os de casa mesmo, que moram por aqui e freqüentam. Sempre ensino os meus filhos sobre as conseqüências de poluir o meio ambiente. Por isso, quando vamos na praia sempre levamos uma sacolinha para depositar os lixos”, afirma o enfermeiro.

Bom senso

‘Os garis sempre estão limpando e as lixeiras praticamente ficam do nosso lado, resta apenas o bom senso da população’, essa foi a declaração da professora Shirley Rosa Amorim que se diz revoltada com os lixos que encontra todas as manhã quando chega a praia da Curva da Jurema.

“Eu não trago sacola para a praia. É um absurdo, há várias lixeiras aqui, todas de cor laranja e com saco plástico chamando a atenção de qualquer um. Basta a pessoa sair do lugar dar alguns passos e jogar o lixo no lugar certo”, declara a professora.

O projeto Ecoponto faz parte da campanha Praia Limpa e acontecerá todos os finais de semana de janeiro e julho.

fonte: Gazetaonline

4 comentários:

Luma Rosa disse...

Moro em cidade praiana com sol e praia cheia praticamente o ano todo. Quando vemos algum banhista desavisado notamos logo que é a primeira vez na cidade. A prefeitura aqui faz um trabalho muito bom também!
Beijus

Anônimo disse...

Voltando da MERECIDAS férias à TODA!

Parabéns!

Forte abraço.

PS- O Drops foi INTERDITADO. Vc acredita???????

Francisco Coelho disse...

Oi Luma
Feliz 2008 para vc,e isso ai só com campanhas educativas vamos melhorar a limpesa ddas praias.
Abç

FranciscoBarreto disse...

Aqui na Madeira (arquipélago de Portugal), talvez pelo facto do turismo ser o suporte básico da nossa economia, temos já ecopontos em todas as praias. Portanto, só suja quem quer. Não custa nada levantar do calhau (sim, porque aqui só temos duas praias de areia e uma até é artificial, vinda de Marrocos).
Eu particularmente defendo mão-pesada neste aspecto: sujou, multou!

Natureza