O Sistema de Tratamento de Esgoto da Sabesp é dimensionado e possui toda a infra-estrutura necessária para o tratamento adequado do esgoto coletado que, em seguida, tem a devida e correta destinação ou seja o retorno aos rios de uma água livre de qualquer carga poluidora ou sub produtos como a água de reúso e o biossólido.
Porém, é recomendado que o óleo doméstico não seja jogado nos ralos e vasos sanitários dos imóveis, pois, ainda que nas Estações de Tratamento ele seja tratado sem problemas, o acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta.
Portanto, a Sabesp recomenda a instalação de Caixas Retentoras de Gordura nas residências e nos estabelecimentos comerciais como restaurantes, lanchonetes, padarias, entre outros.

A solução é a reciclagem

Evitar o lançamento de óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma atitude saudável, que demonstra cidadania e deve ser incentivada.

Em todo o Estado foi constatada a crescente preocupação em adotar ações para reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos gerados pelo óleo resultante da fritura. Tanto, que em 21 de setembro de 2005, o então governador, Geraldo Alckmin, assinou a Lei n° 12.047, que institui o Programa Estadual de Tratamento e Reciclagem de Óleos e Gorduras de Origem Vegetal ou Animal e Uso Culinário.

Segundo a Secretaria de Serviços do município de São Paulo, responsável pela coleta de lixo na cidade, já existe um estudo em curso para disponibilização de áreas destinadas a reciclar o óleo doméstico.

Com isso, tem se verificado também, o aumento do número de entidades e associações interessadas na reciclagem desse tipo de material, que estabelecem, inclusive, alguns pontos de entrega voluntária dos resíduos.


Um exemplo que vem dando certo na região do Grande ABC é o da
ONG Ação Triângulo, que há três anos, desenvolve um trabalho de recolher o óleo doméstico nas residências, empresas e condomínios da região, para fazer sabão.

Normalmente, o óleo utilizado na cozinha de casas e restaurantes, depois de frio, é guardado em recipientes adequados que, depois, podem ser doadas para essas entidades. Estima-se que uma família gere em torno de 1,5 litro de óleo de cozinha por mês.

fonte : SABESP

6 comentários:

Anônimo disse...

Excenlente blog!
Já está entre os meus favoritos!
Parabéns!

Anônimo disse...

Bom domingo, caro Chico!

Abçs

Francisco Coelho disse...

Ola Principe um bom domingo para vc tb!
Abç

Francisco Coelho disse...

Ola RU!

Obrigado pela visita e pelo comntariao tb,seu blog ja é um dos meus favoritos tambem.

Abç

Anônimo disse...

Chico! A sua iniciativa no blog é fabulosa! Eu adoro essas causas.. defender a natureza é comigo mesmo. Tenho até um selinho do "plante uma árvore" hehhehehe

Estou te linkando no OtherSide!!
E deixei um comentário pra você no post dos Relatos da Vida Real!

Obrigada pelos elogios!!

Um bom domingo!

Francisco Coelho disse...

Oi RU!
Para quem ama a natureza como você,e conta lindas historias e com prazer que estou colocando seu blog no meu roll.

Abç

Natureza