Lagoa de Araruama ambientalistas e pescadores constatam melhoria na água



Oito anos depois de ter ficado com as águas opacas devido ao efeito da poluição por esgotos, a Lagoa de Araruama, a maior lagoa hipersalina do mundo, voltou a ficar com as águas cristalinas. O fenômeno foi observado na terça-feria por pescadores e confirmado na manhã desta quarta-feira pelo presidente da ONG Viva Lagoa, Arnaldo Villa Nova, que comandou a luta pela recuperação da lagoa.
Segundo o ambientalista, é possível ver o fundo da lagoa a um metro de profundidade. Pescadores disseram que isso é possível a até dois metros de profundidade. A mudança também está sendo comemorada por moradores e pescadores de Iguaba Grande:
- Desde 1999, quando a lagoa foi tomada por algas produzidas pela poluição, que não se via o fundo da lagoa. Hoje é possível ver o fundo, através da água cristalina, e até siris e peixes que há anos não se via na lagoa. Tomara que este fenômeno não seja passageiro - comemorou o ambientalista.
A renovação da água está sendo possível graças às obras de retirada de um aterro que atrofiava a passagem de água pelo Canal Itajuru, que liga o mar à Lagoa de Araruama. O aterro foi retirado depois que a Serla construiu uma nova ponte de 300 metros sobre o canal, aumentando o vazão de 30 para 300 metros. As obras ainda não foram concluídas, mas o que já foi feito permitiu o aumento da renovação da água da lagoa.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não adianta nada retirar o aterro se não pararem de jogar esgoto na lagoa. A água fica clara porém cheia de coliformes fecais e o pior é que vai levando o rastro de esgoto de Araruama, Iguaba e São Pedro para Cabo Frio. O que o governo e as prefeituras têm que fazer é um rastreamento de todos os despejos de esgoto e tapar tudo; acabar com esta malfadada prática de jogar esgoto em lagoas e mares. O esgoto tem que ser levado para estações de tratamento e jogado em aterros. Também deve manter uma fiscalização submarina DIÁRIA para detectar novos despejos clandestinos e PRENDER os que fizerem isso. Assim todas as praias, rios e lagoas seriam totalmente limpos e apropriados para banho e pesca. Tenho certeza que se o governo quisesse tomar estas medidas enérgicas e fincasse pé firme nisto a maioria da população daria apoio. Mas parece que infelizmente não há vontade política para fazer isto. Afinal, é mais fácil "renovar" a água da lagoa misturando-a com a água do mar de Cabo Frio e enganar os trouxas que pensam que a água está limpa mas na verdade ainda está cheia de esgoto.

Francisco Coelho disse...

Realmente fiquei fiquei desiludido com o que vc acaba de comentar,quando li a noticia que estava limpado a lagoa ate achei que estavam fazendo algo com seriedade mas pelo jeito tudo continua como antes no quartel de abrantes.

Abç.

Carlos Rosa Fotografia disse...

Ja estamos em 2009 e é imperioso que vocês atualizem as informações aqui contidas. Os governantes dos municipios que margeiam a Lagoa de Araruama continuam a polui-la com detritos e resíduos, esgoto "in natura". CRIME AMBIENTAL!!!!! Desvalorização a olhos vistos do patrimônio ambiental e privado daqueles que la estão a décadas.
Fazem isto por que têm a certeza da impunidade. Atualizem as noticias, fotografem a cor da água e as margens da lagoa com centenas de milhares de peixes mortos. A LAGOA DE ARARUAMA PEDE SOCORRO!!!!!

Natureza