Seguidores

3 de dez de 2007

Começa em Bali conferência internacional sobre mudanças climáticas



Conferência em Bali será para negociar redução de emissões, diz coordenador do geral de Mudança Global do Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), José Miguez, disse hoje (22) que a Conferência das Partes da Convenção do Clima na Ilha de Bali, na Indonésia, não vai discutir novas metas de redução de emissões de gás carbônico na atmosfera.

Na opinião do especialista, o encontro será de negociação, para elaborar um cronograma de ações com os países desenvolvidos, inclusive os que não assinaram o Protocolo de Quioto.

"Há países que se opõem a um segundo período de compromisso [imposto pelo Protocolo de Quioto para depois de 2012], como Estados Unidos, Canadá e Japão. E quando não há essa condição de consenso, cria-se um processo de negociação ", explicou José Miguez.

Para o coordenador, a expectativa é a de que o cronograma a ser criado na conferência coloque os próximos dois anos como período para discussões: "Provavelmente será definido que até 2009 termina esse processo de negociação do que vai ser feito no segundo período de compromisso." Ele também avalia que se isso se confirmar, a conferência será um "sucesso".

O coordenador embarcará amanhã (23) para a Ilha de Bali, onde participará do encontro do Conselho Executivo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), reunião que antecede a Conferência, prevista para começar no dia 3 de dezembro.

fonte: AB
Postar um comentário