Seguidores

17 de dez de 2007

Veja o que você pode fazer para diminuir o aquecimento global

Você não entende muito bem o que acontece nas negociações climáticas de Bali, mas de qualquer jeito quer fazer a sua parte para evitar uma crise no clima global? Leia abaixo sobre 10 medidas para cortar suas próprias emissões de carbono, em casa e no trabalho.

Troque as lâmpadas. Use lâmpadas fluorescentes em vez de incandescentes e economize entre 60 e 80 por cento de eletricidade. Essa pequena medida evita o lançamento de 68 kg de dióxido de carbono (CO2) por ano.

Desligue o computador à noite. A "cultura do standby", de deixar aparelhos como TVs, DVDs e equipamentos de som ligados quando não estão em uso, contribui com 1 milhão de toneladas de gases-estufa por ano só na Grã-Bretanha.

Calcule suas emissões de carbono. Pegue 10 minutos da próxima vez que estiver online e procure "calculadora de carbono" no Google, e some o quanto de carbono emite. Isso lhe dará uma idéia de onde fazer cortes -- em casa, com as férias?

Coma produtos locais. A agricultura é responsável por cerca de um quinto das emissões de gases-estufa do mundo. A escolha de produtos locais e da estação evita emissões de dióxido de carbono no transporte dos alimentos pelo mundo.

Reduza seu consumo de carne vermelha. Estudos indicam que a produção de cada quilo de carne vermelha emite gases-estufa equivalentes a 36,4 kg de dióxido de carbono, devido principalmente às emissões de gás metano pelo gado.

Nos países frios, diminuir a potência do sistema de calefação.

Diminua a potência do ar-condicionado e limpe o aparelho, substituindo os filtros sujos. A limpeza dos filtros economiza dinheiro e a emissão de até 160 kg de dióxido de carbono ao ano.

Dirija menos, voe menos. As previsões são de que as emissões de aeronaves respondam por 5 por cento das emissões globais até 2050. Pegue e dê carona, caminhe, vá de bicicleta ou use o transporte público sempre que puder.

Plante uma árvore. Uma árvore madura absorve centenas de quilos de CO2 ao ano, e o absorve por tempo indefinido nas fibras da madeira. Use uma espécie nativa que promova a biodiversidade.
Postar um comentário