Nasa divulga novo mapa da Antártida montado com imagens de satélites


Nasa divulgou hoje um mapa completamente novo da Antártida, composto por imagens capturadas de satélites e que fornece novos instrumentos para a pesquisa do continente gelado.
A chamada Imagem da Antártida por Mosaicos de Landsat é resultado de uma cooperação da Nasa com o Serviço Geológico e a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, assim como o Serviço Antártico do Reino Unido.
O mapa oferece uma visão realista, quase sem nuvens, do continente com uma resolução dez vezes maior do que a conseguida até agora, em imagens capturadas pelo satélite Landsat 7 da Nasa.
A tecnologia permitiu que se vejam formações do tamanho de meia quadra de basquete e por isso o mosaico oferece as vistas de mais alta resolução da orografia antártica.
"Este mosaico de imagens abre uma janela sobre a Antártida que antes não tínhamos", disse Robert Bindschadler, cientista chefe do Laboratório de Ciências de Hidrosfera e Biosfera no Centro Goddard de Vôo Espacial em Greenbelt, Maryland.
"Além disso, abrirá uma janela para a pesquisa científica e permitirá que o público conheça muito melhor a Antártida e a forma como os cientistas usam as imagens para sua pesquisa", apontou.
"Esta inovação é como se alguém olhasse as imagens em cor real em uma televisão de alta definição, comparado com as imagens em um velho televisor em preto e branco", acrescentou Bidnschadler.
Para a construção do novo mapa antártico, os pesquisadores combinaram mais de mil imagens capturadas durante três anos em observações do satélite Landsat.

fonte:yahoo

Nenhum comentário:

Natureza