Seguidores

3 de dez de 2007

Brasil fica em último em ranking de TI verde

Estudo realizado pela Symantec sobre investimentos em TI verde em data centers colocou o Brasil em último lugar entre 14 países analisados.

Para fazer a pesquisa, a Symantec ouviu 800 gerentes de data centers pelo mundo e avaliou qual o percentual das empresas está investindo em TI verde.

Para ser considerada uma empresa que se preocupa com o meio-ambiente era necessário a companhia ter, ao menos, alguma medida de preservação ambiental em fase de teste.

No Brasil, 36,5% dos data centers ouvidos tinham alguma iniciativa em curso, índice mais baixo entre os 14 países medidos pelo estudo. Em penúltimo lugar ficou a Itália, com 41,5% de empresas com alguma iniciativa em curso.

Mesmo em países desenvolvidos como Austrália, Estados Unidos, França e Japão o índice de empresas que investem em TI verde ficou abaixo dos 50%.

Acima de 50%, ficaram China (73%), Coréia do Sul (66%), Índia (63%), Canadá (62,5%), Cingapura (61,7%), México (56,3%) Alemanha (54,7%) e Reino Unido (50%).

Segundo a análise da Symantec a má colocação do Brasil no ranking deve-se ao fato das empresas brasileiras viverem às voltas com preocupações de infra-estrutura. As companhias nacionais focariam esforços em garantir que não falte energia ou refrigeração no futuro, o que as fariam perder oportunidades de crescer.

Assim, os investimentos em TI verde ficariam limitados a um terço das empresas, que já possuem infra-estrutura sólida.

Apesar de muitas empresas não investirem ainda em TI verde, o tema é considerado relevante para mais da metade das companhias ouvidas no mundo, diz a pesquisa.

A Symantec divulgou, ainda, que entre as medidas mais populares para poupar energia está o uso intensivo de servidores rodando aplicativos de máquina virtual.

O recurso permite que um mesmo servidor rode aplicações para diferentes tecnologias, diminuindo o número total de servidores ligados, o que eleva a eficiência no consumo de energia.

fonte: info Felipe Zmoginski
Postar um comentário