Amazônia deve crescer sem depredar natureza

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

O ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, defendeu ontem que se encontre ?um modelo de desenvolvimento na Amazônia que nos permita crescer sem depredar a natureza?. Mas avisou que, ?se o Brasil tiver de escolher entre ambientalismo e desenvolvimento, escolherá desenvolvimento, e qualquer País faria essa escolha?. O ministro classificou a Amazônia como ?um grande e privilegiado laboratório para esse experimento nacional?.

Mangabeira falou sobre sua idéia de futuro da Amazônia no programa semanal de rádio Bom Dia, Ministro. ?Há duas idéias inaceitáveis a respeito do futuro da Amazônia que predominam no País hoje: uma delas é que a Amazônia deve virar um parque para benefício e deleite da humanidade, e outra que deve ser aberta às forças inexoráveis de uma produção predatória e ser desmatada para dar lugar à soja e à pecuária?, disse.

?Precisamos de um grande projeto de zoneamento econômico e ecológico que tenha como pressuposto a construção de estratégias econômicas distintas para diferentes partes da Amazônia?, declarou o ministro, afirmando que é preciso ?ter uma estratégia para a Amazônia já desmatada e outra para a que não foi desmatada?. Para o ministro, é preciso ?organizar o manejo controlável e sustentável que assegure que a floresta em pé vale (sic) mais do que a floresta derrubada?.

Depois de lembrar que a Amazônia representa um terço do território brasileiro, ele disse que ?há um descompasso perigoso entre o fervor do ambientalismo e o relativo centrismo das idéias econômicas?. Foi a primeira participação do ministro no programa, onde foi entrevistado por jornalistas de todo o País. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

fonte:A Tarde

Nenhum comentário:

Natureza